As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Filipa I R
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3000
Resumo: A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Sé e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Bonfim, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, nos anos letivos 2013/2014 (2º semestre) e 2014/2015 (1º semestre). O presente documento expressa as práticas pedagógicas experimentadas e apresenta a reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, especificamente as vivenciadas no pré-escolar, apresenta-se um breve estudo de caso de natureza qualitativa, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática das tipologias textuais, procurando aferir-se de que modo a exploração de diferentes tipos de textos pode contribuir para a estimulação da emergência da leitura na educação pré-escolar. Na procura de algumas respostas, planeámos atividades que envolvessem cinco tipologias textuais diferentes, utilizando, nomeadamente, o texto informativo, narrativo, poético, dramático e instrucional, e escolhendo um local onde a leitura se revelasse aprazível: a biblioteca do Jardim-de-Infância. No final desta breve investigação empírica, ficou claro que a tipologia textual com mais impacto junto do público-alvo foi o texto narrativo, provavelmente pela familiaridade que as crianças possuem com este tipo de texto. Contudo, houve bastante curiosidade relativamente às restantes tipologias apresentadas e, no final das atividades, todas reconheciam com bastante facilidade a marca textual e os objetivos de cada um dos textos, distinguindo-os entre si, “lendo-os” ainda sem saberem ler. Tais constatações permitem-nos dizer, ainda que num universo muito limitado, dada a reduzida dimensão da amostra, que a introdução de diferentes tipologias textuais se configura como um elemento facilitador de motivação para a leitura e, consequentemente, para a emergência da leitura em idade pré-escolar.
id RCAP_3d9f1c724bd5d07286178f16298686b3
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolarPrática de ensino supervisionadaeducação pré-escolarleituratipologias textuaisA elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Sé e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Bonfim, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, nos anos letivos 2013/2014 (2º semestre) e 2014/2015 (1º semestre). O presente documento expressa as práticas pedagógicas experimentadas e apresenta a reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, especificamente as vivenciadas no pré-escolar, apresenta-se um breve estudo de caso de natureza qualitativa, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática das tipologias textuais, procurando aferir-se de que modo a exploração de diferentes tipos de textos pode contribuir para a estimulação da emergência da leitura na educação pré-escolar. Na procura de algumas respostas, planeámos atividades que envolvessem cinco tipologias textuais diferentes, utilizando, nomeadamente, o texto informativo, narrativo, poético, dramático e instrucional, e escolhendo um local onde a leitura se revelasse aprazível: a biblioteca do Jardim-de-Infância. No final desta breve investigação empírica, ficou claro que a tipologia textual com mais impacto junto do público-alvo foi o texto narrativo, provavelmente pela familiaridade que as crianças possuem com este tipo de texto. Contudo, houve bastante curiosidade relativamente às restantes tipologias apresentadas e, no final das atividades, todas reconheciam com bastante facilidade a marca textual e os objetivos de cada um dos textos, distinguindo-os entre si, “lendo-os” ainda sem saberem ler. Tais constatações permitem-nos dizer, ainda que num universo muito limitado, dada a reduzida dimensão da amostra, que a introdução de diferentes tipologias textuais se configura como um elemento facilitador de motivação para a leitura e, consequentemente, para a emergência da leitura em idade pré-escolar.Instituto Politécnico da Guarda2016-10-13T14:12:32Z2016-10-132016-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3000http://hdl.handle.net/10314/3000TID:201255510porBorges, Filipa I Rinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:56:14Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:27.128851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
title As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
spellingShingle As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
Borges, Filipa I R
Prática de ensino supervisionada
educação pré-escolar
leitura
tipologias textuais
title_short As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
title_full As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
title_fullStr As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
title_full_unstemmed As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
title_sort As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
author Borges, Filipa I R
author_facet Borges, Filipa I R
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Filipa I R
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
educação pré-escolar
leitura
tipologias textuais
topic Prática de ensino supervisionada
educação pré-escolar
leitura
tipologias textuais
description A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Sé e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Bonfim, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, nos anos letivos 2013/2014 (2º semestre) e 2014/2015 (1º semestre). O presente documento expressa as práticas pedagógicas experimentadas e apresenta a reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, especificamente as vivenciadas no pré-escolar, apresenta-se um breve estudo de caso de natureza qualitativa, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática das tipologias textuais, procurando aferir-se de que modo a exploração de diferentes tipos de textos pode contribuir para a estimulação da emergência da leitura na educação pré-escolar. Na procura de algumas respostas, planeámos atividades que envolvessem cinco tipologias textuais diferentes, utilizando, nomeadamente, o texto informativo, narrativo, poético, dramático e instrucional, e escolhendo um local onde a leitura se revelasse aprazível: a biblioteca do Jardim-de-Infância. No final desta breve investigação empírica, ficou claro que a tipologia textual com mais impacto junto do público-alvo foi o texto narrativo, provavelmente pela familiaridade que as crianças possuem com este tipo de texto. Contudo, houve bastante curiosidade relativamente às restantes tipologias apresentadas e, no final das atividades, todas reconheciam com bastante facilidade a marca textual e os objetivos de cada um dos textos, distinguindo-os entre si, “lendo-os” ainda sem saberem ler. Tais constatações permitem-nos dizer, ainda que num universo muito limitado, dada a reduzida dimensão da amostra, que a introdução de diferentes tipologias textuais se configura como um elemento facilitador de motivação para a leitura e, consequentemente, para a emergência da leitura em idade pré-escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T14:12:32Z
2016-10-13
2016-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3000
http://hdl.handle.net/10314/3000
TID:201255510
url http://hdl.handle.net/10314/3000
identifier_str_mv TID:201255510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136917812412416