Anxiety and depression in young musicians

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igreja, Ana Beatriz Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61683
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2023
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spelling Anxiety and depression in young musiciansMúsicaAdolescentesAnsiedadeDepressãoPsiquiatriaPsicologia médicaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2023Introdução: A música tem uma influência extensa no cérebro. Tem estado ligada à saúde mental e ao bem-estar. No entanto, a literatura anterior também mostra uma ligação entre ser músico e níveis mais elevados de ansiedade e depressão. Neste estudo, pretendemos esclarecer se a prática de um instrumento musical, ou a audição de mais ou menos música, tem alguma correlação com os níveis de ansiedade e depressão entre os jovens. Métodos: Entrevistámos pessoas do ensino básico e do ensino articulado de música, aplicando 4 questionários: um demográfico, que recolheu dados básicos sobre o estudante, a escala HADS de ansiedade e depressão, a escala Beck de depressão e o Inventário da Ansiedade Estado-Traço (STAI) para avaliar os níveis de ansiedade e depressão dos sujeitos. Resultados: Cento e vinte e quatro estudantes participaram no estudo, 46% não-músicos e 54% músicos. A amostra foi constituída maioritariamente por rapazes (53,2%), com uma idade média de 12 anos. Não foram encontradas diferenças significativas entre músicos e nãomúsicos no que diz respeito aos níveis de ansiedade e depressão. No que diz respeito à audição de música, mais tempo a ouvir música estava relacionado com níveis de ansiedade e depressão mais elevados (p<0,05). A diferença entre os valores de ansiedade entre os ouvintes de música pop, funk e clássica (p<0,05) foi também significativa. Além disso, a nota média na escola é mais elevada nos músicos (M=4,36>3,90; p<0,001). Conclusões: Globalmente, concluímos que mais tempo a ouvir música estava associado a níveis de ansiedade mais elevados, mas tocar um instrumento musical não estava significativamente relacionado à ansiedade ou depressão. Os músicos apresentam melhores resultados escolares e o estilo musical mais apreciado está também relacionado com diferentes níveis de ansiedade.Introduction: Music has an extensive influence on the brain. It has been linked to mental health and well-being. However, previous literature also shows a connection between playing music and higher levels of anxiety and depression. In this study, we intend to clarify if practicing a musical instrument, or listening to more or less music, has any correlation with the levels of anxiety and depression among young people. Methods: We interviewed people from a regular elementary school curriculum and an articulated music regime elementary school curriculum, applying 4 questionnaires: a demographic one, which collected basic data on the subject, the HADS scale of anxiety and depression, the Beck depression scale and the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) to assess the subjects’ anxiety and depression levels. Results: One hundred and twenty-four students participated in the study, 46% non-musicians and 54% musicians. The sample was constituted mostly by males (53.2%), with a mean age of 12 years. No significant differences were found between musicians and non-musicians regarding anxiety and depression levels. As regards listening to music, more time spent listening to music was related to higher anxiety and depression scores (p<0.05). The difference between the scales’ values of anxiety amongst listeners of pop, funk and classical music (p<0.05) was also significant. Moreover, the mean grade in school is higher in musicians (M=4.36>3.90; p<0.001). Conclusions: Overall, we concluded that more time listening to music was linked to higher anxiety levels, but playing a musical instrument was not significantly associated with anxiety or depression. Musicians have better school grades and the favorite musical genre is associated with different anxiety levels.Novais, FilipaRepositório da Universidade de LisboaIgreja, Ana Beatriz Machado2023-052023-05-01T00:00:00Z2026-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61683TID:203402405enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-15T01:18:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:30.392833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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