Reticências: desenho metodológico de uma ferramenta diagnóstica e pedagógica promoção da segurança na criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84113 |
Resumo: | A questão dos abusos infantis são um problema de saúde pública e por isso necessita de ser estudado de forma consciente e ponderada. A literatura especializada, além de definir o tema e os seus constructos, evidencia a importância de se conceberem ferramentas aliadas a políticas públicas de proteção e segurança. Reticências foi projetado em respeito pelo 16. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - Paz, Justiça e Instituições Eficazes – e, por isso, é um projeto de inovação social, delineado de forma a dar resposta a necessidades e problemas sociais a propósito desta problemática. Este projeto partiu do problema do abuso infantil, do ponto de vista sistémico, de forma a alcançar o objetivo de criar um instrumento que servisse de diagnóstico e ao mesmo tempo tivesse um caracter pedagógico. Procede-se a uma revisão narrativa da literatura, pelo que o modo de abordagem compreende o método qualitativo. De forma a assegurar a pertinência da construção da ferramenta incorpora-se a análise SWOT. De modo a se atingir o objetivo, conjeturou-se a construção da ferramenta onde se incorporou o termo “abuso” e as tipologias inerentes, os fatores de risco e de proteção, os instrumentos jurídicos e o modelo Bioecológico de desenvolvimento humano também utilizado para compreender a violência e a estratégia de quality circle time, pois é considerada uma poderosa estratégia de intervenção. Desta simbiose resultou a conceção de um jogo queestáem fase de prétestagem, aguardando autorização das entidades competentes para ser testado em escolas junto de crianças de 1. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Espera-se demonstrar a coerência da construção e a validade científica de uma ferramenta de diagnóstico para detetar possíveis situações de risco e/ou perigo, assim como de utilidade pedagógica, que capacite as crianças e auxilie os profissionais a detetar possíveis situações abusivas. |
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Reticências: desenho metodológico de uma ferramenta diagnóstica e pedagógica promoção da segurança na criançaReticências: methodological design of a diagnostic and pedagogical toolConstrução de um instrumentoDesenvolvimento infantilPrevenção do abusoConstruction of a toolChild developmentAbuse preventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoPaz, justiça e instituições eficazesA questão dos abusos infantis são um problema de saúde pública e por isso necessita de ser estudado de forma consciente e ponderada. A literatura especializada, além de definir o tema e os seus constructos, evidencia a importância de se conceberem ferramentas aliadas a políticas públicas de proteção e segurança. Reticências foi projetado em respeito pelo 16. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - Paz, Justiça e Instituições Eficazes – e, por isso, é um projeto de inovação social, delineado de forma a dar resposta a necessidades e problemas sociais a propósito desta problemática. Este projeto partiu do problema do abuso infantil, do ponto de vista sistémico, de forma a alcançar o objetivo de criar um instrumento que servisse de diagnóstico e ao mesmo tempo tivesse um caracter pedagógico. Procede-se a uma revisão narrativa da literatura, pelo que o modo de abordagem compreende o método qualitativo. De forma a assegurar a pertinência da construção da ferramenta incorpora-se a análise SWOT. De modo a se atingir o objetivo, conjeturou-se a construção da ferramenta onde se incorporou o termo “abuso” e as tipologias inerentes, os fatores de risco e de proteção, os instrumentos jurídicos e o modelo Bioecológico de desenvolvimento humano também utilizado para compreender a violência e a estratégia de quality circle time, pois é considerada uma poderosa estratégia de intervenção. Desta simbiose resultou a conceção de um jogo queestáem fase de prétestagem, aguardando autorização das entidades competentes para ser testado em escolas junto de crianças de 1. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Espera-se demonstrar a coerência da construção e a validade científica de uma ferramenta de diagnóstico para detetar possíveis situações de risco e/ou perigo, assim como de utilidade pedagógica, que capacite as crianças e auxilie os profissionais a detetar possíveis situações abusivas.The issue of child abuse is a public health problem and therefore needs to be consciously and thoughtfully studied. The specialized literature, besides defining the issue and its constructs, highlights the importance of designing tools allied to public policies for protection and safety. Reticências was designed in respect of the 16th Sustainable Development Goal - Peace, Justice and Effective Institutions – and therefore, it is a social innovation project, designed to respond to social needs and problems regarding this issue. This project started from the problem of child abuse, from a systemic point of view, in order to achieve the objective of creating an instrument that would serve as a diagnosis and at the same time have a pedagogical character. A narrative literature review was conducted, so the approach was based on the qualitative method. In order to ensure the relevance of the construction of the tool, SWOT analysis is incorporated. In order to achieve the objective, the construction of the tool was designed to incorporate the term “abuse” and its inherent typologies, the risk and protection factors, the legal instruments and the Bio-ecological model of human development, which is also used to understand violence and the quality circle time strategy, as it is considered a powerful intervention strategy. This symbiosis resulted in the design of a game, which is currently being pre-tested, awaiting the authorization of the competent entities, in order to be tested in schools, with children of first and second cycle. We hope to demonstrate the coherence of the construction and the scientific validity of a diagnostic tool to detect possible situations of risk and/or danger, as well as its pedagogical usefulness, which capacitates children and helps professionals to detect possible abusive situations.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência UIDB/00317/2020.Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoLopes, ElisabeteAnastácio, Zélia2022-12-302022-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84113porLopes, E., & Caçador Anastácio, Z. (2022). Reticências: desenho metodológico de uma ferramenta diagnóstica e pedagógica promoção da segurança na criança. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(2), 101–110. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n2.v1.24470214-987710.17060/ijodaep.2022.n2.v1.2447https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2447info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:25.439086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Lopes, E., & Caçador Anastácio, Z. (2022). Reticências: desenho metodológico de uma ferramenta diagnóstica e pedagógica promoção da segurança na criança. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(2), 101–110. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n2.v1.2447 0214-9877 10.17060/ijodaep.2022.n2.v1.2447 https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2447 |
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