O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Diana Catarina Ceisseira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4058
Resumo: Este trabalho pretende perceber quais são as percepções dos profissionais de um serviço de Intervenção precoce sobre as suas práticas, nomeadamente quanto à utilização do modelo centrado na família (ICF) e à utilização dos contextos naturais e rotinas da criança na intervenção. O estudo no âmbito do qual este trabalho foi realizado – O processo de construção de Boas Práticas - decorreu ao longo de três anos. Analisaram-se um total de 37 entrevistas, feitas a 12 responsáveis de caso, baseadas na Listagem das Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce identificadas pela Division for Early Childhood (Sandall et al., 2005) e na “Entrevista/Questionário para Pais e para Técnicos” (Pimentel, 2005), procedendo-se posteriormente a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmam a existência de algumas práticas de Intervenção precoce centradas na família assim como um aproveitamento das rotinas e contextos de vida da criança para promover o seu desenvolvimento. No entanto, ao longo dos três anos, não foi constatada evolução significativa no sentido de uma implementação mais frequente das práticas recomendadas por parte de todos os profissionais entrevistados.
id RCAP_3d28807784e8c787a10d81eede72438c
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção PrecoceIntervenção precoceIntervenção centrada na famíliaPercepções dos profissionaisAvaliação de programas de intervenção precoceEarly InterventionFamily-centered interventionProfessionals’ perceptionsEarly intervention program evaluationPsicologia EducacionalEste trabalho pretende perceber quais são as percepções dos profissionais de um serviço de Intervenção precoce sobre as suas práticas, nomeadamente quanto à utilização do modelo centrado na família (ICF) e à utilização dos contextos naturais e rotinas da criança na intervenção. O estudo no âmbito do qual este trabalho foi realizado – O processo de construção de Boas Práticas - decorreu ao longo de três anos. Analisaram-se um total de 37 entrevistas, feitas a 12 responsáveis de caso, baseadas na Listagem das Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce identificadas pela Division for Early Childhood (Sandall et al., 2005) e na “Entrevista/Questionário para Pais e para Técnicos” (Pimentel, 2005), procedendo-se posteriormente a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmam a existência de algumas práticas de Intervenção precoce centradas na família assim como um aproveitamento das rotinas e contextos de vida da criança para promover o seu desenvolvimento. No entanto, ao longo dos três anos, não foi constatada evolução significativa no sentido de uma implementação mais frequente das práticas recomendadas por parte de todos os profissionais entrevistados.ABSTRACT: This study aims to know the perceptions of providers within an early intervention service regarding family-centered, natural environments and routine-based practices. It is part of a larger study –the process of building good practices – was developed during three years. Thirty seven semi-structured interviews responded by case-managers were analyzed. The interviews were based Recommended Practices of the Division of Early Childhood (Sandall et al., 2005) and on the questionnaire/interview for parents and professionals (Pimentel, 2005). The results of the content analysis showed that some professionals try to implement family-centered intervention and natural environments and routines were frequently used in order to improve children’s development. However, there is no evidence showing that the professionals that were interviewed used recommended practices more frequently in the last year of project.Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaRepositório do ISPAMonteiro, Diana Catarina Ceisseira2015-10-24T15:47:52Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4058porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:48Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:53.546293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
title O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
spellingShingle O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
Monteiro, Diana Catarina Ceisseira
Intervenção precoce
Intervenção centrada na família
Percepções dos profissionais
Avaliação de programas de intervenção precoce
Early Intervention
Family-centered intervention
Professionals’ perceptions
Early intervention program evaluation
Psicologia Educacional
title_short O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
title_full O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
title_fullStr O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
title_full_unstemmed O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
title_sort O processo de construção de Boas práticas: Percepções dos profissionais de Intervenção Precoce
author Monteiro, Diana Catarina Ceisseira
author_facet Monteiro, Diana Catarina Ceisseira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Diana Catarina Ceisseira
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção precoce
Intervenção centrada na família
Percepções dos profissionais
Avaliação de programas de intervenção precoce
Early Intervention
Family-centered intervention
Professionals’ perceptions
Early intervention program evaluation
Psicologia Educacional
topic Intervenção precoce
Intervenção centrada na família
Percepções dos profissionais
Avaliação de programas de intervenção precoce
Early Intervention
Family-centered intervention
Professionals’ perceptions
Early intervention program evaluation
Psicologia Educacional
description Este trabalho pretende perceber quais são as percepções dos profissionais de um serviço de Intervenção precoce sobre as suas práticas, nomeadamente quanto à utilização do modelo centrado na família (ICF) e à utilização dos contextos naturais e rotinas da criança na intervenção. O estudo no âmbito do qual este trabalho foi realizado – O processo de construção de Boas Práticas - decorreu ao longo de três anos. Analisaram-se um total de 37 entrevistas, feitas a 12 responsáveis de caso, baseadas na Listagem das Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce identificadas pela Division for Early Childhood (Sandall et al., 2005) e na “Entrevista/Questionário para Pais e para Técnicos” (Pimentel, 2005), procedendo-se posteriormente a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmam a existência de algumas práticas de Intervenção precoce centradas na família assim como um aproveitamento das rotinas e contextos de vida da criança para promover o seu desenvolvimento. No entanto, ao longo dos três anos, não foi constatada evolução significativa no sentido de uma implementação mais frequente das práticas recomendadas por parte de todos os profissionais entrevistados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2015-10-24T15:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4058
url http://hdl.handle.net/10400.12/4058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130080265371648