Dislexia e leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Filho, António Gomes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6893
Resumo: A presente pesquisa, nasceu da necessidade de aprofundamento no estudo da dislexia, visando respostas, para a questão dos reflexos do transtorno da dislexia no sujeito disléxico, buscou informações que pudessem explicar o quanto o sujeito disléxico, é afetado em sua autoestima, em razão dos reflexos de sua dificuldade na aprendizagem da leitura da língua escrita. O objetivo principal foi compreender as dificuldades de leitura do disléxico e sua influência na formação de sua autoestima e consequente reflexo no seu desempenho escolar. Foi investigado, o disléxico no seu convívio escolar com professores e colegas de classe, bem como o seu convívio familiar, com os pais e irmãos. O estudo das relações escolares e familiares serviram de base para explicar os efeitos de suas experiências na sua auto avaliação. A pesquisa está classificada quanto aos seus objetivos como uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativa, e quanto aos seus procedimentos metodológicos, como uma pesquisa bibliográfica apoiada por um estudo de campo. A pesquisa bibliográfica, se constituiu por uma seleção dos principais teóricos que estudam temas relevantes com o teor da pesquisa como: Shaywitz, (2006), Capellini; Conrado; Capano (2012) Capovilla & Capovilla, (2000), Silva (2012), Sousa, (2000, 2010), Valett (1989). O estudo de campo envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos de pesquisa, constituídos por três profissionais especialistas que lidam com sujeitos disléxicos, um pai de criança disléxica e dois sujeitos disléxicos. O resultado da pesquisa mostrou que a dislexia causa obstáculos na decodificação fonológica para o sujeito disléxico, que sem apoio escolar e familiar não terá condições de superar esses obstáculos, desenvolvendo uma percepção negativa de seu potencial de aprendizagem, levando-o, a formação de uma baixa estima que potencializa as suas dificuldades de aprendizagem de leitura da língua escrita.
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