Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiny, José Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28530
Resumo: O presente relatório de estágio visa apresentar a crucial importância das infografias para os jornais e leitores, com base em várias fundamentações mais teóricas, do processo cognitivo, e do design de vários autores com voz na matéria, de entre os quais se destaca três que acrescentam muito valor a esta pesquisa, Jean Piaget, Alberto Cairo, Edward Tufte. O documento encontra-se estruturado em quatro capítulos. No primeiro, foram explanados diversos aspetos e teorias sobre o real funcionamento do nosso processo cognitivo na absorção das informações, para se perceber o seu funcionamento e como os elementos gráficos influenciam de forma positiva este processo. O segundo capítulo, foi dedicado à apresentação da infografia no que diz respeito aos marcos na história. Já no terceiro capítulo é feita a argumentação sobre os dois primeiros capítulos, explicando assim, a assertividade das infografias para a comunicação jornalística. E é apresentado o resultado do inquérito desenvolvido em diversos jornais e aos leitores, nacionais e internacionais de forma a revelar o real uso das infografias pelos jornais e real interesse da parte dos leitores em ter as infografias como um recurso de exposição de informação. Onde foi constatado que, apesar do reconhecimento da relevância das infografias, tanto pelos jornais como pelos leitores, a mesma tem sido pouco utilizada. Já no quarto e último capítulo é apresentada a experiência profissional adquirida através do estágio curricular do Mestrado em Design Editorial no Instituto Politécnico de Tomar, no Jornal de Negócios, onde houve a oportunidade de conhecer a realidade interna de um dos maiores jornais nacional no segmento económico. Todo o percurso efetuado na tese leva à importância das infografias como um recurso de transmissão de informação de forma a contrariar a abdicação ou o fraco uso das mesmas pelos jornais e o modo como estas alterações influenciam o conteúdo gráfico e o modo como o leitor encara as publicações.
id RCAP_3d9c91d494a10d1f2cb714fff9f3d462
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensaInfografiaComunicação visualProcesso cognitivoDesign de informaçãoJornal de negóciosArtesO presente relatório de estágio visa apresentar a crucial importância das infografias para os jornais e leitores, com base em várias fundamentações mais teóricas, do processo cognitivo, e do design de vários autores com voz na matéria, de entre os quais se destaca três que acrescentam muito valor a esta pesquisa, Jean Piaget, Alberto Cairo, Edward Tufte. O documento encontra-se estruturado em quatro capítulos. No primeiro, foram explanados diversos aspetos e teorias sobre o real funcionamento do nosso processo cognitivo na absorção das informações, para se perceber o seu funcionamento e como os elementos gráficos influenciam de forma positiva este processo. O segundo capítulo, foi dedicado à apresentação da infografia no que diz respeito aos marcos na história. Já no terceiro capítulo é feita a argumentação sobre os dois primeiros capítulos, explicando assim, a assertividade das infografias para a comunicação jornalística. E é apresentado o resultado do inquérito desenvolvido em diversos jornais e aos leitores, nacionais e internacionais de forma a revelar o real uso das infografias pelos jornais e real interesse da parte dos leitores em ter as infografias como um recurso de exposição de informação. Onde foi constatado que, apesar do reconhecimento da relevância das infografias, tanto pelos jornais como pelos leitores, a mesma tem sido pouco utilizada. Já no quarto e último capítulo é apresentada a experiência profissional adquirida através do estágio curricular do Mestrado em Design Editorial no Instituto Politécnico de Tomar, no Jornal de Negócios, onde houve a oportunidade de conhecer a realidade interna de um dos maiores jornais nacional no segmento económico. Todo o percurso efetuado na tese leva à importância das infografias como um recurso de transmissão de informação de forma a contrariar a abdicação ou o fraco uso das mesmas pelos jornais e o modo como estas alterações influenciam o conteúdo gráfico e o modo como o leitor encara as publicações.Instituto Politécnico de TomarCarvalho, Mário Miguel JesusRepositório ComumTiny, José Martins2019-05-16T14:10:39Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28530TID:202230996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:56.748742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
title Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
spellingShingle Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
Tiny, José Martins
Infografia
Comunicação visual
Processo cognitivo
Design de informação
Jornal de negócios
Artes
title_short Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
title_full Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
title_fullStr Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
title_full_unstemmed Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
title_sort Potencial papel da infografia para a comunicação na imprensa
author Tiny, José Martins
author_facet Tiny, José Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Mário Miguel Jesus
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiny, José Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Infografia
Comunicação visual
Processo cognitivo
Design de informação
Jornal de negócios
Artes
topic Infografia
Comunicação visual
Processo cognitivo
Design de informação
Jornal de negócios
Artes
description O presente relatório de estágio visa apresentar a crucial importância das infografias para os jornais e leitores, com base em várias fundamentações mais teóricas, do processo cognitivo, e do design de vários autores com voz na matéria, de entre os quais se destaca três que acrescentam muito valor a esta pesquisa, Jean Piaget, Alberto Cairo, Edward Tufte. O documento encontra-se estruturado em quatro capítulos. No primeiro, foram explanados diversos aspetos e teorias sobre o real funcionamento do nosso processo cognitivo na absorção das informações, para se perceber o seu funcionamento e como os elementos gráficos influenciam de forma positiva este processo. O segundo capítulo, foi dedicado à apresentação da infografia no que diz respeito aos marcos na história. Já no terceiro capítulo é feita a argumentação sobre os dois primeiros capítulos, explicando assim, a assertividade das infografias para a comunicação jornalística. E é apresentado o resultado do inquérito desenvolvido em diversos jornais e aos leitores, nacionais e internacionais de forma a revelar o real uso das infografias pelos jornais e real interesse da parte dos leitores em ter as infografias como um recurso de exposição de informação. Onde foi constatado que, apesar do reconhecimento da relevância das infografias, tanto pelos jornais como pelos leitores, a mesma tem sido pouco utilizada. Já no quarto e último capítulo é apresentada a experiência profissional adquirida através do estágio curricular do Mestrado em Design Editorial no Instituto Politécnico de Tomar, no Jornal de Negócios, onde houve a oportunidade de conhecer a realidade interna de um dos maiores jornais nacional no segmento económico. Todo o percurso efetuado na tese leva à importância das infografias como um recurso de transmissão de informação de forma a contrariar a abdicação ou o fraco uso das mesmas pelos jornais e o modo como estas alterações influenciam o conteúdo gráfico e o modo como o leitor encara as publicações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-05-16T14:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28530
TID:202230996
url http://hdl.handle.net/10400.26/28530
identifier_str_mv TID:202230996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133631730417664