Estudo da relação entre as dimensões do mobiliário escolar e as medidas antropométricas dos alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Carlos Velosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58546
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Humana
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A incompatibilidade entre as dimensões do mobiliário e as medidas antropométricas dos alunos está fortemente associada a sintomas musculoesqueléticos tais com as dores lombares, bem como a efeitos prejudiciais ao nível cognitivo, como a hiperatividade, falta de interesse e baixo rendimento escolar. Existem poucos estudos ergonómicos envolvendo estudantes do ensino básico o que leva a um desconhecimento geral das condições ergonómicas existentes nas referidas escolas. O objetivo deste estudo foi a avaliação ergonómica das salas de aula do ensino básico tendo em vista a sua utilização por parte dos alunos. Foi necessário um estudo inicial das medidas antropométricas da população estudante da escola básica e das medidas do mobiliário existente. Neste estudo, selecionou-se um método de medição das medidas antropométricas e utilizou-se um antropómetro para executar as medições. Com os dados obtidos efetuou-se a caracterização da população estudantil da escola básica (EB2/3) para as medidas obtidas. Com os dados, antropométricos e do mobiliário, e com base em critérios de (in)compatibilidade para o mobiliário escolar, utilizados em estudos anteriores, foi analisada a adequabilidade do mobiliário atual. Nesta análise verificou-se que a situação existente não difere muito das realidades verificadas noutros estudos, verificando-se uma inadequação significativa das dimensões do mobiliário escolar com as medidas antropométricas dos alunos, bem como um elevado grau de desconforto dos alunos durante as aulas. Estes resultados revelam-se importantes, na medida em que proporcionam uma base científica para futuras avaliações ergonómicas em escolas de ensino básico e secundário, de forma a melhorar o mobiliário existente nas salas de aula.Primary schools comprise risk factors for the health and safety of their users as well as other places of work. However, pupils attending elementary schools are unaware of the potential dangers to their health and safety which may result from classroom conditions. School furniture is an element of great importance in schools since it is an integral part of the physical space of classrooms. The incompatibility between the dimensions of the furniture and the anthropometric measures of the students is strongly associated with musculoskeletal symptoms such as back pain, as well as harmful effects at the cognitive level, such as hyperactivity, lack of interest and low school performance. There are few ergonomic studies involving students of elementary education which leads to a general ignorance of the ergonomic conditions existing in these schools. The objective of this study was the ergonomic evaluation of the classrooms of basic education in view of their use by the students. An initial study of the anthropometric measurements of the student population of the basic school and measures of the existing furniture was necessary. In this study, a method of measuring the anthropometric measurements was selected and an atropometer was used to perform the measurements. With the obtained data the characterization of the student population of the basic school (EB2/3) for the obtained measurements was made. With the data, anthropometrics, furniture, and based on (in) compatibility criteria for school furniture, used in previous studies, the suitability of the current furniture was analyzed. In this analysis it was verified that the existing situation does not differ much from the realities verified in other studies, there being a significant inadequacy of the dimensions of the school furniture with the anthropometric measures of the students, as well as a high degree of discomfort of the students during the classes. These results prove to be important in that they provide a scientific basis for future ergonomic assessments in elementary and secondary schools in order to improve classroom furniture.Carneiro, P.Braga, A. C.Universidade do MinhoPereira, João Carlos Velosa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58546por202137287info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:52.674880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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