Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Juliana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1457
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo principal mostrar todas as etapas percorridas ao longo deste ano letivo. No decorrer do estágio profissional e, com o intuito de implementar novas estratégias de desenvolvimento da relação adulto-criança, foram utilizadas estratégias de intervenção baseadas num estudo realizado por investigadores da Universidade de Virgínia. Esta intervenção denomina-se como Banking Time e consiste num conjunto de estratégias que o adulto utiliza para criar laços de afetividade com crianças que revelem uma maior dificuldade em estabelecer relações afetuosas com o mesmo. Desta forma, pretendemos investigar de que modo é que a relação adulto-criança é importante no desenvolvimento das relações pessoais e se este tipo de estratégias poderão ser positivas e utilizadas diariamente para que seja desenvolvida uma relação saudável.The present report was conducted within the period of training carried through in the scope of the Master’s in Preschool Education and has as main goal to demonstrate all that has been done during this school year. During the training period and, with the intent to implement new adultchild relationship development strategies, intervention strategies based on a study by researchers at the University of Virginia were used. This intervention is know as Banking Time and consists of a set of strategies that the adult uses to create ties affective bonds with children who reveal a greater difficulty in establishing affective relationships. Therefore, we intend to investigate how does the adult/child relationship is important in the development of personal relationships and whether such strategies can be positive and used daily so that a healthy relationship can developed.
id RCAP_3ce285c9965945fe3013a98790f2069a
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolarEducação pré-escolar - laços de afetividadeBanking TimeO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo principal mostrar todas as etapas percorridas ao longo deste ano letivo. No decorrer do estágio profissional e, com o intuito de implementar novas estratégias de desenvolvimento da relação adulto-criança, foram utilizadas estratégias de intervenção baseadas num estudo realizado por investigadores da Universidade de Virgínia. Esta intervenção denomina-se como Banking Time e consiste num conjunto de estratégias que o adulto utiliza para criar laços de afetividade com crianças que revelem uma maior dificuldade em estabelecer relações afetuosas com o mesmo. Desta forma, pretendemos investigar de que modo é que a relação adulto-criança é importante no desenvolvimento das relações pessoais e se este tipo de estratégias poderão ser positivas e utilizadas diariamente para que seja desenvolvida uma relação saudável.The present report was conducted within the period of training carried through in the scope of the Master’s in Preschool Education and has as main goal to demonstrate all that has been done during this school year. During the training period and, with the intent to implement new adultchild relationship development strategies, intervention strategies based on a study by researchers at the University of Virginia were used. This intervention is know as Banking Time and consists of a set of strategies that the adult uses to create ties affective bonds with children who reveal a greater difficulty in establishing affective relationships. Therefore, we intend to investigate how does the adult/child relationship is important in the development of personal relationships and whether such strategies can be positive and used daily so that a healthy relationship can developed.2014-07-10T12:57:59Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1457TID:201481774porAbreu, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.345084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
title Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
spellingShingle Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
Abreu, Juliana
Educação pré-escolar - laços de afetividade
Banking Time
title_short Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
title_full Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
title_fullStr Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
title_full_unstemmed Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
title_sort Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
author Abreu, Juliana
author_facet Abreu, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar - laços de afetividade
Banking Time
topic Educação pré-escolar - laços de afetividade
Banking Time
description O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo principal mostrar todas as etapas percorridas ao longo deste ano letivo. No decorrer do estágio profissional e, com o intuito de implementar novas estratégias de desenvolvimento da relação adulto-criança, foram utilizadas estratégias de intervenção baseadas num estudo realizado por investigadores da Universidade de Virgínia. Esta intervenção denomina-se como Banking Time e consiste num conjunto de estratégias que o adulto utiliza para criar laços de afetividade com crianças que revelem uma maior dificuldade em estabelecer relações afetuosas com o mesmo. Desta forma, pretendemos investigar de que modo é que a relação adulto-criança é importante no desenvolvimento das relações pessoais e se este tipo de estratégias poderão ser positivas e utilizadas diariamente para que seja desenvolvida uma relação saudável.The present report was conducted within the period of training carried through in the scope of the Master’s in Preschool Education and has as main goal to demonstrate all that has been done during this school year. During the training period and, with the intent to implement new adultchild relationship development strategies, intervention strategies based on a study by researchers at the University of Virginia were used. This intervention is know as Banking Time and consists of a set of strategies that the adult uses to create ties affective bonds with children who reveal a greater difficulty in establishing affective relationships. Therefore, we intend to investigate how does the adult/child relationship is important in the development of personal relationships and whether such strategies can be positive and used daily so that a healthy relationship can developed.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-10T12:57:59Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1457
TID:201481774
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1457
identifier_str_mv TID:201481774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623055163392