Evolução do conceito ácido-base no ensino básico e secundário nos últimos cem anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boavida, Liliana Maria Pereira Pinto Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2495
Resumo: O objectivo desta dissertação é o estudo da evolução do conceito ácido-base, nos últimos cem anos, no ensino básico e secundário. No início do século um ácido era uma substância que reagia com a soda, ou qualquer substância com propriedades básicas neutralizando-a. Uma base era definida como uma substância capaz de neutralizar qualquer substância com propriedades ácidas. Actualmente estas definições continuam verdadeiras, no entanto, um ácido é definido como uma substância aceitadora de um par de electrões enquanto que uma base doa um par de electrões, sendo esta definição abrangente de todas as anteriores. Actualmente, no ensino secundário lecciona-se o conceito de ácido-base de Bronsted Lowry, em que ácido é definido como uma substância que em solução aquosa dá uma espécie dadora de protões, enquanto que uma base é uma espécie aceitadora de protões. Neste trabalho foram analisados diferentes manuais escolares, do último século, existentes em diferentes bibliotecas do país. Foi muito importante fazer este estudo evolutivo, pois posteriormente será utilizado na leccionação do conceito ácido-base, no Ensino Secundário, assim como na evolução da escrita de fórmulas químicas no Ensino Básico, entre outros.
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