Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Hugo Filipe Veríssimo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20808
Resumo: A inovação e a melhoria contínua são fatores importantes para uma empresa conseguir crescer, se fazer sobressair e conquistar os seus colaboradores. Assim, para motivar os colaboradores de uma empresa decidiu-se desenvolver e implementar uma solução no programa Dynamics 365 CE, da Microsoft. Para tal, foi necessário realizar uma análise de valor, fazer um esboço da solução, implementar e monitorizar os resultados ao longo de cinco meses contínuos. Desta forma, foi necessário realizar uma análise de valor, identificando oportunidades, analisando as mesmas, gerando e enriquecendo as ideias, decidindo a ideia final e, por fim, definindo o conceito. Este projecto passou por várias etapas, sendo necessário criar quatro entidades, várias colunas, formulários, listas/vistas, dashboards e desenvolver processos em código. Posteriormente, a solução foi implementada e monitorizou-se os resultados dos primeiros meses do ano de 2022 e comparou-se com o mesmo período de tempo do ano de 2021. Concluiu-se que esta abordagem pode atrair e reter os colaboradores, mas, por outro lado, os dados recolhidos apresentam uma amostragem pequena, pelo que é preciso monitorizar os resultados por mais tempo.
id RCAP_3d2d1d40516a6bc10757b09fd849ebe2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer EngagementDynamics 365 CEGamificaçãoSoluçãoGamificationSolutionA inovação e a melhoria contínua são fatores importantes para uma empresa conseguir crescer, se fazer sobressair e conquistar os seus colaboradores. Assim, para motivar os colaboradores de uma empresa decidiu-se desenvolver e implementar uma solução no programa Dynamics 365 CE, da Microsoft. Para tal, foi necessário realizar uma análise de valor, fazer um esboço da solução, implementar e monitorizar os resultados ao longo de cinco meses contínuos. Desta forma, foi necessário realizar uma análise de valor, identificando oportunidades, analisando as mesmas, gerando e enriquecendo as ideias, decidindo a ideia final e, por fim, definindo o conceito. Este projecto passou por várias etapas, sendo necessário criar quatro entidades, várias colunas, formulários, listas/vistas, dashboards e desenvolver processos em código. Posteriormente, a solução foi implementada e monitorizou-se os resultados dos primeiros meses do ano de 2022 e comparou-se com o mesmo período de tempo do ano de 2021. Concluiu-se que esta abordagem pode atrair e reter os colaboradores, mas, por outro lado, os dados recolhidos apresentam uma amostragem pequena, pelo que é preciso monitorizar os resultados por mais tempo.Innovation and continuous improvement are important factors for a company to be able to grow, make itself and conquer its employees. Thus, to motivate the employees of a company it was decided to develop and implement a solution in the Dynamics 365 CE program, from Microsoft. To do this, it was necessary to perform a value analysis, make an outline of the solution, implement and monitor the results over five continuous months. Thus, it was necessary to perform a value analysis, identifying opportunities, analyzing them, generating and enriching ideas, deciding the final idea and, finally, defining the concept. This project has gone through several steps, and it is necessary to create four entities, multiple columns, forms, lists/views, dashboards and develop processes in code. Subsequently, the solution was implemented and monitored the results of the first months of 2022 and compared with the same time period of 2021. It was concluded that this approach can attract and retain employees, but on the other hand, the data collected is small sampled, so we need to monitor the results for longer.Paulo, Filipe de Faria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Hugo Filipe Veríssimo2022-09-06T11:01:35Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20808TID:203056523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:54.084113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
title Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
spellingShingle Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
Ferreira, Hugo Filipe Veríssimo
Dynamics 365 CE
Gamificação
Solução
Gamification
Solution
title_short Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
title_full Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
title_fullStr Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
title_full_unstemmed Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
title_sort Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
author Ferreira, Hugo Filipe Veríssimo
author_facet Ferreira, Hugo Filipe Veríssimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Filipe de Faria Pacheco
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Hugo Filipe Veríssimo
dc.subject.por.fl_str_mv Dynamics 365 CE
Gamificação
Solução
Gamification
Solution
topic Dynamics 365 CE
Gamificação
Solução
Gamification
Solution
description A inovação e a melhoria contínua são fatores importantes para uma empresa conseguir crescer, se fazer sobressair e conquistar os seus colaboradores. Assim, para motivar os colaboradores de uma empresa decidiu-se desenvolver e implementar uma solução no programa Dynamics 365 CE, da Microsoft. Para tal, foi necessário realizar uma análise de valor, fazer um esboço da solução, implementar e monitorizar os resultados ao longo de cinco meses contínuos. Desta forma, foi necessário realizar uma análise de valor, identificando oportunidades, analisando as mesmas, gerando e enriquecendo as ideias, decidindo a ideia final e, por fim, definindo o conceito. Este projecto passou por várias etapas, sendo necessário criar quatro entidades, várias colunas, formulários, listas/vistas, dashboards e desenvolver processos em código. Posteriormente, a solução foi implementada e monitorizou-se os resultados dos primeiros meses do ano de 2022 e comparou-se com o mesmo período de tempo do ano de 2021. Concluiu-se que esta abordagem pode atrair e reter os colaboradores, mas, por outro lado, os dados recolhidos apresentam uma amostragem pequena, pelo que é preciso monitorizar os resultados por mais tempo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06T11:01:35Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20808
TID:203056523
url http://hdl.handle.net/10400.22/20808
identifier_str_mv TID:203056523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497159983104