A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Jonei Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.23004
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e compreender processos de recontextualização pedagógica de materiais curriculares educativos, em sala de aula, mobilizados por professores de Matemática moçambicanos, após terem participado de um programa de formação continuada. Trata-se de professores que ensinam no nível secundário do primeiro ciclo (8.ª, 9.ª e 10.ª classes). Para a coleta de dados, utilizámos a observação de aulas e entrevistas. A análise de dados baseou-se no conceito de recontextualização, da teoria de Basil Bernstein. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores executaram uma prática pedagógica que se traduziu em uma recontextualização de alguns dos princípios subjacentes ao material que implementaram, em termos dos conteúdos e do sequenciamento das tarefas matemáticas contidas no material. Nossa análise permitiu concluir que essa recontextualização foi, simultaneamente, consequência da interlocução de princípios pedagógicos de diferentes campos de recontextualização, por exemplo, dos delineadores de materiais curriculares educativos e do programa de formação continuada ,e da identificação dos professores com princípios pedagógicos rotineiros que já vinham guiando o seu trabalho docente.
id RCAP_3c80fdd77307a684d608973794fcbe04
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanosA recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanosArtigosEsta pesquisa teve o objetivo de identificar e compreender processos de recontextualização pedagógica de materiais curriculares educativos, em sala de aula, mobilizados por professores de Matemática moçambicanos, após terem participado de um programa de formação continuada. Trata-se de professores que ensinam no nível secundário do primeiro ciclo (8.ª, 9.ª e 10.ª classes). Para a coleta de dados, utilizámos a observação de aulas e entrevistas. A análise de dados baseou-se no conceito de recontextualização, da teoria de Basil Bernstein. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores executaram uma prática pedagógica que se traduziu em uma recontextualização de alguns dos princípios subjacentes ao material que implementaram, em termos dos conteúdos e do sequenciamento das tarefas matemáticas contidas no material. Nossa análise permitiu concluir que essa recontextualização foi, simultaneamente, consequência da interlocução de princípios pedagógicos de diferentes campos de recontextualização, por exemplo, dos delineadores de materiais curriculares educativos e do programa de formação continuada ,e da identificação dos professores com princípios pedagógicos rotineiros que já vinham guiando o seu trabalho docente.This research aimed to identify and understand processes of pedagogical recontextualization of educative curriculum materials by mathematics secondary teachers who participated in a continuous teacher education program. Observation of lessons and interviews were used to collect data. Data analysis was based on the concept of recontextualization, from Basil Bernstein's theory. The results of the research show that the teachers implemented a pedagogical practice that resulted in a recontextualization of some of the principles underlying the material they implemented, in terms of the contents of the tasks and their sequencing. Our analysis suggests that this recontextualization was simultaneously a consequence of the interlocution of pedagogical principles of different recontextualization fields (for example, the designers of the educative curriculum materials and the continuous training program) and the identification of the teachers with routine pedagogical principles that had already been guiding their teaching work.APM - Associação de Professores de Matemática2020-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23004por2183-28380872-3915Diniz, PauloBarbosa, Jonei Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:04Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:30.627932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
title A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
spellingShingle A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
Diniz, Paulo
Artigos
title_short A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
title_full A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
title_fullStr A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
title_full_unstemmed A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
title_sort A recontextualização de materiais curriculares educativos por professores de Matemática moçambicanos
author Diniz, Paulo
author_facet Diniz, Paulo
Barbosa, Jonei Cerqueira
author_role author
author2 Barbosa, Jonei Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Paulo
Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e compreender processos de recontextualização pedagógica de materiais curriculares educativos, em sala de aula, mobilizados por professores de Matemática moçambicanos, após terem participado de um programa de formação continuada. Trata-se de professores que ensinam no nível secundário do primeiro ciclo (8.ª, 9.ª e 10.ª classes). Para a coleta de dados, utilizámos a observação de aulas e entrevistas. A análise de dados baseou-se no conceito de recontextualização, da teoria de Basil Bernstein. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores executaram uma prática pedagógica que se traduziu em uma recontextualização de alguns dos princípios subjacentes ao material que implementaram, em termos dos conteúdos e do sequenciamento das tarefas matemáticas contidas no material. Nossa análise permitiu concluir que essa recontextualização foi, simultaneamente, consequência da interlocução de princípios pedagógicos de diferentes campos de recontextualização, por exemplo, dos delineadores de materiais curriculares educativos e do programa de formação continuada ,e da identificação dos professores com princípios pedagógicos rotineiros que já vinham guiando o seu trabalho docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.23004
url https://doi.org/10.48489/quadrante.23004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130480465936384