O combustível ideal para o carro de patrulha face à pertinência atual das viaturas elétricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Diogo Tomé Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34931
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de se encontrar o combustível ideal para o Carro de Patrulha da PSP, tendo como pano de fundo a discussão pública acerca das vantagens das viaturas elétricas no que concerne às condições que oferecem em termos de economia e de emissões poluentes. Foi abordada a importância do automóvel na sociedade, bem como do Carro de Patrulha no âmbito da missão da PSP no território nacional. Indicaram-se os princípios básicos de funcionamento de um motor comum de automóvel no sentido de se perceber as condições de utilização dos diversos combustíveis de origem fóssil presentes no mercado. Paralelamente foi abordado o estado de arte de desenvolvimento tecnológico dos automóveis movidos total ou parcialmente a eletricidade. Contextualizou-se a produção de eletricidade em Portugal, nomeadamente a importância que cada fonte de energia primária tem perante o cômputo energético global e disponível nas tomadas comuns da rede pública. Como metodologia de estudo consideraram-se três parâmetros de análise entre duas viaturas similares, uma elétrica e uma a gasolina, nomeadamente comparação de valores de eficiência, de consumo e de emissões poluentes. Verificou-se que as viaturas elétricas, no contexto atual da PSP, não são as mais adequadas.
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