Cultural Awareness Military Training em Portugal, o Estudo de Caso do Afeganistão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Tiago
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9862
Resumo: O estudo relacionado com a atuação das forças no conflito do Afeganistão, reúne em si um conjunto de problemas associados ao relevo e à cultura. Esta investigação tem como título “Cultural Awareness Military Training em Portugal, o Estudo de Caso do Afeganistão”, e surge no seguimento da problemática ligada à cultura. O objetivo da mesma é apresentar uma caraterização da instrução e treino das questões ligadas à cultura, no aprontamento de uma força nacional para o teatro de operações do Afeganistão, verificando o resultado da sua aplicação. A pergunta inerente à problemática estudada é “Em que medida é o Cultural Awareness Military Training relevante para o sucesso das missões das FND portuguesas no Afeganistão?”, que se refere a todas as forças destacadas pelo Exército para este território nos períodos compreendidos entre 2002 e 2014. Para alcançar esse objetivo e responder às questões levantadas durante a investigação, o trabalho recorreu a uma abordagem metodológica hipotético-dedutiva, através do método de estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas na investigação foram a recolha de dados a partir de dados documentais e através de entrevistas semidiretivas. Conclui-se, com a presente investigação, que a formação e treino das forças nacionais destacadas para este teatro, quer em termos de forças constituídas, quer em termos individuais, teve, ao longo do tempo, um evoluir quer na abordagem, quer no número de tempos de instrução, verificando-se uma evolução na forma de se ministrarem estas instruções, na sua apresentação e na seleção do público-alvo. Concluiu-se também que fruto das caraterísticas culturais associadas ao povo português, os nossos militares obtiveram grande sucesso junto da população militar e civil neste teatro. Tais caraterísticas são diversas vezes apontadas como fator de sucesso das missões desempenhadas pelos nossos militares e também referenciadas com grande destaque por militares, não só afegãos, mas também de outras nações que interagiram diariamente neste território. Palavras-chave:
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A pergunta inerente à problemática estudada é “Em que medida é o Cultural Awareness Military Training relevante para o sucesso das missões das FND portuguesas no Afeganistão?”, que se refere a todas as forças destacadas pelo Exército para este território nos períodos compreendidos entre 2002 e 2014. Para alcançar esse objetivo e responder às questões levantadas durante a investigação, o trabalho recorreu a uma abordagem metodológica hipotético-dedutiva, através do método de estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas na investigação foram a recolha de dados a partir de dados documentais e através de entrevistas semidiretivas. Conclui-se, com a presente investigação, que a formação e treino das forças nacionais destacadas para este teatro, quer em termos de forças constituídas, quer em termos individuais, teve, ao longo do tempo, um evoluir quer na abordagem, quer no número de tempos de instrução, verificando-se uma evolução na forma de se ministrarem estas instruções, na sua apresentação e na seleção do público-alvo. Concluiu-se também que fruto das caraterísticas culturais associadas ao povo português, os nossos militares obtiveram grande sucesso junto da população militar e civil neste teatro. Tais caraterísticas são diversas vezes apontadas como fator de sucesso das missões desempenhadas pelos nossos militares e também referenciadas com grande destaque por militares, não só afegãos, mas também de outras nações que interagiram diariamente neste território. Palavras-chave:Abstract The study is related with the actuation of the military forces in the Afghanistan conflict, unites within itself a combination of problems associated with the morphology of the grounds and the culture. This investigation has the title “Cultural Awareness Military Training in Portugal” and The Case Study of Afghanistan, and surges due to the problematics attached to the culture. The objective of the same is to present a characterization of the instructions and training of the questions related to the culture, in the deployment of a national force for the theatre of operations of Afghanistan, verifying the result in its application. The question inherent to the problematics studied is “In which measure is the Cultural Awareness Military Training relevant to the success of the missions of the Portuguese FND (Nacional Deployed Forces) in Afghanistan?”, which refers to all deployed forces by the Army to this territories in periods understood between 2002-2014. To reach this objective and answer the researched questions raised during this investigation, the study appealed to an approach of hypothetic-deductive methodology, through the method of case study. The technics of retrieving data used in the investigation were the retrieval of data from documented data and through semi direct interviews. We conclude, with the present investigation, that the formation of national trained forces deployed to this theatre, be it in terms of constituted forces, be in terms of individual forces, had, throughout this time, an evolution be it in the approach, be it in the number of times of instruction, in its presentation and in the selection of target public. We also conclude the fruits of the cultural characteristics associated with the Portuguese people, that our armies obtained great success with civil and military population of this theatre. Such characteristics have been diverse times pointed out as a factor of success of the missions done by our armies and also referred with great distinct by military forces, not just the Afghanistan, but also by other nations that interacted daily in this territory. Keywords: Cultural Awareness Military Training, Afghanistan, Culture, EducationAcademia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumPires, Tiago2015-10-07T09:27:12Z2015-07-01T00:00:00Z2015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9862201408546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:17.009028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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