O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Inês Daniela Miranda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1846
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre na especialidade Profissional de Educaçãp Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_3d774067954da30083837f0bf7563f51
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEBtransiçãoarticulaçãocontinuidade educativaeducação pré-escolar1º ciclo do ensino básico.transitionconnectioncontinuity educationpreschool educationprimary schoolRelatório de estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre na especialidade Profissional de Educaçãp Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório visa relatar as várias etapas percorridas ao longo desta minha iniciação à prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários contextos de estágio (Creche, Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), assim como as aprendizagens mais significativas que nestes realizei como futura profissional de ensino. Apresenta-se ainda a investigação emergente da minha prática sobre a “transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino do ensino básico”, onde é exposta a importância que devemos atribuir aos momentos detransição, de forma a garantir a continuidade educativa, nomeadamente, a articulação. No final deste relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.This report aims to describe the various steps taken along this introduction to my teaching practice with in the Masters in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This paper aims to present the experiences in a variety of stage contexts (Nursery, Childhood Garden and 1st Cycle of Basic Education), as well as more meaningful learning that realized as a future teachingprofessional. Still present my research of the transition from Preschool to Primary School, based on my experience. My research provides an analysis of the importance of the transition moments, in order to ensure the progress of education, namely the connection. At the end of this report we share some reflections about the academic route developed along the three and a half years of the Master in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLuís, Inês Daniela Miranda2017-08-14T16:09:33Z2014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1846TID:201160005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.701440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
title O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
spellingShingle O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
Luís, Inês Daniela Miranda
transição
articulação
continuidade educativa
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico.
transition
connection
continuity education
preschool education
primary school
title_short O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
title_full O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
title_fullStr O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
title_full_unstemmed O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
title_sort O papel do educador/professor na promoção da continuidade educativa entre Pré-Escolar e 1º CEB
author Luís, Inês Daniela Miranda
author_facet Luís, Inês Daniela Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ramiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Inês Daniela Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv transição
articulação
continuidade educativa
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico.
transition
connection
continuity education
preschool education
primary school
topic transição
articulação
continuidade educativa
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico.
transition
connection
continuity education
preschool education
primary school
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre na especialidade Profissional de Educaçãp Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
2014-07-15T00:00:00Z
2017-08-14T16:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1846
TID:201160005
url http://hdl.handle.net/10400.15/1846
identifier_str_mv TID:201160005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030351880192