O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Catarina Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/15583
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do meu percurso de aprendizagem enquanto estagiária, nos níveis educativos da Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. Desta forma, as experiências de estágio proporcionaram a continuidade educativa entre as duas valências, espelhando as semelhanças e as diferenças entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíram como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentei sustentar a minha prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Os estágios desenvolvidos permitiram-me refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. A base do relatório aqui apresentado está na apresentação dos elementos fundamentais do trabalho desenvolvido de articulação entre a teoria e a prática educativa, embora sempre com uma atitude de constante reflexão.
id RCAP_3e02c55f6b6eea92e590c8d16e6f8fd6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasReflexãoExperiências de AprendizagemNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do meu percurso de aprendizagem enquanto estagiária, nos níveis educativos da Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. Desta forma, as experiências de estágio proporcionaram a continuidade educativa entre as duas valências, espelhando as semelhanças e as diferenças entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíram como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentei sustentar a minha prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Os estágios desenvolvidos permitiram-me refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. A base do relatório aqui apresentado está na apresentação dos elementos fundamentais do trabalho desenvolvido de articulação entre a teoria e a prática educativa, embora sempre com uma atitude de constante reflexão.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumCardoso, Ana Catarina Gonçalves2016-11-22T11:46:13Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15583202544346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:29.039814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
title O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
spellingShingle O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
Cardoso, Ana Catarina Gonçalves
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Reflexão
Experiências de Aprendizagem
title_short O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
title_full O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
title_fullStr O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
title_full_unstemmed O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
title_sort O que eu "cresci": uma formação em dois contextos: relatório final
author Cardoso, Ana Catarina Gonçalves
author_facet Cardoso, Ana Catarina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Catarina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Reflexão
Experiências de Aprendizagem
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Reflexão
Experiências de Aprendizagem
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do meu percurso de aprendizagem enquanto estagiária, nos níveis educativos da Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. Desta forma, as experiências de estágio proporcionaram a continuidade educativa entre as duas valências, espelhando as semelhanças e as diferenças entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíram como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentei sustentar a minha prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Os estágios desenvolvidos permitiram-me refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. A base do relatório aqui apresentado está na apresentação dos elementos fundamentais do trabalho desenvolvido de articulação entre a teoria e a prática educativa, embora sempre com uma atitude de constante reflexão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-11-22T11:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/15583
202544346
url http://hdl.handle.net/10400.26/15583
identifier_str_mv 202544346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130019242442752