Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3797
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda ao de Jardim de Infância. Na primeira parte encontram-se os capítulos 1 e 2, e na segunda os capítulos 3 e 4. O capítulo 1 diz respeito à dimensão reflexiva da minha Prática Pedagógica em Creche e nele pode-se encontrar uma breve caracterização do contexto educativo como as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com 1 ano e os seguintes pontos: a) a Creche na vida da criança, b) a importância da observação, c) o papel da rotina no dia-a-dia da criança. No capítulo 2 encontra-se o ensaio investigativo que incidiu na temática das interações em contexto de Creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo procurou identificar as formas de interação de duas crianças de catorze e dezasseis meses com os objetos no momento do almoço. Os resultados revelaram que a criança LP (16 meses) interagiu com a comida, a colher e a taça predominantemente através do tato e das vocalizações indefinidas e a criança LO (14 meses) através do tato e do olhar. O capítulo 3 refere-se à dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim de Infância. Nele apresenta-se o contexto educativo no qual realizei a minha Prática Pedagógica e as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade Pré-Escolar. Para além destes dados, reflito ainda sobre: a) planificar segundo os interesses das crianças e b) a documentação pedagógica. O capítulo 4 intitula-se “Investigar com as crianças” e revela a investigação sobre caracóis realizada em contexto de Jardim de Infância de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto.
id RCAP_3dd13507ae5c4d318d109bdf17b9d1d0
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docenteRotinaProjetoInteraçãoCriançasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda ao de Jardim de Infância. Na primeira parte encontram-se os capítulos 1 e 2, e na segunda os capítulos 3 e 4. O capítulo 1 diz respeito à dimensão reflexiva da minha Prática Pedagógica em Creche e nele pode-se encontrar uma breve caracterização do contexto educativo como as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com 1 ano e os seguintes pontos: a) a Creche na vida da criança, b) a importância da observação, c) o papel da rotina no dia-a-dia da criança. No capítulo 2 encontra-se o ensaio investigativo que incidiu na temática das interações em contexto de Creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo procurou identificar as formas de interação de duas crianças de catorze e dezasseis meses com os objetos no momento do almoço. Os resultados revelaram que a criança LP (16 meses) interagiu com a comida, a colher e a taça predominantemente através do tato e das vocalizações indefinidas e a criança LO (14 meses) através do tato e do olhar. O capítulo 3 refere-se à dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim de Infância. Nele apresenta-se o contexto educativo no qual realizei a minha Prática Pedagógica e as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade Pré-Escolar. Para além destes dados, reflito ainda sobre: a) planificar segundo os interesses das crianças e b) a documentação pedagógica. O capítulo 4 intitula-se “Investigar com as crianças” e revela a investigação sobre caracóis realizada em contexto de Jardim de Infância de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto.Dias, Maria Isabel Pinto SimõesCorreia, Sónia Cristina LopesIC-OnlinePedro, Mafalda Sofia Ribeiro2019-02-06T13:54:01Z2018-11-212018-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3797TID:202165086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:49.952328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
title Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
spellingShingle Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro
Rotina
Projeto
Interação
Crianças
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
title_full Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
title_fullStr Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
title_full_unstemmed Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
title_sort Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
author Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro
author_facet Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Correia, Sónia Cristina Lopes
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Rotina
Projeto
Interação
Crianças
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Rotina
Projeto
Interação
Crianças
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda ao de Jardim de Infância. Na primeira parte encontram-se os capítulos 1 e 2, e na segunda os capítulos 3 e 4. O capítulo 1 diz respeito à dimensão reflexiva da minha Prática Pedagógica em Creche e nele pode-se encontrar uma breve caracterização do contexto educativo como as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com 1 ano e os seguintes pontos: a) a Creche na vida da criança, b) a importância da observação, c) o papel da rotina no dia-a-dia da criança. No capítulo 2 encontra-se o ensaio investigativo que incidiu na temática das interações em contexto de Creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo procurou identificar as formas de interação de duas crianças de catorze e dezasseis meses com os objetos no momento do almoço. Os resultados revelaram que a criança LP (16 meses) interagiu com a comida, a colher e a taça predominantemente através do tato e das vocalizações indefinidas e a criança LO (14 meses) através do tato e do olhar. O capítulo 3 refere-se à dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim de Infância. Nele apresenta-se o contexto educativo no qual realizei a minha Prática Pedagógica e as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade Pré-Escolar. Para além destes dados, reflito ainda sobre: a) planificar segundo os interesses das crianças e b) a documentação pedagógica. O capítulo 4 intitula-se “Investigar com as crianças” e revela a investigação sobre caracóis realizada em contexto de Jardim de Infância de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-21
2018-11-21T00:00:00Z
2019-02-06T13:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3797
TID:202165086
url http://hdl.handle.net/10400.8/3797
identifier_str_mv TID:202165086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136972128649216