Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Flávia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gomes, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11242
Resumo: O Movimento do Acesso Livre – Open Access Movement (OAM) – foi estimulado por dois eventos importantes: a evolução das TIC, processo facilitador da disseminação e acessibilidade à informação, e os elevados custos das publicações científicas impressas, face a contextos de maiores constrangimentos financeiros da instituições de ensino superior e de investigação. Os Repositórios Institucionais (RI) são um dos elementos fundamentais do OAM e encontram-se em processo de expansão. Este texto reporta-se a um estudo focado nos coordenadores de comunidades do repositório institucional da Universidade do Minho tendo por objectivos a identificação do perfil dos coordenadores e a identificação de práticas de estímulo ao depósito ao nível das diferentes comunidades. A metodologia de investigação adoptada consistiu num levantamento (survey) através de um questionário online. Os dados recolhidos apontam para o reconhecimento, por parte dos coordenadores, das vantagens associadas ao depósito em RI, mas identificam também casos de desconhecimento do OAM e de baixo nível de auto-arquivamento por parte de alguns coordenadores de comunidades. São identificadas como principais iniciativas ao nível das políticas de estímulo ao depósito, por parte das várias comunidades, a “obrigatoriedade do depósito” e práticas de “apoio mediado”. A análise dos dados recolhidos conduziu-nos a um conjunto de reflexões que entendemos poderem ser aplicadas ao caso do RepositóriUM, mas também constituir uma orientação para outros RI em desenvolvimento.
id RCAP_3c8f6a65ef836b57971be1019602dd71
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUMRepositórios institucionaisRepositóriUMAcesso livrePublicações académicasPublicações científicasO Movimento do Acesso Livre – Open Access Movement (OAM) – foi estimulado por dois eventos importantes: a evolução das TIC, processo facilitador da disseminação e acessibilidade à informação, e os elevados custos das publicações científicas impressas, face a contextos de maiores constrangimentos financeiros da instituições de ensino superior e de investigação. Os Repositórios Institucionais (RI) são um dos elementos fundamentais do OAM e encontram-se em processo de expansão. Este texto reporta-se a um estudo focado nos coordenadores de comunidades do repositório institucional da Universidade do Minho tendo por objectivos a identificação do perfil dos coordenadores e a identificação de práticas de estímulo ao depósito ao nível das diferentes comunidades. A metodologia de investigação adoptada consistiu num levantamento (survey) através de um questionário online. Os dados recolhidos apontam para o reconhecimento, por parte dos coordenadores, das vantagens associadas ao depósito em RI, mas identificam também casos de desconhecimento do OAM e de baixo nível de auto-arquivamento por parte de alguns coordenadores de comunidades. São identificadas como principais iniciativas ao nível das políticas de estímulo ao depósito, por parte das várias comunidades, a “obrigatoriedade do depósito” e práticas de “apoio mediado”. A análise dos dados recolhidos conduziu-nos a um conjunto de reflexões que entendemos poderem ser aplicadas ao caso do RepositóriUM, mas também constituir uma orientação para outros RI em desenvolvimento.CAPES - Brasil; CIEd-BrasilUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoRosa, FláviaGomes, Maria João2010-112010-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11242por"Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação”. ISSN 1518-2924. 2 (2010) 100-115.1518-2924info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:14.158276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
title Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
spellingShingle Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
Rosa, Flávia
Repositórios institucionais
RepositóriUM
Acesso livre
Publicações académicas
Publicações científicas
title_short Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
title_full Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
title_fullStr Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
title_full_unstemmed Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
title_sort Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM
author Rosa, Flávia
author_facet Rosa, Flávia
Gomes, Maria João
author_role author
author2 Gomes, Maria João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Flávia
Gomes, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Repositórios institucionais
RepositóriUM
Acesso livre
Publicações académicas
Publicações científicas
topic Repositórios institucionais
RepositóriUM
Acesso livre
Publicações académicas
Publicações científicas
description O Movimento do Acesso Livre – Open Access Movement (OAM) – foi estimulado por dois eventos importantes: a evolução das TIC, processo facilitador da disseminação e acessibilidade à informação, e os elevados custos das publicações científicas impressas, face a contextos de maiores constrangimentos financeiros da instituições de ensino superior e de investigação. Os Repositórios Institucionais (RI) são um dos elementos fundamentais do OAM e encontram-se em processo de expansão. Este texto reporta-se a um estudo focado nos coordenadores de comunidades do repositório institucional da Universidade do Minho tendo por objectivos a identificação do perfil dos coordenadores e a identificação de práticas de estímulo ao depósito ao nível das diferentes comunidades. A metodologia de investigação adoptada consistiu num levantamento (survey) através de um questionário online. Os dados recolhidos apontam para o reconhecimento, por parte dos coordenadores, das vantagens associadas ao depósito em RI, mas identificam também casos de desconhecimento do OAM e de baixo nível de auto-arquivamento por parte de alguns coordenadores de comunidades. São identificadas como principais iniciativas ao nível das políticas de estímulo ao depósito, por parte das várias comunidades, a “obrigatoriedade do depósito” e práticas de “apoio mediado”. A análise dos dados recolhidos conduziu-nos a um conjunto de reflexões que entendemos poderem ser aplicadas ao caso do RepositóriUM, mas também constituir uma orientação para outros RI em desenvolvimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2010-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11242
url http://hdl.handle.net/1822/11242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação”. ISSN 1518-2924. 2 (2010) 100-115.
1518-2924
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133030236815360