Perceções dos técnicos sobre a participação social da Pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Andreia Filipa Magalhães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/28981
Resumo: O presente estudo, denominado “Perceções dos técnicos sobre a participação social da Pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental”, tem como questão-problema: Qual a perceção dos técnicos sobre a participação social da pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)? Nesta investigação consideraram-se os seguintes objetivos: explicitar as conceções dos técnicos sobre a pessoa com DID; descrever a perspetiva dos técnicos sobre o conceito de participação social; e identificar os aspetos facilitadores e inibidores da participação social da pessoa com DID. Foi adotado um estudo de natureza mista e exploratório, com recurso a um inquérito por questionário com questões fechadas alusivas à caraterização sociodemográfica e profissional. Foi, posteriormente, implementada uma entrevista semiestruturada. Estes instrumentos de recolha de dados foram aplicados a dez técnicos, de ambos os sexos, que se encontravam a trabalhar com pessoas com DID em instituições situadas no norte e interior de Portugal. A média etária dos entrevistados foi de 32,70 anos (DP = 6,72), tendo o tempo de experiência profissional variado de 16 meses a 15 anos (M= 7,70; DP = 4,24). Atendendo aos dois eixos temáticos foram identificadas, à posteriori, categorias de primeira e de segunda ordem. Foram múltiplos os entendimentos da pessoa com DID, apesar da maioria manifestar um entendimento assente no Modelo Biomédico. Não obstante, tal não se refletiu nas conceções e nas práticas de participação social. Concluiu-se deste estudo a existência de práticas de participação social, assentes em atividades socialmente orientadas, em interações sociais recíprocas e, sobretudo, no contexto comunitário. O microssistema institucional surgiu como o principal facilitador da participação social da pessoa com DID. Por sua vez, os constrangimentos à participação social relacionaram-se, sobretudo, com barreiras societais e extrínsecas à pessoa com DID.
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