A avaliação do desempenho docente - (im)possibilidades de desenvolvimento profissional: estudo de caso numa escola secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Maria do Carmo Martins da Silva Figueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3330
Resumo: Na Região Autónoma da Madeira (RAM), com a introdução do DRR n.º 26/2012/M, de 08 de outubro, iniciou-se uma nova etapa na Avaliação do Desempenho Docente (ADD), que implicou novas metodologias e práticas de avaliação docente até aí inexistentes. Nesse contexto, passou a ser relevante o papel desempenhado pela supervisão pedagógica, nomeadamente, a supervisão da prática letiva, implicando um maior número de instrumentos e fontes de recolha de informação, incluindo a observação de aulas. O novo modelo de avaliação assegurou a função sumativa, mas reforçou a função formativa, numa lógica de avaliação com novas práticas, imbuídas de procedimentos promotores de reflexão e de aprendizagem cooperada, com vista a proporcionar ambientes de construção e de desenvolvimento profissional e melhoria dos resultados escolares dos alunos. O presente estudo teve como principal objetivo compreender as perceções dos docentes acerca do novo modelo de ADD, nomeadamente, as práticas desenvolvidas, as possibilidades de desenvolvimento profissional e os eventuais constrangimentos. O estudo empírico guiou-se por um estudo de caso desenvolvido numa escola secundária da RAM e teve uma natureza mista com cariz exploratório. Concretizou a aplicação de um questionário a todos os docentes, a condução de uma entrevista ao Presidente do Conselho Executivo (PCE) e uma análise documental a documentos de planeamento, referência e orientação da escola. Os principais resultados do estudo de caso indicaram que os docentes, incluindo o PCE da escola, tiveram uma visão, moderadamente positiva dos propósitos, das práticas desenvolvidas na ADD e dos contributos para o desenvolvimento profissional, apontando, maioritariamente, o congelamento da carreira docente e razões de índole relacional entre os intervenientes, como os principais constrangimentos, aliados a um discreto comprometimento organizacional com a ADD, percetível nos documentos analisados. Estes resultados representam um desafio aquando da implementação de futuros modelos de avaliação de professores com vista a melhorar os propósitos desejados.
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O novo modelo de avaliação assegurou a função sumativa, mas reforçou a função formativa, numa lógica de avaliação com novas práticas, imbuídas de procedimentos promotores de reflexão e de aprendizagem cooperada, com vista a proporcionar ambientes de construção e de desenvolvimento profissional e melhoria dos resultados escolares dos alunos. O presente estudo teve como principal objetivo compreender as perceções dos docentes acerca do novo modelo de ADD, nomeadamente, as práticas desenvolvidas, as possibilidades de desenvolvimento profissional e os eventuais constrangimentos. O estudo empírico guiou-se por um estudo de caso desenvolvido numa escola secundária da RAM e teve uma natureza mista com cariz exploratório. Concretizou a aplicação de um questionário a todos os docentes, a condução de uma entrevista ao Presidente do Conselho Executivo (PCE) e uma análise documental a documentos de planeamento, referência e orientação da escola. Os principais resultados do estudo de caso indicaram que os docentes, incluindo o PCE da escola, tiveram uma visão, moderadamente positiva dos propósitos, das práticas desenvolvidas na ADD e dos contributos para o desenvolvimento profissional, apontando, maioritariamente, o congelamento da carreira docente e razões de índole relacional entre os intervenientes, como os principais constrangimentos, aliados a um discreto comprometimento organizacional com a ADD, percetível nos documentos analisados. Estes resultados representam um desafio aquando da implementação de futuros modelos de avaliação de professores com vista a melhorar os propósitos desejados.The introduction of the regional regulatory decree n.º 26/2012/M of October 8 in the Autonomous Region of Madeira started a new chapter in teacher performance evaluation, which required developing new methodologies and assessment practices. The role of pedagogical supervision, in particular of the supervision of teaching practices, became important in this context and required additional tools and sources of information gathering, including classroom observation. The new model of teacher performance evaluation assured its summative purpose, but also reinforced its formative aspect, through novel evaluation procedures promoting reflexive behaviour and cooperative learning, aiming at developing favourable environments for growth and professional development, and improving student educational outcomes. The main goal of this study was to understand teacher’s perception relative to the new performance evaluation model implemented, in particular of the novel procedures performed, the opportunities for professional development and potential constraints. The empirical study was based on a case study conducted at a high-school in Autonomous Region of Madeira and involved mixed methods and exploratory analysis. It comprised a questionnaire to all teachers, an interview with the President of the Executive Council and an analysis of the planning, reference and orientation documents of the school. The main results of the case-study suggested that teaching staff, including the President of the Executive Council, had a moderately positive view on the goals and practices of the introduced evaluation model and its contribution to professional development. In addition to the discreet organisational commitment to the evaluation practices perceptible in the documents analysed, the study showed that the freeze of teacher’s career path and reasons of relational nature between participants were the main obstacles identified. Taken together, this work highlights the challenges during the implementation of new teaching evaluation models with the vision of improving desired outcomes in the future.Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesDigitUMaChaves, Maria do Carmo Martins da Silva Figueira2021-04-28T11:28:32Z2021-03-12T00:00:00Z2021-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3330202695492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:22.719847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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