Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Ana Catarina Fortunato
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/28430
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_3d4787bc43e4122aac9ae882cf1d74f4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em PortugalEstratégiaPesquisa qualitativaTurismo médicoStrategyQualitative researchMedical tourism379.85614Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaO Turismo Médico não é um conceito novo. Já ouvimos e vimos nos meios de comunicação social nacionais inúmeros apelos para ajudar famílias a fazerem tratamentos em Cuba ou nos Estados Unidos da América. Cada vez mais as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida que se reflete nas questões de saúde e no crescimento deste cluster em vários países do mundo. Esta dissertação discute, assim, a importância do Turismo Médico para a economia dos países e para o próprio setor do Turismo, questionando quais os fatores e condições que fariam de Portugal um player de referência neste nicho de mercado. A metodologia de investigação desenvolve-se através da recolha de dados por entrevistas, notícias e reportagens nacionais sobre o cluster do Turismo Médico, sendo que a análise dos mesmos é feita à luz das reflexões teóricas acerca da Análise de Conteúdo. Esta metodologia permitirá contribuir para uma estratégia nacional integrada de Turismo Médico, focando, sobretudo, a importância do papel do Estado nos incentivos ao investimento interno por parte da cadeia de valor que constitui o cluster. A dissertação conclui que é a qualidade o principal fator impulsionador da escolha do destino médico, sendo que Portugal poderá competir com os restantes players através das suas características endógenas que podem ser consideradas vantagens competitivas sustentáveis: o clima, a gastronomia, a hospitalidade, etc. Para além disso, a oferta de um pacote completo e inovador ao turista revela-se um ponto fulcral, bem como, a comunicação dos serviços nos mercados-chave identificados e do reconhecimento nacional e internacional dos profissionais de saúde e infraestruturas médicas nacionais. Este estudo tem como principal objetivo ser um contributo teórico para o cluster do Turismo Médico em Portugal, ainda pouco explorado, e fornecer alguns tópicos-chave daquilo que poderá constituir a Estratégia Nacional de Turismo Médico.Medical Tourism is not a new idea. We have heard and seen in the media numerous national appeals to help families make treatments in Cuba or in the United States of America. Increasingly people are seeking for a better quality of life that reflects the issues of health and growth of this cluster in many countries around the world. This paper thus discusses the importance of Medical Tourism to the economy and to the tourism sector itself, questioning which factors and conditions would make Portugal a reference player in this niche market. The research methodology is developed by collecting data through interviews and national news on the Medical Tourism cluster, and their analysis is made through theoretical reflections on content analysis. This methodology will contribute to an integrated national strategy for Medical Tourism, focusing the important role of the State in incentives for inward investment to the companies that constitute the cluster. The study concludes that the quality is the main factor driving the choice of medical destination, and Portugal can compete with other players through their endogenous characteristics that can be considered sustainable competitive advantages: the climate, the food, the hospitality, etc.. In addition, the offer of a complete and innovative package to tourists proves to be a focal point, as well as communication services in key markets identified and the national and international recognition of health professionals and national medical infrastructure. This study aims to be a theoretical contribution to the Medical Tourism product in Portugal, still poorly explored, and provide some key topics of what might constitute a National Strategy for Medical Tourism.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoNovo, Ana Catarina Fortunato20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/28430por201087588info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:18.937226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
title Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
spellingShingle Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
Novo, Ana Catarina Fortunato
Estratégia
Pesquisa qualitativa
Turismo médico
Strategy
Qualitative research
Medical tourism
379.85
614
title_short Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
title_full Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
title_fullStr Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
title_full_unstemmed Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
title_sort Internacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
author Novo, Ana Catarina Fortunato
author_facet Novo, Ana Catarina Fortunato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo, Ana Catarina Fortunato
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Pesquisa qualitativa
Turismo médico
Strategy
Qualitative research
Medical tourism
379.85
614
topic Estratégia
Pesquisa qualitativa
Turismo médico
Strategy
Qualitative research
Medical tourism
379.85
614
description Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/28430
url https://hdl.handle.net/1822/28430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201087588
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132585530490880