Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diana Filipa Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19028
Resumo: Este documento resulta de um trabalho de estágio realizado numa empresa familiar do setor do calçado, na zona centro1 do país. Entre as diversas atividades desenvolvidas, levamos a cabo uma investigação cujos dados foram obtidos através da observação participante e da aplicação de dois questionários (um estruturado e um semiestruturado) focados no clima motivacional e de engagement. Devido à sua natureza, concedemos especial atenção aos resultados dessa investigação. Os resultados apurados revelam que o dinheiro é, ao mesmo tempo, um fator motivador e desmotivador, embora o clima social também seja um fator fundamental para motivar os colaboradores. O reconhecimento e a identificação do progresso no trabalho são fatores críticos, ainda que os níveis de engagement dos funcionários sejam significativamente elevados na sua grande maioria. As peculiaridades das empresas familiares revelam-se facilitadoras para o bom ambiente organizacional e para relações afetivas fortes e saudáveis. Este facto intensifica-se através da importância destes fatores por parte dos líderes destas empresas.
id RCAP_3d3612384fc1fa7c8afda40727bd38a3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/19028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiarEmpresas familiaresMotivação dos trabalhadoresLiderançaEste documento resulta de um trabalho de estágio realizado numa empresa familiar do setor do calçado, na zona centro1 do país. Entre as diversas atividades desenvolvidas, levamos a cabo uma investigação cujos dados foram obtidos através da observação participante e da aplicação de dois questionários (um estruturado e um semiestruturado) focados no clima motivacional e de engagement. Devido à sua natureza, concedemos especial atenção aos resultados dessa investigação. Os resultados apurados revelam que o dinheiro é, ao mesmo tempo, um fator motivador e desmotivador, embora o clima social também seja um fator fundamental para motivar os colaboradores. O reconhecimento e a identificação do progresso no trabalho são fatores críticos, ainda que os níveis de engagement dos funcionários sejam significativamente elevados na sua grande maioria. As peculiaridades das empresas familiares revelam-se facilitadoras para o bom ambiente organizacional e para relações afetivas fortes e saudáveis. Este facto intensifica-se através da importância destes fatores por parte dos líderes destas empresas.This document is based on an essay regarding an internship in a family company in the shoe industry, located in the central region2 of the country. One of the assignments was to investigate the data collected by having an active observation and the response to two different questionnaires (one structured and one semi-structured) focused on the motivational environment and engagement. Due to its nature, we gave special attention to the results of this investigation. The outcome of this investigation showed that money can both be a motivation but also a discouragement, although the work environment is also a fundamental factor to motivate the participants. It is extremely important to recognise and identify the improvement and progress at work, even if the engagement levels of the participants are already high in the majority of the cases. Family companies sustain unique characteristics that propel good organisation and strong/healthy personal relationships. This factor intensifies because the leaders see them as very important to maintain.Universidade de Aveiro2017-11-28T14:15:58Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19028TID:201934370porOliveira, Diana Filipa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:50Zoai:ria.ua.pt:10773/19028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:50.985961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
title Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
spellingShingle Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
Oliveira, Diana Filipa Gomes
Empresas familiares
Motivação dos trabalhadores
Liderança
title_short Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
title_full Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
title_fullStr Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
title_full_unstemmed Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
title_sort Motivação e engagement: caso de estudo numa empresa familiar
author Oliveira, Diana Filipa Gomes
author_facet Oliveira, Diana Filipa Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diana Filipa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas familiares
Motivação dos trabalhadores
Liderança
topic Empresas familiares
Motivação dos trabalhadores
Liderança
description Este documento resulta de um trabalho de estágio realizado numa empresa familiar do setor do calçado, na zona centro1 do país. Entre as diversas atividades desenvolvidas, levamos a cabo uma investigação cujos dados foram obtidos através da observação participante e da aplicação de dois questionários (um estruturado e um semiestruturado) focados no clima motivacional e de engagement. Devido à sua natureza, concedemos especial atenção aos resultados dessa investigação. Os resultados apurados revelam que o dinheiro é, ao mesmo tempo, um fator motivador e desmotivador, embora o clima social também seja um fator fundamental para motivar os colaboradores. O reconhecimento e a identificação do progresso no trabalho são fatores críticos, ainda que os níveis de engagement dos funcionários sejam significativamente elevados na sua grande maioria. As peculiaridades das empresas familiares revelam-se facilitadoras para o bom ambiente organizacional e para relações afetivas fortes e saudáveis. Este facto intensifica-se através da importância destes fatores por parte dos líderes destas empresas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-11-28T14:15:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/19028
TID:201934370
url http://hdl.handle.net/10773/19028
identifier_str_mv TID:201934370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137590509568000