Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dumer, Luciana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de, Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6634
Resumo: Objetiva destacar a função educativa que as bibliotecas e os bibliotecários precisam desempenhar na sociedade contemporânea tendo em vista o cenário tecnológico e informacional no qual estão inseridos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, pautada em revisão de literatura. Os dias atuais são marcados pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação, consequentemente, os processos de organização, acesso e uso de informações evoluíram muito e, com isso, novos desafios se apresentam aos profissionais da informação. Ao observar os efeitos positivos e negativos do avanço tecnológico e da emissão de grandes conteúdos informacionais, fica evidente que os bibliotecários, aliando as suas consolidadas técnicas a um fazer social e humanístico, podem colaborar para a construção de indivíduos com competências informacionais, tanto para a busca e recuperação da informação como também no seu uso para criação de novos conhecimentos. Entretanto, para que as bibliotecas se tornem agentes ativos no processo de letramento informacional, muitas dificuldades ainda precisam ser vencidas. Palavras-chave: Bibliotecas - organização da informação; Competências; Letramento informa-cional; Sociedade da Informação.
id RCAP_3e191ef0cd008c355b07b562461b7e55
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionaisArtigosObjetiva destacar a função educativa que as bibliotecas e os bibliotecários precisam desempenhar na sociedade contemporânea tendo em vista o cenário tecnológico e informacional no qual estão inseridos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, pautada em revisão de literatura. Os dias atuais são marcados pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação, consequentemente, os processos de organização, acesso e uso de informações evoluíram muito e, com isso, novos desafios se apresentam aos profissionais da informação. Ao observar os efeitos positivos e negativos do avanço tecnológico e da emissão de grandes conteúdos informacionais, fica evidente que os bibliotecários, aliando as suas consolidadas técnicas a um fazer social e humanístico, podem colaborar para a construção de indivíduos com competências informacionais, tanto para a busca e recuperação da informação como também no seu uso para criação de novos conhecimentos. Entretanto, para que as bibliotecas se tornem agentes ativos no processo de letramento informacional, muitas dificuldades ainda precisam ser vencidas. Palavras-chave: Bibliotecas - organização da informação; Competências; Letramento informa-cional; Sociedade da Informação.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2020-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6634por2183-66710873-5670Dumer, LucianaPinho Neto, Júlio Afonso Sá deAlbuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:42Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:34.468245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
title Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
spellingShingle Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
Dumer, Luciana
Artigos
title_short Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
title_full Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
title_fullStr Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
title_full_unstemmed Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
title_sort Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais
author Dumer, Luciana
author_facet Dumer, Luciana
Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de
Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
author_role author
author2 Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de
Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dumer, Luciana
Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de
Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Objetiva destacar a função educativa que as bibliotecas e os bibliotecários precisam desempenhar na sociedade contemporânea tendo em vista o cenário tecnológico e informacional no qual estão inseridos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, pautada em revisão de literatura. Os dias atuais são marcados pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação, consequentemente, os processos de organização, acesso e uso de informações evoluíram muito e, com isso, novos desafios se apresentam aos profissionais da informação. Ao observar os efeitos positivos e negativos do avanço tecnológico e da emissão de grandes conteúdos informacionais, fica evidente que os bibliotecários, aliando as suas consolidadas técnicas a um fazer social e humanístico, podem colaborar para a construção de indivíduos com competências informacionais, tanto para a busca e recuperação da informação como também no seu uso para criação de novos conhecimentos. Entretanto, para que as bibliotecas se tornem agentes ativos no processo de letramento informacional, muitas dificuldades ainda precisam ser vencidas. Palavras-chave: Bibliotecas - organização da informação; Competências; Letramento informa-cional; Sociedade da Informação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6634
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552931352739840