Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marôpo, Lidia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22719
Resumo: As temáticas ligadas à infância e à adolescência têm conseguido um espaço crescente nos media noticiosos brasileiros. A atenção da imprensa a temas como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, educação, entre outros, deve-se principalmente à mobilização da sociedade civil organizada em torno destas questões. Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, os discursos sobre os direitos infanto-juvenis estão a ganhar contornos de reivindicação política, amparados legalmente, ultrapassando o cariz filantrópico. Os actores sociais que contribuíram para essa mudança trabalham principalmente em organizações não-governamentais e têm percebido que é preciso transformar a causa num tema claro e de legitimidade socialmente reconhecida. Nesse sentido, os media são considerados elementos fundamentais. Reconhecemos a desigualdade de acesso aos media e seus interesses políticos e económicos, mas também o poder dos movimentos sociais organizados, que conseguem interferir na produção do discurso mediático e consequentemente influenciar a construção da agenda política.
id RCAP_3d73b3976b313713b3dcd996f5787b47
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no BrasilInfânciaMediaJornalismoMovimentos sociaisDireitos infanto-juvenisSociedade civilAs temáticas ligadas à infância e à adolescência têm conseguido um espaço crescente nos media noticiosos brasileiros. A atenção da imprensa a temas como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, educação, entre outros, deve-se principalmente à mobilização da sociedade civil organizada em torno destas questões. Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, os discursos sobre os direitos infanto-juvenis estão a ganhar contornos de reivindicação política, amparados legalmente, ultrapassando o cariz filantrópico. Os actores sociais que contribuíram para essa mudança trabalham principalmente em organizações não-governamentais e têm percebido que é preciso transformar a causa num tema claro e de legitimidade socialmente reconhecida. Nesse sentido, os media são considerados elementos fundamentais. Reconhecemos a desigualdade de acesso aos media e seus interesses políticos e económicos, mas também o poder dos movimentos sociais organizados, que conseguem interferir na produção do discurso mediático e consequentemente influenciar a construção da agenda política.Minerva CoimbraRepositório ComumMarôpo, Lidia2018-05-03T12:08:19Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22719porMarôpo, L. (2005). Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil. Media & Jornalismo, 4 (6), 43-59.1645-5681info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:58.595947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
title Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
spellingShingle Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
Marôpo, Lidia
Infância
Media
Jornalismo
Movimentos sociais
Direitos infanto-juvenis
Sociedade civil
title_short Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
title_full Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
title_fullStr Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
title_full_unstemmed Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
title_sort Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
author Marôpo, Lidia
author_facet Marôpo, Lidia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marôpo, Lidia
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Media
Jornalismo
Movimentos sociais
Direitos infanto-juvenis
Sociedade civil
topic Infância
Media
Jornalismo
Movimentos sociais
Direitos infanto-juvenis
Sociedade civil
description As temáticas ligadas à infância e à adolescência têm conseguido um espaço crescente nos media noticiosos brasileiros. A atenção da imprensa a temas como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, educação, entre outros, deve-se principalmente à mobilização da sociedade civil organizada em torno destas questões. Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, os discursos sobre os direitos infanto-juvenis estão a ganhar contornos de reivindicação política, amparados legalmente, ultrapassando o cariz filantrópico. Os actores sociais que contribuíram para essa mudança trabalham principalmente em organizações não-governamentais e têm percebido que é preciso transformar a causa num tema claro e de legitimidade socialmente reconhecida. Nesse sentido, os media são considerados elementos fundamentais. Reconhecemos a desigualdade de acesso aos media e seus interesses políticos e económicos, mas também o poder dos movimentos sociais organizados, que conseguem interferir na produção do discurso mediático e consequentemente influenciar a construção da agenda política.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2018-05-03T12:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/22719
url http://hdl.handle.net/10400.26/22719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marôpo, L. (2005). Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil. Media & Jornalismo, 4 (6), 43-59.
1645-5681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Minerva Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Minerva Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135364355457024