Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ricardo Esteves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12200
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um estágio realizado na Toyota (Caetano Auto Minho - Braga) no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no desenvolvimento de um plano de análise e otimização de processos de revisão automóvel, otimização do layout e organização do planeamento do trabalho. O aumento da competitividade tem levado muitas empresas a redefinir os seus sistemas de produção, recorrendo a novas técnicas e filosofias, de forma a encontrarem os desperdícios patentes e, consequentemente, eliminá-los ou diminui-los. Quanto à revisão automóvel, foi abordada a inovação em que a Toyota apostou, que se designa por ‘Toyota Revisão na Hora’, cujos objetivos principais se traduzem na eficiência dos serviços, bem como na satisfação do cliente. Relativamente à otimização de layout e organização de planeamento, foi implementada uma metodologia de organização do espaço dedicada ao serviço de colisão. Durante esta implementação, ainda foi possível acompanhar e contribuir para a obtenção pela empresa do certificado de ouro. Este atribui-se quando o serviço em questão atinge o nível máximo de excelência dentro das suas diversas modalidades. Assim sendo, vão ser apresentadas respostas para as questões mais pertinentes, nomeadamente as relativas aos procedimentos que devem ser seguidos para a implementação de melhorias num sistema de prestação de serviços, prioridades a estabelecer para essas melhorias e, consequentemente, fidelização dos clientes.
id RCAP_3dacf823e44fa8933c9a527616839694
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvelOtimização de procedimentos e serviçosLayoutServiços de reparação automóvelServices and procedures optimizationLayoutCar repair servicesGestão IndustrialO presente trabalho é o resultado de um estágio realizado na Toyota (Caetano Auto Minho - Braga) no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no desenvolvimento de um plano de análise e otimização de processos de revisão automóvel, otimização do layout e organização do planeamento do trabalho. O aumento da competitividade tem levado muitas empresas a redefinir os seus sistemas de produção, recorrendo a novas técnicas e filosofias, de forma a encontrarem os desperdícios patentes e, consequentemente, eliminá-los ou diminui-los. Quanto à revisão automóvel, foi abordada a inovação em que a Toyota apostou, que se designa por ‘Toyota Revisão na Hora’, cujos objetivos principais se traduzem na eficiência dos serviços, bem como na satisfação do cliente. Relativamente à otimização de layout e organização de planeamento, foi implementada uma metodologia de organização do espaço dedicada ao serviço de colisão. Durante esta implementação, ainda foi possível acompanhar e contribuir para a obtenção pela empresa do certificado de ouro. Este atribui-se quando o serviço em questão atinge o nível máximo de excelência dentro das suas diversas modalidades. Assim sendo, vão ser apresentadas respostas para as questões mais pertinentes, nomeadamente as relativas aos procedimentos que devem ser seguidos para a implementação de melhorias num sistema de prestação de serviços, prioridades a estabelecer para essas melhorias e, consequentemente, fidelização dos clientes.The present report is the result of an internship at Toyota (Caetano Auto Minho – Braga) carried out under the Dissertation signature of the Master in Mechanical Engineering at School of Engineering, Polytechnic of Porto. The internship was based on the analysis and optimization of an automobile revision plan, as well as the organization planning and optimization. Indeed, with the increase of competitiveness, many companies are concerned about their production systems by studying and applying new philosophies and techniques to find their waste and eliminate them. It is very important to know what work must be done in order to identify the issues that lead to waste in the company. Regarding an automobile revision service, it is presented the innovative “Toyota Revisão na Hora” service which has been implemented recently by Toyota. The main goal is the service’s efficiency as well as the customer’s satisfaction. Attending to the planning organization and optimization, it was implemented a novel methodology related to the collision service organization. During this process, the gold certificate was achieved by the company with a partial help of this work. This is a certificate that is attributed when the service reaches the maximum level of excellence, regarding to several modalities. By this way, several answers were found for the most important questions, mainly, dealing with the procedures that have to be followed to achieve the production system improvements needed, level of the priority of those improvements and, by consequence, the customer loyalty.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Ricardo Esteves2018-11-15T14:39:59Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12200TID:202023826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:33.999632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
title Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
spellingShingle Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
Gonçalves, Ricardo Esteves
Otimização de procedimentos e serviços
Layout
Serviços de reparação automóvel
Services and procedures optimization
Layout
Car repair services
Gestão Industrial
title_short Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
title_full Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
title_fullStr Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
title_full_unstemmed Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
title_sort Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
author Gonçalves, Ricardo Esteves
author_facet Gonçalves, Ricardo Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco José Gomes da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ricardo Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização de procedimentos e serviços
Layout
Serviços de reparação automóvel
Services and procedures optimization
Layout
Car repair services
Gestão Industrial
topic Otimização de procedimentos e serviços
Layout
Serviços de reparação automóvel
Services and procedures optimization
Layout
Car repair services
Gestão Industrial
description O presente trabalho é o resultado de um estágio realizado na Toyota (Caetano Auto Minho - Braga) no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no desenvolvimento de um plano de análise e otimização de processos de revisão automóvel, otimização do layout e organização do planeamento do trabalho. O aumento da competitividade tem levado muitas empresas a redefinir os seus sistemas de produção, recorrendo a novas técnicas e filosofias, de forma a encontrarem os desperdícios patentes e, consequentemente, eliminá-los ou diminui-los. Quanto à revisão automóvel, foi abordada a inovação em que a Toyota apostou, que se designa por ‘Toyota Revisão na Hora’, cujos objetivos principais se traduzem na eficiência dos serviços, bem como na satisfação do cliente. Relativamente à otimização de layout e organização de planeamento, foi implementada uma metodologia de organização do espaço dedicada ao serviço de colisão. Durante esta implementação, ainda foi possível acompanhar e contribuir para a obtenção pela empresa do certificado de ouro. Este atribui-se quando o serviço em questão atinge o nível máximo de excelência dentro das suas diversas modalidades. Assim sendo, vão ser apresentadas respostas para as questões mais pertinentes, nomeadamente as relativas aos procedimentos que devem ser seguidos para a implementação de melhorias num sistema de prestação de serviços, prioridades a estabelecer para essas melhorias e, consequentemente, fidelização dos clientes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-11-15T14:39:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12200
TID:202023826
url http://hdl.handle.net/10400.22/12200
identifier_str_mv TID:202023826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131418465402880