Compreender a realidade: os fatores explicativos das notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Frederico
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9198
Resumo: O agendamento criado pela difusão de notícias impõe aos indivíduos o que devem pensar (McCombs e Shaw, 1972). A questão dos efeitos dos média está ligada à experiência simbólica indireta proporcionada pelas notícias (Bourdieu e Bouveresse, 2000; Habermas, 1984; Traquina, 2000; Waugh, 1991 e Woodrow, 1991). Assim, para compreendermos o relacionamento do Homem com o Mundo (Heinemann, 2010) devemos perceber as notícias e estudar os fatores que as explicam (Cohen, 1963). Neste estudo tentamos, por isso, responder à pergunta “Quais os fatores explicativos das notícias?”. Uma das possíveis fragilidades das Teorias do Jornalismo que se propõem a responder a esta pergunta é o foco concentrado em fatores específicos. Por acreditarmos que estas teorias são complementares nesta tese arriscamos a constituição de um modelo que tem por objetivo agregar as linhas estruturantes das Teorias do Jornalismo. Adotando o método de Gomes (2012) e Santos (2001), testamos a nossa proposta de modelo através da aplicação de inquéritos a jornalistas e chefias jornalísticas do Diário de Notícias, Rádio Renascença e RTP - Rádio e Televisão de Portugal, a comentadores/especialistas com espaço de intervenção nos média e aos deputados da Assembleia da República e através de entrevistas individualizadas aos responsáveis executivos e políticos dos três maiores grupos de comunicação social em Portugal – Média Capital, Impresa e RTP. Concluímos que os fatores explicativos das notícias se encontram em dois níveis de influência: a um nível superior estão os “interesses financeiros” e os “jornalistas” e a um nível inferior a “organização empresarial”, as “interações sociais” e os “valores-notícia”.
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