Da presença à memória: a extinção das ordens religiosas femininas e a desamortização do património pictórico conventual cinco casos de estudo na Covilhã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13812 |
Resumo: | A colecção Patrimonius, pertença da Câmara Municipal da Covilhã e patente no Museu de Arte e Cultura da cidade, alberga o que dizem ser a herança histórico-cultural covilhanense; contudo, uma referência inscrita num dos quadros veio a revelar um grande espólio fora do contexto conventual feminino da região. Recorrendo aos fundos documentais relativos às ordens e do Município e tendo como objecto de estudo cinco pinturas da colecção, tentar-se-á destrinçar qual o trajecto que os objectos pictóricos tomaram desde a desamortização até ao actual contexto museológico. |
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Da presença à memória: a extinção das ordens religiosas femininas e a desamortização do património pictórico conventual cinco casos de estudo na CovilhãExtinçãoPinturaDesamortizaçãoOrdens MonásticasConventos FemininosRepúblicaA colecção Patrimonius, pertença da Câmara Municipal da Covilhã e patente no Museu de Arte e Cultura da cidade, alberga o que dizem ser a herança histórico-cultural covilhanense; contudo, uma referência inscrita num dos quadros veio a revelar um grande espólio fora do contexto conventual feminino da região. Recorrendo aos fundos documentais relativos às ordens e do Município e tendo como objecto de estudo cinco pinturas da colecção, tentar-se-á destrinçar qual o trajecto que os objectos pictóricos tomaram desde a desamortização até ao actual contexto museológico.The Patrimonius collection, property of the Municipality of Covilhã and exhibited at the local Museum of Arts and Culture, is known as the Covilhã historical-cultural heritage; however, a reference in one of the paintings has revealed a considerable spoil out of the regional female conventual context. Based on documental funds related to religious orders and of the Municipality and centering the object of study on five paintings, we will try to find out which course the pictorial objects had taken since their confiscation until the current museological context.Artis - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de LisboauBibliorumMendes, Maria do Carmo Raminhas2023-11-30T16:16:54Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13812porhttps://doi.org/10.37935/aion.v0i3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:10.180861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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