Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19028 |
Resumo: | Este documento resulta de um trabalho de estágio realizado numa empresa familiar do setor do calçado, na zona centro1 do país. Entre as diversas atividades desenvolvidas, levamos a cabo uma investigação cujos dados foram obtidos através da observação participante e da aplicação de dois questionários (um estruturado e um semiestruturado) focados no clima motivacional e de engagement. Devido à sua natureza, concedemos especial atenção aos resultados dessa investigação. Os resultados apurados revelam que o dinheiro é, ao mesmo tempo, um fator motivador e desmotivador, embora o clima social também seja um fator fundamental para motivar os colaboradores. O reconhecimento e a identificação do progresso no trabalho são fatores críticos, ainda que os níveis de engagement dos funcionários sejam significativamente elevados na sua grande maioria. As peculiaridades das empresas familiares revelam-se facilitadoras para o bom ambiente organizacional e para relações afetivas fortes e saudáveis. Este facto intensifica-se através da importância destes fatores por parte dos líderes destas empresas. |
id |
RCAP_3d3612384fc1fa7c8afda40727bd38a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/19028 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiarEmpresas familiaresMotivação dos trabalhadoresLiderançaEste documento resulta de um trabalho de estágio realizado numa empresa familiar do setor do calçado, na zona centro1 do país. Entre as diversas atividades desenvolvidas, levamos a cabo uma investigação cujos dados foram obtidos através da observação participante e da aplicação de dois questionários (um estruturado e um semiestruturado) focados no clima motivacional e de engagement. Devido à sua natureza, concedemos especial atenção aos resultados dessa investigação. Os resultados apurados revelam que o dinheiro é, ao mesmo tempo, um fator motivador e desmotivador, embora o clima social também seja um fator fundamental para motivar os colaboradores. O reconhecimento e a identificação do progresso no trabalho são fatores críticos, ainda que os níveis de engagement dos funcionários sejam significativamente elevados na sua grande maioria. As peculiaridades das empresas familiares revelam-se facilitadoras para o bom ambiente organizacional e para relações afetivas fortes e saudáveis. Este facto intensifica-se através da importância destes fatores por parte dos líderes destas empresas.This document is based on an essay regarding an internship in a family company in the shoe industry, located in the central region2 of the country. One of the assignments was to investigate the data collected by having an active observation and the response to two different questionnaires (one structured and one semi-structured) focused on the motivational environment and engagement. Due to its nature, we gave special attention to the results of this investigation. The outcome of this investigation showed that money can both be a motivation but also a discouragement, although the work environment is also a fundamental factor to motivate the participants. It is extremely important to recognise and identify the improvement and progress at work, even if the engagement levels of the participants are already high in the majority of the cases. Family companies sustain unique characteristics that propel good organisation and strong/healthy personal relationships. This factor intensifies because the leaders see them as very important to maintain.Universidade de Aveiro2017-11-28T14:15:58Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19028TID:201934370porOliveira, Diana Filipa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:50Zoai:ria.ua.pt:10773/19028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:50.985961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar |
title |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar |
spellingShingle |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar Oliveira, Diana Filipa Gomes Empresas familiares Motivação dos trabalhadores Liderança |
title_short |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar |
title_full |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar |
title_fullStr |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar |
title_full_unstemmed |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar |
title_sort |
Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar |
author |
Oliveira, Diana Filipa Gomes |
author_facet |
Oliveira, Diana Filipa Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Diana Filipa Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresas familiares Motivação dos trabalhadores Liderança |
topic |
Empresas familiares Motivação dos trabalhadores Liderança |
description |
Este documento resulta de um trabalho de estágio realizado numa empresa familiar do setor do calçado, na zona centro1 do país. Entre as diversas atividades desenvolvidas, levamos a cabo uma investigação cujos dados foram obtidos através da observação participante e da aplicação de dois questionários (um estruturado e um semiestruturado) focados no clima motivacional e de engagement. Devido à sua natureza, concedemos especial atenção aos resultados dessa investigação. Os resultados apurados revelam que o dinheiro é, ao mesmo tempo, um fator motivador e desmotivador, embora o clima social também seja um fator fundamental para motivar os colaboradores. O reconhecimento e a identificação do progresso no trabalho são fatores críticos, ainda que os níveis de engagement dos funcionários sejam significativamente elevados na sua grande maioria. As peculiaridades das empresas familiares revelam-se facilitadoras para o bom ambiente organizacional e para relações afetivas fortes e saudáveis. Este facto intensifica-se através da importância destes fatores por parte dos líderes destas empresas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-11-28T14:15:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/19028 TID:201934370 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/19028 |
identifier_str_mv |
TID:201934370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137590509568000 |