Plano de negócio assiste care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, António José Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5423
Resumo: Neste projeto, é proposto um plano de negócio de uma empresa que aproveita as novas tecnologias, para a adaptação e criação de produtos e serviços de tecnologias de apoio ou dispositivos assistivos, dirigidos à população com necessidades especiais, entre os quais se encontram as pessoas com deficiência e idosas. A criação de um novo negócio de base tecnológica, a I&DT e a diversificação de produtos e serviços, pode ser encarada de diversos modos, através de produtos substitutos, produtos melhorados ou com sinergias tecnológicas e comerciais. Para a ligação das novas tecnologias com a Saúde, torna-se assim fundamental, recursos humanos especializados, proporcionando o estágio e ainda a possibilidade do aparecimento de novos empreendedores que queiram seguir a estratégia da empresa, dando como exemplo o da criação de grupos de trabalho para desenvolver a I&DT com o apoio de universidades como a UTAD, em diversas áreas com a gestão, reabilitação, engenharias, informática, biomédica, medicina, enfermagem. Na recolha de dados secundários, foi dado um maior ênfase ao envelhecimento da população, sendo uma das principais preocupações no domínio da saúde, dada a evolução da população idosa a nível nacional e mundial, já que, estatisticamente, prevê-se que nas próximas duas décadas, o número de idosos em Portugal venha a ultrapassar em três vezes mais o número de jovens (INE, 2010a). No que se refere à recolha de dados primários, foram efetuadas entrevistas a profissionais de saúde e constatou-se a oportunidade de criação da empresa, em consonância com a análise dos dados secundários quantitativos, apurando necessidades, benefícios dos produtos e serviços a desenvolver, avaliando o conceito do negócio e a viabilidade dos produtos e serviços a comercializar, para considerar o registo de patentes ou modelos de utilidade, com o propósito de venda de direitos ou a produção e comercialização. Na conclusão descrevem-se as estratégias de saída que poderão ser várias, desde a criação da empresa e posterior licenciamento de rede de franchising, o que incentiva e fomenta o empreendedorismo, passando pela criação de redes de parcerias, a introdução de produtos e serviços inovadores com a I&DT, registo e proteção de patentes ou modelos de utilidade para implementar a internacionalização.
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Para a ligação das novas tecnologias com a Saúde, torna-se assim fundamental, recursos humanos especializados, proporcionando o estágio e ainda a possibilidade do aparecimento de novos empreendedores que queiram seguir a estratégia da empresa, dando como exemplo o da criação de grupos de trabalho para desenvolver a I&DT com o apoio de universidades como a UTAD, em diversas áreas com a gestão, reabilitação, engenharias, informática, biomédica, medicina, enfermagem. Na recolha de dados secundários, foi dado um maior ênfase ao envelhecimento da população, sendo uma das principais preocupações no domínio da saúde, dada a evolução da população idosa a nível nacional e mundial, já que, estatisticamente, prevê-se que nas próximas duas décadas, o número de idosos em Portugal venha a ultrapassar em três vezes mais o número de jovens (INE, 2010a). No que se refere à recolha de dados primários, foram efetuadas entrevistas a profissionais de saúde e constatou-se a oportunidade de criação da empresa, em consonância com a análise dos dados secundários quantitativos, apurando necessidades, benefícios dos produtos e serviços a desenvolver, avaliando o conceito do negócio e a viabilidade dos produtos e serviços a comercializar, para considerar o registo de patentes ou modelos de utilidade, com o propósito de venda de direitos ou a produção e comercialização. Na conclusão descrevem-se as estratégias de saída que poderão ser várias, desde a criação da empresa e posterior licenciamento de rede de franchising, o que incentiva e fomenta o empreendedorismo, passando pela criação de redes de parcerias, a introdução de produtos e serviços inovadores com a I&DT, registo e proteção de patentes ou modelos de utilidade para implementar a internacionalização.In this project, we propose a business plan for a company that leverages new technologies for adaptation and creation of products and services, assistive technology or devices, aimed at people with special needs, among which are those with disabled and elderly. The creation of a new technology-based business, R & D and diversification of products and services can be viewed in various ways, through substitute products, improved products or commercial and technological synergies. For the connection of new technologies with health, becomes critical to have specialized human resources, providing the stage and the possibility of the emergence of new entrepreneurs who want to follow the company's strategy, for example the creation of working groups to develop R & D with the support of universities as UTAD in several areas, as management, rehabilitation, engineering, computer science, biomedical, medicine, nursing. In the collection of secondary data, a greater emphasis was given to the aging population, one of the major concerns in the field of health, given the evolution of the elderly population that occupies our society and worldwide, statistically it is predicted that in the next two decades, the number of elderly in Portugal will exceed three times the number of young people (INE, 2010a). As regards the collection of primary data, interviews were made to health professionals and founded out the opportunity of creation of the company, in line with the quantitative analysis of secondary data, to identify needs, benefits of the products and services to develop, to evaluate business concept and viability of the products and services to sale, to consider the registration of patents or utility models, with the purpose of selling the rights or the production and marketing. In conclusion we describe the exit strategies that may be several, since the company's inception and subsequent licensing franchising network, which encourages and promotes entrepreneurship through the creation of partnerships networks, the introduction of innovative products and services with R & D, registration and protection of patents and utility models to implement internationalization.2016-01-15T15:33:37Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5423porMartins, António José Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:20.010568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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