Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12200 |
Resumo: | O presente trabalho é o resultado de um estágio realizado na Toyota (Caetano Auto Minho - Braga) no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no desenvolvimento de um plano de análise e otimização de processos de revisão automóvel, otimização do layout e organização do planeamento do trabalho. O aumento da competitividade tem levado muitas empresas a redefinir os seus sistemas de produção, recorrendo a novas técnicas e filosofias, de forma a encontrarem os desperdícios patentes e, consequentemente, eliminá-los ou diminui-los. Quanto à revisão automóvel, foi abordada a inovação em que a Toyota apostou, que se designa por ‘Toyota Revisão na Hora’, cujos objetivos principais se traduzem na eficiência dos serviços, bem como na satisfação do cliente. Relativamente à otimização de layout e organização de planeamento, foi implementada uma metodologia de organização do espaço dedicada ao serviço de colisão. Durante esta implementação, ainda foi possível acompanhar e contribuir para a obtenção pela empresa do certificado de ouro. Este atribui-se quando o serviço em questão atinge o nível máximo de excelência dentro das suas diversas modalidades. Assim sendo, vão ser apresentadas respostas para as questões mais pertinentes, nomeadamente as relativas aos procedimentos que devem ser seguidos para a implementação de melhorias num sistema de prestação de serviços, prioridades a estabelecer para essas melhorias e, consequentemente, fidelização dos clientes. |
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Análise e otimização de processos numa empresa do sector automóvelOtimização de procedimentos e serviçosLayoutServiços de reparação automóvelServices and procedures optimizationLayoutCar repair servicesGestão IndustrialO presente trabalho é o resultado de um estágio realizado na Toyota (Caetano Auto Minho - Braga) no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no desenvolvimento de um plano de análise e otimização de processos de revisão automóvel, otimização do layout e organização do planeamento do trabalho. O aumento da competitividade tem levado muitas empresas a redefinir os seus sistemas de produção, recorrendo a novas técnicas e filosofias, de forma a encontrarem os desperdícios patentes e, consequentemente, eliminá-los ou diminui-los. Quanto à revisão automóvel, foi abordada a inovação em que a Toyota apostou, que se designa por ‘Toyota Revisão na Hora’, cujos objetivos principais se traduzem na eficiência dos serviços, bem como na satisfação do cliente. Relativamente à otimização de layout e organização de planeamento, foi implementada uma metodologia de organização do espaço dedicada ao serviço de colisão. Durante esta implementação, ainda foi possível acompanhar e contribuir para a obtenção pela empresa do certificado de ouro. Este atribui-se quando o serviço em questão atinge o nível máximo de excelência dentro das suas diversas modalidades. Assim sendo, vão ser apresentadas respostas para as questões mais pertinentes, nomeadamente as relativas aos procedimentos que devem ser seguidos para a implementação de melhorias num sistema de prestação de serviços, prioridades a estabelecer para essas melhorias e, consequentemente, fidelização dos clientes.The present report is the result of an internship at Toyota (Caetano Auto Minho – Braga) carried out under the Dissertation signature of the Master in Mechanical Engineering at School of Engineering, Polytechnic of Porto. The internship was based on the analysis and optimization of an automobile revision plan, as well as the organization planning and optimization. Indeed, with the increase of competitiveness, many companies are concerned about their production systems by studying and applying new philosophies and techniques to find their waste and eliminate them. It is very important to know what work must be done in order to identify the issues that lead to waste in the company. Regarding an automobile revision service, it is presented the innovative “Toyota Revisão na Hora” service which has been implemented recently by Toyota. The main goal is the service’s efficiency as well as the customer’s satisfaction. Attending to the planning organization and optimization, it was implemented a novel methodology related to the collision service organization. During this process, the gold certificate was achieved by the company with a partial help of this work. This is a certificate that is attributed when the service reaches the maximum level of excellence, regarding to several modalities. By this way, several answers were found for the most important questions, mainly, dealing with the procedures that have to be followed to achieve the production system improvements needed, level of the priority of those improvements and, by consequence, the customer loyalty.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Ricardo Esteves2018-11-15T14:39:59Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12200TID:202023826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:33.999632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho é o resultado de um estágio realizado na Toyota (Caetano Auto Minho - Braga) no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no desenvolvimento de um plano de análise e otimização de processos de revisão automóvel, otimização do layout e organização do planeamento do trabalho. O aumento da competitividade tem levado muitas empresas a redefinir os seus sistemas de produção, recorrendo a novas técnicas e filosofias, de forma a encontrarem os desperdícios patentes e, consequentemente, eliminá-los ou diminui-los. Quanto à revisão automóvel, foi abordada a inovação em que a Toyota apostou, que se designa por ‘Toyota Revisão na Hora’, cujos objetivos principais se traduzem na eficiência dos serviços, bem como na satisfação do cliente. Relativamente à otimização de layout e organização de planeamento, foi implementada uma metodologia de organização do espaço dedicada ao serviço de colisão. Durante esta implementação, ainda foi possível acompanhar e contribuir para a obtenção pela empresa do certificado de ouro. Este atribui-se quando o serviço em questão atinge o nível máximo de excelência dentro das suas diversas modalidades. Assim sendo, vão ser apresentadas respostas para as questões mais pertinentes, nomeadamente as relativas aos procedimentos que devem ser seguidos para a implementação de melhorias num sistema de prestação de serviços, prioridades a estabelecer para essas melhorias e, consequentemente, fidelização dos clientes. |
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