O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/24063 |
Resumo: | Este estudo tem como principal objetivo contribuir para uma melhor perceção do papel do Coordenador TIC (CTIC) nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este cargo tem associado um conjunto de funções pedagógicas e técnicas, as quais permitem responder às necessidades organizacionais das escolas. Esta função é atribuída a um membro que possua conhecimentos na área das tecnologias de informação e comunicação, capaz de dar resposta ao desafio que constitui a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino. A investigação baseou-se, essencialmente, numa metodologia descritiva e o processo de recolha de dados foi realizado em quatro fases, a 1.ª fase análise documental (Planos TIC); a 2.ª fase, questionários aos CTIC; a 3.ª fase, entrevista a um presidente de Conselho Executivo (CE) e a 4.ª fase, questionários a professores. A amostra foi constituída por 22 CTIC, 169 professores e ainda 1 presidente de CE. Este estudo teve como objetivos principais: 1) Conhecer o perfil e o papel do CTIC; 2) Inquirir acerca de quais as perspetivas dos CTIC sobre a sua atuação e adequação do seu Plano TIC; 3) Conhecer a perspetiva dos docentes sobre o papel dos CTIC; 4) Conhecer a perspetiva do CE acerca do papel dos CTIC e a adequação do Plano TIC; 5) Compreender os fatores impulsionadores e inibidores do uso das TIC na escola. Os dados recolhidos e analisados comprovam que o CTIC proporciona uma maior utilização das TIC nas escolas através das suas ações, e, consequentemente, modificam a escola na sua forma de integrar as TIC. Dos professores questionados e que conhecem o trabalho desenvolvido pelo CTIC, a grande maioria concordou que o CTIC contribuiu para uma maior utilização das TIC pela comunidade escolar, assim como o presidente do CE. |
id |
RCAP_3cb5e6fad0412ee76d025df4626a3b96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da MadeiraCoordenador TIC (CTIC)Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)TIC na escolaICT Coordinator (ICTC)Information and Communication Technologies (ICT)ICT at schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo tem como principal objetivo contribuir para uma melhor perceção do papel do Coordenador TIC (CTIC) nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este cargo tem associado um conjunto de funções pedagógicas e técnicas, as quais permitem responder às necessidades organizacionais das escolas. Esta função é atribuída a um membro que possua conhecimentos na área das tecnologias de informação e comunicação, capaz de dar resposta ao desafio que constitui a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino. A investigação baseou-se, essencialmente, numa metodologia descritiva e o processo de recolha de dados foi realizado em quatro fases, a 1.ª fase análise documental (Planos TIC); a 2.ª fase, questionários aos CTIC; a 3.ª fase, entrevista a um presidente de Conselho Executivo (CE) e a 4.ª fase, questionários a professores. A amostra foi constituída por 22 CTIC, 169 professores e ainda 1 presidente de CE. Este estudo teve como objetivos principais: 1) Conhecer o perfil e o papel do CTIC; 2) Inquirir acerca de quais as perspetivas dos CTIC sobre a sua atuação e adequação do seu Plano TIC; 3) Conhecer a perspetiva dos docentes sobre o papel dos CTIC; 4) Conhecer a perspetiva do CE acerca do papel dos CTIC e a adequação do Plano TIC; 5) Compreender os fatores impulsionadores e inibidores do uso das TIC na escola. Os dados recolhidos e analisados comprovam que o CTIC proporciona uma maior utilização das TIC nas escolas através das suas ações, e, consequentemente, modificam a escola na sua forma de integrar as TIC. Dos professores questionados e que conhecem o trabalho desenvolvido pelo CTIC, a grande maioria concordou que o CTIC contribuiu para uma maior utilização das TIC pela comunidade escolar, assim como o presidente do CE.This study’s main goal is to contribute to a better perception of the ICT coordinator´s (ICTC) role at secondary schools of Região Autónoma da Madeira (RAM). This position requires a set of pedagogical and technical functions, which meet the organizational school needs. This function is assigned to an information and communication technology (ICT) expert who is capable of facing the challenge of integrating ICT at schools. The research was mainly based on a descriptive methodology and the data collection process was conducted in four stages: stage 1 document analysis (ICT Plans); stage 2 ICTC questionnaires; stage 3 interview with a headmaster and stage 4 teacher questionnaires. The sample included 22 ICTC, 169 teachers and a headmaster. The main objectives of this study were: 1) Knowing the ICTC’s profile and role; 2) Inquiring the ICTCs about their perspectives on their performance and also about the suitability of their ICT plan; 3) Knowing the teachers' perspective on the role of the ICTCs; 4) Ascertaining the headmaster’s point of view on the ICTCs’ performance and the adequacy of the ICT plan; 5) Understanding the driving factors as well as the inhibiting factors of ICT use at school. The data collected and analysed show that the ICTC is responsible for a greater ICT use at schools. Therefore, ICTCs change the school in the way they integrate ICT. The vast majority of the inquired teachers, who know the ICTC’s work, as well as the headmaster, agreed that the ICTC contributed to the increased ICT use by the school community.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAscensão, Mariela Sousa da Silva2018-02-15T15:43:51Z2015-04-1520142015-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24063TID:201328259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:41:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:48.404573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira |
title |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira |
spellingShingle |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira Ascensão, Mariela Sousa da Silva Coordenador TIC (CTIC) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) TIC na escola ICT Coordinator (ICTC) Information and Communication Technologies (ICT) ICT at school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira |
title_full |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira |
title_fullStr |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira |
title_full_unstemmed |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira |
title_sort |
O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira |
author |
Ascensão, Mariela Sousa da Silva |
author_facet |
Ascensão, Mariela Sousa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lagarto, José Reis Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ascensão, Mariela Sousa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador TIC (CTIC) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) TIC na escola ICT Coordinator (ICTC) Information and Communication Technologies (ICT) ICT at school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Coordenador TIC (CTIC) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) TIC na escola ICT Coordinator (ICTC) Information and Communication Technologies (ICT) ICT at school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo tem como principal objetivo contribuir para uma melhor perceção do papel do Coordenador TIC (CTIC) nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este cargo tem associado um conjunto de funções pedagógicas e técnicas, as quais permitem responder às necessidades organizacionais das escolas. Esta função é atribuída a um membro que possua conhecimentos na área das tecnologias de informação e comunicação, capaz de dar resposta ao desafio que constitui a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino. A investigação baseou-se, essencialmente, numa metodologia descritiva e o processo de recolha de dados foi realizado em quatro fases, a 1.ª fase análise documental (Planos TIC); a 2.ª fase, questionários aos CTIC; a 3.ª fase, entrevista a um presidente de Conselho Executivo (CE) e a 4.ª fase, questionários a professores. A amostra foi constituída por 22 CTIC, 169 professores e ainda 1 presidente de CE. Este estudo teve como objetivos principais: 1) Conhecer o perfil e o papel do CTIC; 2) Inquirir acerca de quais as perspetivas dos CTIC sobre a sua atuação e adequação do seu Plano TIC; 3) Conhecer a perspetiva dos docentes sobre o papel dos CTIC; 4) Conhecer a perspetiva do CE acerca do papel dos CTIC e a adequação do Plano TIC; 5) Compreender os fatores impulsionadores e inibidores do uso das TIC na escola. Os dados recolhidos e analisados comprovam que o CTIC proporciona uma maior utilização das TIC nas escolas através das suas ações, e, consequentemente, modificam a escola na sua forma de integrar as TIC. Dos professores questionados e que conhecem o trabalho desenvolvido pelo CTIC, a grande maioria concordou que o CTIC contribuiu para uma maior utilização das TIC pela comunidade escolar, assim como o presidente do CE. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-04-15 2015-04-15T00:00:00Z 2018-02-15T15:43:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/24063 TID:201328259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/24063 |
identifier_str_mv |
TID:201328259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131893314093056 |