A importância da marca na indústria farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Tiago Meira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15039
Resumo: Ao longo dos anos muito se tem falado sobre marcas. Elas são um fenómeno significativo, visível e cada vez mais presente na sociedade moderna, onde os sinais de consumismo são cada vez mais evidentes, assim como a quantidade de produtos a oferecer, por vezes sem grande diferenciação. Nesta conformidade, cada vez mais as empresas dos mais diversificados sectores investem avultadas somas na criação e manutenção de marcas. No decorrer deste projecto será feita uma abordagem à temática das marcas, no sentido de tentar perceber a sua importância na indústria farmacêutica. A indústria farmacêutica é uma das mais inovadoras e com mais actividade em investigação e desenvolvimento de novos produtos. Trata-se de uma indústria poderosa que, além da importância que tem na economia mundial, está em constante busca de novas descobertas científicas, as quais estarão na base de novos medicamentos e tecnologias, com o objectivo de melhorar a qualidade e esperança de vida das populações. Para avaliar o impacto das marcas na referida indústria efectuou-se um estudo envolvendo a classe médica no sentido de perceber quais as suas motivações no acto de prescrição e a sua sensibilidade a uma marca. Esta acção foi estruturada de acordo com os objectivos deste projecto e das hipóteses formuladas. A finalizar, analisou-se e tratou-se os dados recolhidos, efectuando as respectivas conclusões e recomendações futuras. /***Abstract - Through the years much as been said regarding brands. They are a great, visible phenomenon and each more present in the modern society, where the signals of consumerism are getting more obvious, as well as the offer of products, in many cases without a great differentiation. In this scenary, each time more the companies of the most diversified sectors invest great amounts of money on the creation and maintenance of brands. During this project it will be made an approach to the thematic of the brands, in order to understand its importance in the pharmaceutical industry. The pharmaceutical industry is one of the most innovative and with more investigation and development activities of new products. Is a very powerful industry, that beyond the importance that has in the world-wide economy, it is in constant search of new scientific discoveries, that will be in the base of new medicines and technologies, which will be able to improve quality life expectancy of the populations. To evaluate the impact of the brands in the related industry a study was made involving the medical class in order to understand which are their motivations and their sensitivity regarding brands. This action was structuralized in accordance with the objectives of this project and of the formulated hypotheses. To finish with, the collected data was analyzed, making the appropriate conclusions and future recommendations.
id RCAP_3cd610858e3c0fa27f6910f8102f00dc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da marca na indústria farmacêuticaIndústria farmacêuticaMarcasGestão industrialAo longo dos anos muito se tem falado sobre marcas. Elas são um fenómeno significativo, visível e cada vez mais presente na sociedade moderna, onde os sinais de consumismo são cada vez mais evidentes, assim como a quantidade de produtos a oferecer, por vezes sem grande diferenciação. Nesta conformidade, cada vez mais as empresas dos mais diversificados sectores investem avultadas somas na criação e manutenção de marcas. No decorrer deste projecto será feita uma abordagem à temática das marcas, no sentido de tentar perceber a sua importância na indústria farmacêutica. A indústria farmacêutica é uma das mais inovadoras e com mais actividade em investigação e desenvolvimento de novos produtos. Trata-se de uma indústria poderosa que, além da importância que tem na economia mundial, está em constante busca de novas descobertas científicas, as quais estarão na base de novos medicamentos e tecnologias, com o objectivo de melhorar a qualidade e esperança de vida das populações. Para avaliar o impacto das marcas na referida indústria efectuou-se um estudo envolvendo a classe médica no sentido de perceber quais as suas motivações no acto de prescrição e a sua sensibilidade a uma marca. Esta acção foi estruturada de acordo com os objectivos deste projecto e das hipóteses formuladas. A finalizar, analisou-se e tratou-se os dados recolhidos, efectuando as respectivas conclusões e recomendações futuras. /***Abstract - Through the years much as been said regarding brands. They are a great, visible phenomenon and each more present in the modern society, where the signals of consumerism are getting more obvious, as well as the offer of products, in many cases without a great differentiation. In this scenary, each time more the companies of the most diversified sectors invest great amounts of money on the creation and maintenance of brands. During this project it will be made an approach to the thematic of the brands, in order to understand its importance in the pharmaceutical industry. The pharmaceutical industry is one of the most innovative and with more investigation and development activities of new products. Is a very powerful industry, that beyond the importance that has in the world-wide economy, it is in constant search of new scientific discoveries, that will be in the base of new medicines and technologies, which will be able to improve quality life expectancy of the populations. To evaluate the impact of the brands in the related industry a study was made involving the medical class in order to understand which are their motivations and their sensitivity regarding brands. This action was structuralized in accordance with the objectives of this project and of the formulated hypotheses. To finish with, the collected data was analyzed, making the appropriate conclusions and future recommendations.Universidade de Évora2015-08-28T16:19:56Z2015-08-282005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15039http://hdl.handle.net/10174/15039pordep. gestãomcs@uevora.pt661Conceição, Tiago Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:07.235047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da marca na indústria farmacêutica
title A importância da marca na indústria farmacêutica
spellingShingle A importância da marca na indústria farmacêutica
Conceição, Tiago Meira
Indústria farmacêutica
Marcas
Gestão industrial
title_short A importância da marca na indústria farmacêutica
title_full A importância da marca na indústria farmacêutica
title_fullStr A importância da marca na indústria farmacêutica
title_full_unstemmed A importância da marca na indústria farmacêutica
title_sort A importância da marca na indústria farmacêutica
author Conceição, Tiago Meira
author_facet Conceição, Tiago Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Tiago Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria farmacêutica
Marcas
Gestão industrial
topic Indústria farmacêutica
Marcas
Gestão industrial
description Ao longo dos anos muito se tem falado sobre marcas. Elas são um fenómeno significativo, visível e cada vez mais presente na sociedade moderna, onde os sinais de consumismo são cada vez mais evidentes, assim como a quantidade de produtos a oferecer, por vezes sem grande diferenciação. Nesta conformidade, cada vez mais as empresas dos mais diversificados sectores investem avultadas somas na criação e manutenção de marcas. No decorrer deste projecto será feita uma abordagem à temática das marcas, no sentido de tentar perceber a sua importância na indústria farmacêutica. A indústria farmacêutica é uma das mais inovadoras e com mais actividade em investigação e desenvolvimento de novos produtos. Trata-se de uma indústria poderosa que, além da importância que tem na economia mundial, está em constante busca de novas descobertas científicas, as quais estarão na base de novos medicamentos e tecnologias, com o objectivo de melhorar a qualidade e esperança de vida das populações. Para avaliar o impacto das marcas na referida indústria efectuou-se um estudo envolvendo a classe médica no sentido de perceber quais as suas motivações no acto de prescrição e a sua sensibilidade a uma marca. Esta acção foi estruturada de acordo com os objectivos deste projecto e das hipóteses formuladas. A finalizar, analisou-se e tratou-se os dados recolhidos, efectuando as respectivas conclusões e recomendações futuras. /***Abstract - Through the years much as been said regarding brands. They are a great, visible phenomenon and each more present in the modern society, where the signals of consumerism are getting more obvious, as well as the offer of products, in many cases without a great differentiation. In this scenary, each time more the companies of the most diversified sectors invest great amounts of money on the creation and maintenance of brands. During this project it will be made an approach to the thematic of the brands, in order to understand its importance in the pharmaceutical industry. The pharmaceutical industry is one of the most innovative and with more investigation and development activities of new products. Is a very powerful industry, that beyond the importance that has in the world-wide economy, it is in constant search of new scientific discoveries, that will be in the base of new medicines and technologies, which will be able to improve quality life expectancy of the populations. To evaluate the impact of the brands in the related industry a study was made involving the medical class in order to understand which are their motivations and their sensitivity regarding brands. This action was structuralized in accordance with the objectives of this project and of the formulated hypotheses. To finish with, the collected data was analyzed, making the appropriate conclusions and future recommendations.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2015-08-28T16:19:56Z
2015-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15039
http://hdl.handle.net/10174/15039
url http://hdl.handle.net/10174/15039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. gestão
mcs@uevora.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136565009580032