La voix renouvelée: impacts de l'expérience du Sensible sur les potentialités du chanteur lyrique
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2296 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva. |
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La voix renouvelée: impacts de l'expérience du Sensible sur les potentialités du chanteur lyriqueDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.Cette dissertation de Mestrado porte sur l’accompagnement en somatopsychopédagogie sur une population de chanteurs lyriques et tente de répondre à la question de recherche : «quels sont les impacts de l’expérience du Sensible sur le déploiement des potentialités du chanteur lyrique ?». J’ai tout d’abord présenté le champ théorique des potentialités spécifiques du chanteur, puis j’ai développé l’accompagnement en somato-psychopédagogie. La posture épistémologique déployée est celle de praticien-chercheur qui adopte une démarche heuristique d’analyse qualitative. Au niveau de la méthodologie, j’ai interviewé deux patients en m’appuyant sur un guide d’entretien, et j’ai croisé leurs témoignages avec mon journal de bord. La méthode d’analyse utilise une approche catégorielle comme point de départ d’un récit phénoménologique cas par cas. Sur cette base de données, j’ai effectué une démarche herméneutique qui m’a permis de mieux comprendre la nature des impacts de l’accompagnement en somato-psychopédagogie, et d’en tirer des conclusions significatives pour ma recherche. Esta dissertação de Mestrado trata do acompanhamento em somato-psicopedagogia numa população de cantores líricos, e tenta responder à questão de investigação: «quais são os impactos da experiência do Sensível no desenvolvimento das potencialidades do cantor lírico?» Abordei em primeiro lugar o quadro teórico, descrevendo as potencialidades específicas do cantor, e em seguida desenvolvi o acompanhamento em somato-psicopedagogia. A postura epistemológica utilizada foi a do praticanteinvestigador, que adopta uma abordagem heurística e de análise qualitativa. No campo da metodologia, entrevistei dois cantores profissionais, apoiando-me sobre um guia de entrevista, e cruzei estes testemunhos com o meu diário de bordo. O método de análise utiliza uma abordagem por categorias como ponto de partida para um relato fenomenológico aplicado a cada caso. Sobre esta base de dados, efectuei um processo hermenêutico que me permitiu compreender melhor a natureza dos impactos do acompanhamento em somato-psicopedagogia e extrair conclusões significativas para a minha pesquisa.[s.n.]Bois, DanisRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLemos, Lúcia2012-01-11T12:18:10Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:45Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:22.896810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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