O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascensão, Mariela Sousa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24063
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo contribuir para uma melhor perceção do papel do Coordenador TIC (CTIC) nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este cargo tem associado um conjunto de funções pedagógicas e técnicas, as quais permitem responder às necessidades organizacionais das escolas. Esta função é atribuída a um membro que possua conhecimentos na área das tecnologias de informação e comunicação, capaz de dar resposta ao desafio que constitui a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino. A investigação baseou-se, essencialmente, numa metodologia descritiva e o processo de recolha de dados foi realizado em quatro fases, a 1.ª fase análise documental (Planos TIC); a 2.ª fase, questionários aos CTIC; a 3.ª fase, entrevista a um presidente de Conselho Executivo (CE) e a 4.ª fase, questionários a professores. A amostra foi constituída por 22 CTIC, 169 professores e ainda 1 presidente de CE. Este estudo teve como objetivos principais: 1) Conhecer o perfil e o papel do CTIC; 2) Inquirir acerca de quais as perspetivas dos CTIC sobre a sua atuação e adequação do seu Plano TIC; 3) Conhecer a perspetiva dos docentes sobre o papel dos CTIC; 4) Conhecer a perspetiva do CE acerca do papel dos CTIC e a adequação do Plano TIC; 5) Compreender os fatores impulsionadores e inibidores do uso das TIC na escola. Os dados recolhidos e analisados comprovam que o CTIC proporciona uma maior utilização das TIC nas escolas através das suas ações, e, consequentemente, modificam a escola na sua forma de integrar as TIC. Dos professores questionados e que conhecem o trabalho desenvolvido pelo CTIC, a grande maioria concordou que o CTIC contribuiu para uma maior utilização das TIC pela comunidade escolar, assim como o presidente do CE.
id RCAP_3cb5e6fad0412ee76d025df4626a3b96
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da MadeiraCoordenador TIC (CTIC)Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)TIC na escolaICT Coordinator (ICTC)Information and Communication Technologies (ICT)ICT at schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo tem como principal objetivo contribuir para uma melhor perceção do papel do Coordenador TIC (CTIC) nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este cargo tem associado um conjunto de funções pedagógicas e técnicas, as quais permitem responder às necessidades organizacionais das escolas. Esta função é atribuída a um membro que possua conhecimentos na área das tecnologias de informação e comunicação, capaz de dar resposta ao desafio que constitui a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino. A investigação baseou-se, essencialmente, numa metodologia descritiva e o processo de recolha de dados foi realizado em quatro fases, a 1.ª fase análise documental (Planos TIC); a 2.ª fase, questionários aos CTIC; a 3.ª fase, entrevista a um presidente de Conselho Executivo (CE) e a 4.ª fase, questionários a professores. A amostra foi constituída por 22 CTIC, 169 professores e ainda 1 presidente de CE. Este estudo teve como objetivos principais: 1) Conhecer o perfil e o papel do CTIC; 2) Inquirir acerca de quais as perspetivas dos CTIC sobre a sua atuação e adequação do seu Plano TIC; 3) Conhecer a perspetiva dos docentes sobre o papel dos CTIC; 4) Conhecer a perspetiva do CE acerca do papel dos CTIC e a adequação do Plano TIC; 5) Compreender os fatores impulsionadores e inibidores do uso das TIC na escola. Os dados recolhidos e analisados comprovam que o CTIC proporciona uma maior utilização das TIC nas escolas através das suas ações, e, consequentemente, modificam a escola na sua forma de integrar as TIC. Dos professores questionados e que conhecem o trabalho desenvolvido pelo CTIC, a grande maioria concordou que o CTIC contribuiu para uma maior utilização das TIC pela comunidade escolar, assim como o presidente do CE.This study’s main goal is to contribute to a better perception of the ICT coordinator´s (ICTC) role at secondary schools of Região Autónoma da Madeira (RAM). This position requires a set of pedagogical and technical functions, which meet the organizational school needs. This function is assigned to an information and communication technology (ICT) expert who is capable of facing the challenge of integrating ICT at schools. The research was mainly based on a descriptive methodology and the data collection process was conducted in four stages: stage 1 document analysis (ICT Plans); stage 2 ICTC questionnaires; stage 3 interview with a headmaster and stage 4 teacher questionnaires. The sample included 22 ICTC, 169 teachers and a headmaster. The main objectives of this study were: 1) Knowing the ICTC’s profile and role; 2) Inquiring the ICTCs about their perspectives on their performance and also about the suitability of their ICT plan; 3) Knowing the teachers' perspective on the role of the ICTCs; 4) Ascertaining the headmaster’s point of view on the ICTCs’ performance and the adequacy of the ICT plan; 5) Understanding the driving factors as well as the inhibiting factors of ICT use at school. The data collected and analysed show that the ICTC is responsible for a greater ICT use at schools. Therefore, ICTCs change the school in the way they integrate ICT. The vast majority of the inquired teachers, who know the ICTC’s work, as well as the headmaster, agreed that the ICTC contributed to the increased ICT use by the school community.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAscensão, Mariela Sousa da Silva2018-02-15T15:43:51Z2015-04-1520142015-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24063TID:201328259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:41:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:48.404573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
title O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
spellingShingle O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
Ascensão, Mariela Sousa da Silva
Coordenador TIC (CTIC)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
TIC na escola
ICT Coordinator (ICTC)
Information and Communication Technologies (ICT)
ICT at school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
title_full O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
title_fullStr O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
title_full_unstemmed O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
title_sort O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
author Ascensão, Mariela Sousa da Silva
author_facet Ascensão, Mariela Sousa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lagarto, José Reis
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascensão, Mariela Sousa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador TIC (CTIC)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
TIC na escola
ICT Coordinator (ICTC)
Information and Communication Technologies (ICT)
ICT at school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Coordenador TIC (CTIC)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
TIC na escola
ICT Coordinator (ICTC)
Information and Communication Technologies (ICT)
ICT at school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo tem como principal objetivo contribuir para uma melhor perceção do papel do Coordenador TIC (CTIC) nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este cargo tem associado um conjunto de funções pedagógicas e técnicas, as quais permitem responder às necessidades organizacionais das escolas. Esta função é atribuída a um membro que possua conhecimentos na área das tecnologias de informação e comunicação, capaz de dar resposta ao desafio que constitui a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino. A investigação baseou-se, essencialmente, numa metodologia descritiva e o processo de recolha de dados foi realizado em quatro fases, a 1.ª fase análise documental (Planos TIC); a 2.ª fase, questionários aos CTIC; a 3.ª fase, entrevista a um presidente de Conselho Executivo (CE) e a 4.ª fase, questionários a professores. A amostra foi constituída por 22 CTIC, 169 professores e ainda 1 presidente de CE. Este estudo teve como objetivos principais: 1) Conhecer o perfil e o papel do CTIC; 2) Inquirir acerca de quais as perspetivas dos CTIC sobre a sua atuação e adequação do seu Plano TIC; 3) Conhecer a perspetiva dos docentes sobre o papel dos CTIC; 4) Conhecer a perspetiva do CE acerca do papel dos CTIC e a adequação do Plano TIC; 5) Compreender os fatores impulsionadores e inibidores do uso das TIC na escola. Os dados recolhidos e analisados comprovam que o CTIC proporciona uma maior utilização das TIC nas escolas através das suas ações, e, consequentemente, modificam a escola na sua forma de integrar as TIC. Dos professores questionados e que conhecem o trabalho desenvolvido pelo CTIC, a grande maioria concordou que o CTIC contribuiu para uma maior utilização das TIC pela comunidade escolar, assim como o presidente do CE.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-15
2015-04-15T00:00:00Z
2018-02-15T15:43:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/24063
TID:201328259
url http://hdl.handle.net/10400.14/24063
identifier_str_mv TID:201328259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131893314093056