População portuguesa por nível de escolaridade, sexo e grupo etário: uma análise prospetiva para 2001-2031

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês Raquel Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8905
Resumo: Tese de mestrado em Bioestatística, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
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spelling População portuguesa por nível de escolaridade, sexo e grupo etário: uma análise prospetiva para 2001-2031Projeções demográficasModelo de projeção multiestadoPopulação portuguesaEducaçãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado em Bioestatística, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012O acesso a informação de qualidade relativa à estrutura populacional num dado momento, à sua evolução nos anos recentes e à forma como a dinâmica demográfica poderá variar no futuro desempenha um papel fundamental na tomada de decisão em variados sectores. O nível de instrução é um dos atributos que levam a maior distinção entre os membros de uma população; neste contexto, o objetivo central deste trabalho consistiu na elaboração de projeções demográficas para a população portuguesa por sexo, grupos etários quinquenais e nível de escolaridade, para o período 2001-2031. Recorreu-se, para tal, ao modelo de projeção multiestado. Um modelo multiestado é definido como um modelo para um processo estocástico, que em cada instante ocupa um de entre um conjunto de estados discretos, definidos pelo conjunto de características consideradas. Para além de estimar as probabilidades de transição entre níveis de escolaridade, foi necessário considerar os diferenciais relativos à fecundidade, mortalidade e migrações, por grau de instrução. O cálculo dos efetivos populacionais teve por base o método de componentes por coorte multiestado, traduzido no recurso a uma matriz de Leslie por blocos. Foram considerados dois cenários de evolução, um em que os níveis de escolarização verificados entre 2001 e 2006 se mantêm constantes no restante período e outro em que os níveis de escolarização seguirão a tendência verificada na última década. Neste segundo cenário, foi modelada a tendência das proporções de estado para cada sexo e grupo etário, recorrendo a modelos de razão contínua. Os resultados apontam para o aumento da proporção de indivíduos que completam níveis de escolaridade mais elevados, em todos os grupos etários de ambos os sexos. De acordo com o cenário de tendência, a percentagem de indivíduos com 65 ou mais anos com um curso de Ensino Superior, que se situava em 2,4% em 2001, deverá aumentar até 11,3% em 2031. Entre as mulheres, apenas 7,3% tinha concluído algum grau de Ensino Superior em 2001, valor que deverá subir para 22% em 2031; já entre os homens, este valor era de apenas 5,7% no ano de partida e deverá subir até 2031, atingindo os 13,2%. Dado que a passagem a um nível de escolaridade mais elevado é um evento irreversível, podemos esperar que a proporção de idosos com níveis de instrução superiores continue a aumentar, já que a escolarização das coortes mais jovens parece continuar a evoluir positivamente. Pretende-se que este trabalho sirva de base ao estudo da forma como o envelhecimento demográfico e o aumento dos níveis de escolarização poderão contribuir para o planeamento e monitorização de políticas públicas, nomeadamente no contexto do Estado Social.Access to accurate information on the population structure at a given time, its evolution in recent years and how certain demographic variables may change in the future plays a key role in decision making in several sectors. Educational attainment is an attribute that leads to a greater distinction between members of a population; in this context, the main objective of this work was to produce demographic projections for the Portuguese population by sex, five-year age groups and education level, for the years 2001-2031. To this purpose, we used the multistate projection model. A multistate model is a model for a stochastic process which, at any time, occupies one of a set of discrete states defined by the group of characteristics considered. Besides the estimation of transition probabilities between levels of education, by sex and age group, it was also needed to consider the existence of differentials regarding fertility, mortality and migration, by level of education. The attainment of effective population at the end of each five-year projection period was based on the multistate cohort component method, embodied in the use of a block Leslie matrix. We considered two scenarios of evolution, one in which educational attainment observed between 2001 and 2006 remains constant in the remainder of the projection period and another in which educational attainment will follow, in the coming years, the trend observed over the last decade. In this second scenario, we modeled the trend in the state proportion for each sex and age group using continuation ratio models. The results show an increase in the proportion of individuals who complete higher educational levels in all age groups of both sexes. According to the trend scenario, the percentage of individuals aged 65 years or more with a full course of higher education, which stood at 2.4% in 2001, is expected to increase to 11.3% in 2031. Among women, only 7.3% had completed some level of higher education in 2001, a figure that will rise to approximately 22% in 2031, whereas among men this value was only 5.7% in the baseline year and will also rise by 2031, reaching 13.2%. Given that the transition to a higher level of education is an irreversible event, we can expect the proportion of elderly people with higher education levels to continue to rise as the education of younger cohorts seems to evolve positively. It is intended that this work will serve as a basis to study how the aging population and the rising levels of education can contribute to the planning and monitoring of public policies, particularly in the context of the welfare state.Barão, Maria Isabel Calisto FradeMartins, Maria do Rosário OliveiraRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Inês Raquel Campos2013-07-30T09:16:27Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:15.849677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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