Programa de formação em Suporte Básico de Vida “Aprende os 3C´s – Salva uma vida”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Daniel Lanzas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/93775
Resumo: RESUMO - Introdução - Na PCR extra-hospitalar, o cidadão desempenha um papel de grande importância acionando a cadeia da sobrevivência e iniciando manobras de ressuscitação de forma precoce, aumentando as possibilidades de sobrevivência da vítima. O treino em crianças escolarizadas pode contribuir para aumentar a taxa de reanimação iniciada pelo cidadão. O docente da escola encontra-se numa posição privilegiada para liderar o treino em manobras de ressuscitação. O objetivo deste estudo foi determinar o custo e as consequências da formação em manobras de reanimação do projeto institucional do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca EPE, “Aprende os 3C´s – Salva uma vida” em crianças escolarizadas entre o 10º e o 12º ano, comparando professores de ensino e profissionais da saúde. Metodologia Foi realizado um estudo de abordagem quantitativa e desenho quási-experimental com avaliação na baseline, imediatamente após a intervenção e três meses depois. Foram comparados os custos do programa e as consequências do treino numa amostra de 362 crianças entre o 10º, 11º e 12º ano numa escola de ensino secundário de Sintra, quando feito por professores (grupo experimental) versus profissionais de saúde (grupo de controlo). O treino consistiu na visualização de um vídeo e a realização de uma prática simulada. Foram avaliadas as dimensões de retenção do conhecimento, demonstração de habilidades práticas e realização de compressões torácicas num manequim. Resultados Existiu melhoria na retenção do conhecimento nos dois grupos de estudo, mantendo esses níveis elevados após dois meses e meio (p-value <0,001). Não se encontraram diferenças significativas entre os grupos ao fim de dois meses e meio (p-value 0,181). No que se refere à demonstração de habilidades práticas, o grupo experimental melhorou aos dois meses e meio face ao treino inicial (p-value 0,002). Essa melhoria foi menor no grupo controlo (p-value 0,596). A diferença das médias para esta dimensão foi favorável para o grupo experimental (p-value 0,013). Na realização de compressões torácicas no manequim de treino, existiu uma ligeira melhoria no desempenho nos grupos, não sendo estatisticamente significativa entre os grupos (p-value 0,074 na primeira ronda e p-value 0,156 na segunda ronda). Foram calculados os custos anuais comparando profissionais de saúde e professores de ensino secundário, observando um horizonte de 5 anos. O programa de formação, quando liderado pelos professores de ensino, teve um custo mais favorável (diferença de custos) em 31.950€ por escola e cerca de 4€ por aluno formado. Discussão e conclusões O programa de formação, quando liderado por professores de ensino secundário, apresenta níveis semelhantes de efetividade da prática simulada na dimensão de retenção do conhecimento, habilidades práticas no treino simulado e frequência das compressões torácicas no manequim, obtidos com um custo mais baixo que a mesma formação liderada pelos profissionais da saúde.
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O objetivo deste estudo foi determinar o custo e as consequências da formação em manobras de reanimação do projeto institucional do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca EPE, “Aprende os 3C´s – Salva uma vida” em crianças escolarizadas entre o 10º e o 12º ano, comparando professores de ensino e profissionais da saúde. Metodologia Foi realizado um estudo de abordagem quantitativa e desenho quási-experimental com avaliação na baseline, imediatamente após a intervenção e três meses depois. Foram comparados os custos do programa e as consequências do treino numa amostra de 362 crianças entre o 10º, 11º e 12º ano numa escola de ensino secundário de Sintra, quando feito por professores (grupo experimental) versus profissionais de saúde (grupo de controlo). O treino consistiu na visualização de um vídeo e a realização de uma prática simulada. Foram avaliadas as dimensões de retenção do conhecimento, demonstração de habilidades práticas e realização de compressões torácicas num manequim. Resultados Existiu melhoria na retenção do conhecimento nos dois grupos de estudo, mantendo esses níveis elevados após dois meses e meio (p-value <0,001). Não se encontraram diferenças significativas entre os grupos ao fim de dois meses e meio (p-value 0,181). No que se refere à demonstração de habilidades práticas, o grupo experimental melhorou aos dois meses e meio face ao treino inicial (p-value 0,002). Essa melhoria foi menor no grupo controlo (p-value 0,596). A diferença das médias para esta dimensão foi favorável para o grupo experimental (p-value 0,013). Na realização de compressões torácicas no manequim de treino, existiu uma ligeira melhoria no desempenho nos grupos, não sendo estatisticamente significativa entre os grupos (p-value 0,074 na primeira ronda e p-value 0,156 na segunda ronda). Foram calculados os custos anuais comparando profissionais de saúde e professores de ensino secundário, observando um horizonte de 5 anos. O programa de formação, quando liderado pelos professores de ensino, teve um custo mais favorável (diferença de custos) em 31.950€ por escola e cerca de 4€ por aluno formado. Discussão e conclusões O programa de formação, quando liderado por professores de ensino secundário, apresenta níveis semelhantes de efetividade da prática simulada na dimensão de retenção do conhecimento, habilidades práticas no treino simulado e frequência das compressões torácicas no manequim, obtidos com um custo mais baixo que a mesma formação liderada pelos profissionais da saúde.ABSTRACT - Introduction - In case of out-of-hospital cardiac arrest, the citizen plays a major role by launching the survival chain and initiating early stage resuscitation maneuvers, increasing the victim's chances of survival. Training school children may contribute to increase the citizen-initiated reanimation rate. School teachers are in a prime position to lead the training in resuscitation maneuvers. The aim of this study was to determine the costs and consequences of the training in resuscitation maneuvers, of the institutional project run by Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca EPE, “Aprende os 3C’s – Salva uma vida” in School children between 10th and 12th grade, comparing the training provided by teachers versus health professionals. Methodology A quantitative quasi-experimental study was realized with baseline assessment, immediately after intervention, and three months thereafter. The costs of the program and consequences of training were compared on a sample of 362 children between 10th, 11th and 12th grade, in a secondary school in Sintra, between performed by school teachers (experimental group) versus health professionals (control group). The training consisted of watching a video and performing a mock exercise. The dimensions of knowledge retention, demonstration of practical skills and performance of chest compressions in a mannequin were evaluated. Results There was an improvement in knowledge retention in both study groups, keeping high levels two and a half months after (p-value <0.001). There was no significant change found between the groups two and a half months later (p-value 0.181). In regard to practical skills, the experimental group improved at two and a half months compared to the initial training (p-value 0.002). This improvement was smaller in the control group (p-value 0.596). The average difference of this dimension was favorable to the experimental group (p-value 0.013). There was a slight improvement in performance in both groups in performing chest compressions on a mannequin, without statistically significant differences between groups (p-value 0.074 in the first round and pvalue 0.156 in the second round). The annual costs were calculated, comparing health professionals and teachers from secondary schools, for a 5-year time horizon. The training program, when led by the teachers, had was 31,950€ cheaper per school and about 4 € cheaper per graduate student. Arguments and conclusions The training program, when led by secondary school teachers, presented similar levels of effectiveness on the simulated practice, knowledge retention, practical skills and frequency of chest compressions on the mannequin, obtained at a lower cost, compared to the same training led by health professionals.Perelman, JulianRUNMartin, Daniel Lanzas2020-03-04T14:33:00Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/93775TID:202452085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:02Zoai:run.unl.pt:10362/93775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:50.790050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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