A participação ativa das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Alexandra Filipa Louro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14396
Resumo: Relatório de Prática Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
id RCAP_3d697e1f3de04f23da862d8c9d0098cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação ativa das criançasComunicaçãoEscutaParticipaçãoReflexãoCriançasEducação pré-escolarChildrenParticipationReflectionListeningCommunicationPreschool educationPedagogyRelatório de Prática Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolarO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada módulo II (PPS II), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A PPS II foi realizada num Jardim de Infância (JI) privado em Lisboa, com um grupo de vinte e duas crianças em que as idades estão compreendidas entre os 3 e os 6 anos da idade. Este documento tem como objetivo retratar o percurso percorrido enquanto estagiária durante seis meses de intervenção pedagógica. Inclui uma componente descritiva e reflexiva de toda a ação pedagógica realizada em interação com as crianças, equipa educativa, famílias e restante comunidade educativa. É desenvolvida e retratada também uma componente investigativa sobre uma temática selecionada no decorrer da prática pedagógica. Esta investigação foi desenvolvida numa sala que segue os princípios orientadores do modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna, privilegiando assim os princípios defendidos pelo mesmo, que assentam na promoção da participação das crianças através da gestão partilhada do currículo e do ambiente educativo. Neste sentido senti necessidade de aprofundar possíveis estratégias para alcançar um ambiente educativo que colocasse em prática o direito à participação por parte das crianças. Assim, o aprofundamento da temática em estudo permitiu-me clarificar alguns conceitos, nomeadamente o de participação. Possibilitou ainda, ficar a conhecer os diferentes níveis de participação e os elementos que os influenciam. Por outro lado, permitiu-me analisar quais são os instrumentos e momentos da rotina potenciadores ou não de uma participação ativa. Para além disto, verifiquei a potencialidade dos momentos comunicativos no que diz respeito à participação ativa das crianças no ambiente educativo. Como esperado, devido à dimensão do tema, esta problemática deixou vários caminhos em aberto no que diz respeito a ambiente participativos e como promovê-los. O relatório apresenta ainda uma reflexão final onde mais uma vez exponho o meu olhar sobre a construção da minha profissionalidade docente enquanto futura educadora de infância.ABSTRACT The present document was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice module II, integrated into the Master's Degree in Preschool Education. The Curricular Unit was held in a private kindergarten in Lisbon, with twenty two children aged 3 to 6 years old. This report aims to portray the path taken as an intern educator during six months of intervention. It includes a descriptive and reflective component of all the pedagogical action in interaction with the children, the pedagogical team, families, and the educational community. A research study was also carried out on a topic selected during the pedagogical practice. This study was in a classroom that follows the guiding principles of the Modern School Movement, thus privileging the principles defended by it, which are based on promoting children's participation through the shared management of the curriculum and surrounding environment.For that reason, it was felt the need to deepen possible strategies to achieve an educational environment that would put into practice the right to participation by each child. Therefore, deepening the subject under study allowed clarifying some concepts, namely the participation. It also made it possible to know the different levels of participation and the elements that influence it. On the other hand, it allowed analyzing the instruments and moments of the routine that enhance or not active participation. As expected, due to the dimension of the theme, this issue left several paths open concerning participatory environments and how to promote them.The report also presents a final reflection that intends to expose the construction of the professionality as a future kindergarten teacher.Rosa, ManuelaRCIPLPimenta, Alexandra Filipa Louro2022-03-08T09:36:35Z2021-12-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14396TID:202930009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:12.604972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação ativa das crianças
title A participação ativa das crianças
spellingShingle A participação ativa das crianças
Pimenta, Alexandra Filipa Louro
Comunicação
Escuta
Participação
Reflexão
Crianças
Educação pré-escolar
Children
Participation
Reflection
Listening
Communication
Preschool education
Pedagogy
title_short A participação ativa das crianças
title_full A participação ativa das crianças
title_fullStr A participação ativa das crianças
title_full_unstemmed A participação ativa das crianças
title_sort A participação ativa das crianças
author Pimenta, Alexandra Filipa Louro
author_facet Pimenta, Alexandra Filipa Louro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Alexandra Filipa Louro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Escuta
Participação
Reflexão
Crianças
Educação pré-escolar
Children
Participation
Reflection
Listening
Communication
Preschool education
Pedagogy
topic Comunicação
Escuta
Participação
Reflexão
Crianças
Educação pré-escolar
Children
Participation
Reflection
Listening
Communication
Preschool education
Pedagogy
description Relatório de Prática Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2021-12-07T00:00:00Z
2022-03-08T09:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14396
TID:202930009
url http://hdl.handle.net/10400.21/14396
identifier_str_mv TID:202930009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493830090752