Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Hércules Miguel Caldeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1054
Resumo: Este documento tem como principal propósito relatar e reflectir todo o percurso efetuado ao longo do estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2014-2015. O presente trabalho visa dar resposta às linhas programáticas estipuladas para o Mestrado em Ensino da Educação Física na Universidade da Madeira. Procura também expressar as principais vivências deste processo complexo, da teoria à prática, e reflectir sobre as dificuldades, estratégias e competências adquiridas. A prática letiva implicou a gestão constante do processo ensino aprendizagem numa turma do 7º ano. Dá-se grande foco à avaliação e aos seus critérios, pois é um aspeto fundamental devido ao papel regulador das práticas pedagógicas. Com as assistências às aulas tende-se adquirir e desenvolver competências na observação. Nas atividades de integração no meio foram realizadas a caraterização da turma, o estudo de caso e duas atividades de extensão curricular. Foram também desenvolvidas também as atividades de integração na comunidade escolar (IV Festival de Desporto da Levada), que consiste em proporcionar à comunidade escolar a experimentação, conhecimento e aquisição de competências de modalidades normalmente pouco abordadas no meio escolar. Em simultâneo, foram desenvolvidas as atividades de natureza científico-pedagógica, tendo como principal objetivo o aumento da dinâmica no grupo de Educação Física (EF) (ação científico-pedagógica individual), abordando a problemática da inclusão de alunos com Necessidades Especiais na EF e uma formação dirigida aos professores de Educação Física da Região Autónoma da Madeira (RAM) (ação científico-pedagógica colectiva), com o tema “O lugar da Educação Física: certezas, dúvidas e incoerências” organizada por todos os núcleos de estágio.
id RCAP_3d9fc2410fdd9c7a9cb8bdf542c5d1ea
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaEnsino-aprendizagemInclusãoEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste documento tem como principal propósito relatar e reflectir todo o percurso efetuado ao longo do estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2014-2015. O presente trabalho visa dar resposta às linhas programáticas estipuladas para o Mestrado em Ensino da Educação Física na Universidade da Madeira. Procura também expressar as principais vivências deste processo complexo, da teoria à prática, e reflectir sobre as dificuldades, estratégias e competências adquiridas. A prática letiva implicou a gestão constante do processo ensino aprendizagem numa turma do 7º ano. Dá-se grande foco à avaliação e aos seus critérios, pois é um aspeto fundamental devido ao papel regulador das práticas pedagógicas. Com as assistências às aulas tende-se adquirir e desenvolver competências na observação. Nas atividades de integração no meio foram realizadas a caraterização da turma, o estudo de caso e duas atividades de extensão curricular. Foram também desenvolvidas também as atividades de integração na comunidade escolar (IV Festival de Desporto da Levada), que consiste em proporcionar à comunidade escolar a experimentação, conhecimento e aquisição de competências de modalidades normalmente pouco abordadas no meio escolar. Em simultâneo, foram desenvolvidas as atividades de natureza científico-pedagógica, tendo como principal objetivo o aumento da dinâmica no grupo de Educação Física (EF) (ação científico-pedagógica individual), abordando a problemática da inclusão de alunos com Necessidades Especiais na EF e uma formação dirigida aos professores de Educação Física da Região Autónoma da Madeira (RAM) (ação científico-pedagógica colectiva), com o tema “O lugar da Educação Física: certezas, dúvidas e incoerências” organizada por todos os núcleos de estágio.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaGouveia, Hércules Miguel Caldeira2016-03-12T01:30:09Z2015-09-01T00:00:00Z2015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:48Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:45.735499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Gouveia, Hércules Miguel Caldeira
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-aprendizagem
Inclusão
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Gouveia, Hércules Miguel Caldeira
author_facet Gouveia, Hércules Miguel Caldeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Hércules Miguel Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-aprendizagem
Inclusão
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-aprendizagem
Inclusão
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Este documento tem como principal propósito relatar e reflectir todo o percurso efetuado ao longo do estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2014-2015. O presente trabalho visa dar resposta às linhas programáticas estipuladas para o Mestrado em Ensino da Educação Física na Universidade da Madeira. Procura também expressar as principais vivências deste processo complexo, da teoria à prática, e reflectir sobre as dificuldades, estratégias e competências adquiridas. A prática letiva implicou a gestão constante do processo ensino aprendizagem numa turma do 7º ano. Dá-se grande foco à avaliação e aos seus critérios, pois é um aspeto fundamental devido ao papel regulador das práticas pedagógicas. Com as assistências às aulas tende-se adquirir e desenvolver competências na observação. Nas atividades de integração no meio foram realizadas a caraterização da turma, o estudo de caso e duas atividades de extensão curricular. Foram também desenvolvidas também as atividades de integração na comunidade escolar (IV Festival de Desporto da Levada), que consiste em proporcionar à comunidade escolar a experimentação, conhecimento e aquisição de competências de modalidades normalmente pouco abordadas no meio escolar. Em simultâneo, foram desenvolvidas as atividades de natureza científico-pedagógica, tendo como principal objetivo o aumento da dinâmica no grupo de Educação Física (EF) (ação científico-pedagógica individual), abordando a problemática da inclusão de alunos com Necessidades Especiais na EF e uma formação dirigida aos professores de Educação Física da Região Autónoma da Madeira (RAM) (ação científico-pedagógica colectiva), com o tema “O lugar da Educação Física: certezas, dúvidas e incoerências” organizada por todos os núcleos de estágio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01T00:00:00Z
2015-09-01T00:00:00Z
2016-03-12T01:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1054
url http://hdl.handle.net/10400.13/1054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129907649839104