Análise das diferenças de acções de jogo de cooperação em Voleibol entre grupo de nível e mistos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Catarina Maria Pereira da Costa de Pessanha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4919
Resumo: O nosso estudo tem como objectivo compreender de que forma a oportunidade para aprender e, portanto, a participação dos alunos nas tarefas, é influenciada pela composição de grupos, dependendo se o grupo for «misto» - equipa de alunos de diferentes níveis - ou «de nível» - alunos do mesmo nível - nas aulas de Educação Física. Foram observados jogos de cooperação 2+2 em Voleibol de duas turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, de modo a identificar as variações de padrão de jogo. Em cada turma, realizaram-se três séries de seis jogos, variando, em cada série, a composição das equipas, consoante o nível dos alunos. Os resultados indicam que os grupos mistos proporcionam um maior número de contactos com a bola, realizados com maior sucesso. Para os alunos mais fracos este tipo de jogos permite aumentar o número de oportunidades para aprender, potencializa o seu nível de desempenho e permite a participação em contextos de aprendizagem mais aproximados à dinâmica do jogo. Em contrapartida, os jogos de nível mostram menos contactos com a bola e menor sucesso nas acções. Assim, concluí-se que a composição dos grupos afecta directamente tanto as oportunidades de participar activamente no jogo como também o sucesso das suas acções.
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