Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Jo?o Pedro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha, Pedro, Louren?o, Ab?lio Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
Resumo: Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os n?veis de empenhamento organizacional e a rela??o entre o empenhamento e as vari?veis sociodemogr?ficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento ? um aspeto cr?tico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organiza??es. Como ? gerido e a interrela??o que estabelece com as carater?sticas pessoais tem sido ?rea de desenvolvimento em v?rios estudos. M?todos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, atrav?s da aplica??o de um inqu?rito por question?rio a 127 trabalhadores n?o-docentes de uma institui??o de ensino superior. O inqu?rito por question?rio foi validado, apresentando boas qualidades psicom?tricas. Resultados: As hip?teses que sistematizaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis idade, habilita??es acad?micas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas v?rias subal?neas, revelando-se determinantes no modo como os indiv?duos se encontram empenhados organizacionalmente. As hip?teses que orientaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis g?nero e antiguidade n?o foram confirmadas, n?o existindo rela??o entre elas. Conclus?es: Os trabalhadores est?o empenhados com a institui??o, ainda que com n?veis diferentes, os quais s?o ancorados por algumas carater?sticas sociodemogr?ficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as vari?veis sociodemogr?ficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formula??o de estrat?gias de gest?o focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formula??o de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior.
id RCAP_3e23f32520335a442c3d98015c96298e
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superiorAntecedents of Organizational Engagement in Non-teaching Employees: a case study in a higher education institutionEmpenhamento organizacional - Organizational engagementEnsino Superior - Higher EducationTrabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employeesVari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variablesEstudo descritivo - Descriptive studyObjetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os n?veis de empenhamento organizacional e a rela??o entre o empenhamento e as vari?veis sociodemogr?ficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento ? um aspeto cr?tico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organiza??es. Como ? gerido e a interrela??o que estabelece com as carater?sticas pessoais tem sido ?rea de desenvolvimento em v?rios estudos. M?todos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, atrav?s da aplica??o de um inqu?rito por question?rio a 127 trabalhadores n?o-docentes de uma institui??o de ensino superior. O inqu?rito por question?rio foi validado, apresentando boas qualidades psicom?tricas. Resultados: As hip?teses que sistematizaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis idade, habilita??es acad?micas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas v?rias subal?neas, revelando-se determinantes no modo como os indiv?duos se encontram empenhados organizacionalmente. As hip?teses que orientaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis g?nero e antiguidade n?o foram confirmadas, n?o existindo rela??o entre elas. Conclus?es: Os trabalhadores est?o empenhados com a institui??o, ainda que com n?veis diferentes, os quais s?o ancorados por algumas carater?sticas sociodemogr?ficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as vari?veis sociodemogr?ficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formula??o de estrat?gias de gest?o focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formula??o de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2023-05-19T14:34:04Z2023-05-192022-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263por2183-4938http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1531Cordeiro, Jo?o PedroCunha, PedroLouren?o, Ab?lio Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:27Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:03.037110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
Antecedents of Organizational Engagement in Non-teaching Employees: a case study in a higher education institution
title Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
spellingShingle Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
Cordeiro, Jo?o Pedro
Empenhamento organizacional - Organizational engagement
Ensino Superior - Higher Education
Trabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employees
Vari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variables
Estudo descritivo - Descriptive study
title_short Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
title_full Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
title_fullStr Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
title_full_unstemmed Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
title_sort Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
author Cordeiro, Jo?o Pedro
author_facet Cordeiro, Jo?o Pedro
Cunha, Pedro
Louren?o, Ab?lio Afonso
author_role author
author2 Cunha, Pedro
Louren?o, Ab?lio Afonso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Jo?o Pedro
Cunha, Pedro
Louren?o, Ab?lio Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Empenhamento organizacional - Organizational engagement
Ensino Superior - Higher Education
Trabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employees
Vari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variables
Estudo descritivo - Descriptive study
topic Empenhamento organizacional - Organizational engagement
Ensino Superior - Higher Education
Trabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employees
Vari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variables
Estudo descritivo - Descriptive study
description Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os n?veis de empenhamento organizacional e a rela??o entre o empenhamento e as vari?veis sociodemogr?ficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento ? um aspeto cr?tico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organiza??es. Como ? gerido e a interrela??o que estabelece com as carater?sticas pessoais tem sido ?rea de desenvolvimento em v?rios estudos. M?todos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, atrav?s da aplica??o de um inqu?rito por question?rio a 127 trabalhadores n?o-docentes de uma institui??o de ensino superior. O inqu?rito por question?rio foi validado, apresentando boas qualidades psicom?tricas. Resultados: As hip?teses que sistematizaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis idade, habilita??es acad?micas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas v?rias subal?neas, revelando-se determinantes no modo como os indiv?duos se encontram empenhados organizacionalmente. As hip?teses que orientaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis g?nero e antiguidade n?o foram confirmadas, n?o existindo rela??o entre elas. Conclus?es: Os trabalhadores est?o empenhados com a institui??o, ainda que com n?veis diferentes, os quais s?o ancorados por algumas carater?sticas sociodemogr?ficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as vari?veis sociodemogr?ficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formula??o de estrat?gias de gest?o focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formula??o de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-02T00:00:00Z
2023-05-19T14:34:04Z
2023-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
url https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-4938
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136428651708416