A versão específica da escala de medo de avaliação Negativa : Dimensionalidade e características psicométricas numa amostra de adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3177 |
Resumo: | A escala de Medo de Avaliação Negativa (MAN) foi desenvolvida para avaliar a preocupação acerca de poder ser avaliado de forma negativa pelos outros. A utilização da sua versão reduzida constituída por 8 itens cotados de forma direta parece vantajosa para a validade do construto avaliado. Ainda assim, alguns dos seus itens poderão estar a referir-se a um medo de avaliação generalizado e não especificamente negativo, fundamentando a necessidade da sua adaptação. Este trabalho teve como objectivo a dimensionalidade e qualidades psicométricas desta versão específica do instrumento, numa amostra de 518 adolescentes, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os resultados indicam um ajustamento aceitável do modelo de medida em um factor. O instrumento apresentou um nível excelente de consistência interna, bem como adequada validade convergente com medidas de ansiedade e evitamento em situações sociais. O instrumento apresenta, assim, boas características psicométricas numa amostra da população adolescente portuguesa, constituindo uma mais-valia na avaliação do medo de avaliação negativa nesta fase do desenvolvimento, para fins de investigação ou clínicos. |
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A versão específica da escala de medo de avaliação Negativa : Dimensionalidade e características psicométricas numa amostra de adolescentesMedo de avaliação negativaAnsiedade socialInstrumentos de auto-respostaFear of negative evaluationSocial anxietySelf-report instrumentsA escala de Medo de Avaliação Negativa (MAN) foi desenvolvida para avaliar a preocupação acerca de poder ser avaliado de forma negativa pelos outros. A utilização da sua versão reduzida constituída por 8 itens cotados de forma direta parece vantajosa para a validade do construto avaliado. Ainda assim, alguns dos seus itens poderão estar a referir-se a um medo de avaliação generalizado e não especificamente negativo, fundamentando a necessidade da sua adaptação. Este trabalho teve como objectivo a dimensionalidade e qualidades psicométricas desta versão específica do instrumento, numa amostra de 518 adolescentes, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os resultados indicam um ajustamento aceitável do modelo de medida em um factor. O instrumento apresentou um nível excelente de consistência interna, bem como adequada validade convergente com medidas de ansiedade e evitamento em situações sociais. O instrumento apresenta, assim, boas características psicométricas numa amostra da população adolescente portuguesa, constituindo uma mais-valia na avaliação do medo de avaliação negativa nesta fase do desenvolvimento, para fins de investigação ou clínicos.ABSTRACT: The Fear of Negative Evaluation Scale (FNE) was developed to evaluate the preoccupation about being negatively evaluated by others in social contexts. The use of its brief version consisting of 8 items assessed directly seems advantageous for construct validity. Even so, some of its items may be referring to a general fear of evaluation and not to a specific of this evaluation being negative, thus supporting the need for their adaptation and specification. The present work intended to study the factor structure and psychometric properties of the Specific Brief Fear of Negative Evaluation - Straightforward in a sample of 518 Portuguese adolescents, aged between 15 and 18. Results showed an acceptable fit for the one-factor measurement model for this instrument. It also achieved excellent internal consistency and an adequate convergent validity with measures of anxiety and avoidance in social situations. The instrument has thus showed good psychometric properties in a sample of adolescents, making it useful for the psychological assessment of fear of negative evaluation within this life stage, either for research or clinical purposes.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPACorreia, LuísaVagos, PaulaRijo, Daniel2014-10-25T13:23:54Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3177porLaboratório de Psicologia, 12(1), 31-401645-792710.14417/lp.653info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:02Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:05.152860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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