Análise das diferenças de acções de jogo de cooperação em Voleibol entre grupo de nível e mistos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4919 |
Resumo: | O nosso estudo tem como objectivo compreender de que forma a oportunidade para aprender e, portanto, a participação dos alunos nas tarefas, é influenciada pela composição de grupos, dependendo se o grupo for «misto» - equipa de alunos de diferentes níveis - ou «de nível» - alunos do mesmo nível - nas aulas de Educação Física. Foram observados jogos de cooperação 2+2 em Voleibol de duas turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, de modo a identificar as variações de padrão de jogo. Em cada turma, realizaram-se três séries de seis jogos, variando, em cada série, a composição das equipas, consoante o nível dos alunos. Os resultados indicam que os grupos mistos proporcionam um maior número de contactos com a bola, realizados com maior sucesso. Para os alunos mais fracos este tipo de jogos permite aumentar o número de oportunidades para aprender, potencializa o seu nível de desempenho e permite a participação em contextos de aprendizagem mais aproximados à dinâmica do jogo. Em contrapartida, os jogos de nível mostram menos contactos com a bola e menor sucesso nas acções. Assim, concluí-se que a composição dos grupos afecta directamente tanto as oportunidades de participar activamente no jogo como também o sucesso das suas acções. |
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Análise das diferenças de acções de jogo de cooperação em Voleibol entre grupo de nível e mistosDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOS COLETIVOSVOLEIBOLGRUPOSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEAM SPORTSVOLLEYBALLGROUPSO nosso estudo tem como objectivo compreender de que forma a oportunidade para aprender e, portanto, a participação dos alunos nas tarefas, é influenciada pela composição de grupos, dependendo se o grupo for «misto» - equipa de alunos de diferentes níveis - ou «de nível» - alunos do mesmo nível - nas aulas de Educação Física. Foram observados jogos de cooperação 2+2 em Voleibol de duas turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, de modo a identificar as variações de padrão de jogo. Em cada turma, realizaram-se três séries de seis jogos, variando, em cada série, a composição das equipas, consoante o nível dos alunos. Os resultados indicam que os grupos mistos proporcionam um maior número de contactos com a bola, realizados com maior sucesso. Para os alunos mais fracos este tipo de jogos permite aumentar o número de oportunidades para aprender, potencializa o seu nível de desempenho e permite a participação em contextos de aprendizagem mais aproximados à dinâmica do jogo. Em contrapartida, os jogos de nível mostram menos contactos com a bola e menor sucesso nas acções. Assim, concluí-se que a composição dos grupos afecta directamente tanto as oportunidades de participar activamente no jogo como também o sucesso das suas acções.Our study aim to understand how the learning opportunity, and therefore, the involvement of students in class routines, is affected by the composing of learning groups, according to a « mix composition» - teams composed by different learning levels - and a «level composition» - teams with students of the same level - in Physical Education classes. We observed cooperative games 2+2 in Volleyball from two different classes of Middle and High school, with the objective of indentifying its standard variations. In each class were preformed three series of six games, where the team‘s compositions were switched in every series, according to the students‘ level of ability. The results indicate that the mix groups‘ composition allows a highest number of touches and a highest number of success participation. For the weakest students this group composition allows increasing opportunities to learn, maturing their performance and provides a more realistic learning environment. Otherwise, the level groups‘ composition shows fewer volleyball touches and less success executions. Therefore, the results conclude that the groups‘ composition affects directly both the opportunity to learn and the student‘s performance in their participation.2014-06-11T10:11:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4919TID:201270048porBarbosa, Catarina Maria Pereira da Costa de Pessanhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:01.327599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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