Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os n?veis de empenhamento organizacional e a rela??o entre o empenhamento e as vari?veis sociodemogr?ficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento ? um aspeto cr?tico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organiza??es. Como ? gerido e a interrela??o que estabelece com as carater?sticas pessoais tem sido ?rea de desenvolvimento em v?rios estudos. M?todos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, atrav?s da aplica??o de um inqu?rito por question?rio a 127 trabalhadores n?o-docentes de uma institui??o de ensino superior. O inqu?rito por question?rio foi validado, apresentando boas qualidades psicom?tricas. Resultados: As hip?teses que sistematizaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis idade, habilita??es acad?micas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas v?rias subal?neas, revelando-se determinantes no modo como os indiv?duos se encontram empenhados organizacionalmente. As hip?teses que orientaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis g?nero e antiguidade n?o foram confirmadas, n?o existindo rela??o entre elas. Conclus?es: Os trabalhadores est?o empenhados com a institui??o, ainda que com n?veis diferentes, os quais s?o ancorados por algumas carater?sticas sociodemogr?ficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as vari?veis sociodemogr?ficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formula??o de estrat?gias de gest?o focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formula??o de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior. |
id |
RCAP_3e23f32520335a442c3d98015c96298e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superiorAntecedents of Organizational Engagement in Non-teaching Employees: a case study in a higher education institutionEmpenhamento organizacional - Organizational engagementEnsino Superior - Higher EducationTrabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employeesVari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variablesEstudo descritivo - Descriptive studyObjetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os n?veis de empenhamento organizacional e a rela??o entre o empenhamento e as vari?veis sociodemogr?ficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento ? um aspeto cr?tico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organiza??es. Como ? gerido e a interrela??o que estabelece com as carater?sticas pessoais tem sido ?rea de desenvolvimento em v?rios estudos. M?todos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, atrav?s da aplica??o de um inqu?rito por question?rio a 127 trabalhadores n?o-docentes de uma institui??o de ensino superior. O inqu?rito por question?rio foi validado, apresentando boas qualidades psicom?tricas. Resultados: As hip?teses que sistematizaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis idade, habilita??es acad?micas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas v?rias subal?neas, revelando-se determinantes no modo como os indiv?duos se encontram empenhados organizacionalmente. As hip?teses que orientaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis g?nero e antiguidade n?o foram confirmadas, n?o existindo rela??o entre elas. Conclus?es: Os trabalhadores est?o empenhados com a institui??o, ainda que com n?veis diferentes, os quais s?o ancorados por algumas carater?sticas sociodemogr?ficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as vari?veis sociodemogr?ficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formula??o de estrat?gias de gest?o focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formula??o de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2023-05-19T14:34:04Z2023-05-192022-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263por2183-4938http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1531Cordeiro, Jo?o PedroCunha, PedroLouren?o, Ab?lio Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:27Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:03.037110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior Antecedents of Organizational Engagement in Non-teaching Employees: a case study in a higher education institution |
title |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior |
spellingShingle |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior Cordeiro, Jo?o Pedro Empenhamento organizacional - Organizational engagement Ensino Superior - Higher Education Trabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employees Vari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variables Estudo descritivo - Descriptive study |
title_short |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior |
title_full |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior |
title_fullStr |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior |
title_sort |
Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores N?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior |
author |
Cordeiro, Jo?o Pedro |
author_facet |
Cordeiro, Jo?o Pedro Cunha, Pedro Louren?o, Ab?lio Afonso |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Pedro Louren?o, Ab?lio Afonso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Jo?o Pedro Cunha, Pedro Louren?o, Ab?lio Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empenhamento organizacional - Organizational engagement Ensino Superior - Higher Education Trabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employees Vari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variables Estudo descritivo - Descriptive study |
topic |
Empenhamento organizacional - Organizational engagement Ensino Superior - Higher Education Trabalhadores n?o-docentes - Non-teaching employees Vari?veis sociodemogr?ficas - Sociodemographic variables Estudo descritivo - Descriptive study |
description |
Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os n?veis de empenhamento organizacional e a rela??o entre o empenhamento e as vari?veis sociodemogr?ficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento ? um aspeto cr?tico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organiza??es. Como ? gerido e a interrela??o que estabelece com as carater?sticas pessoais tem sido ?rea de desenvolvimento em v?rios estudos. M?todos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, atrav?s da aplica??o de um inqu?rito por question?rio a 127 trabalhadores n?o-docentes de uma institui??o de ensino superior. O inqu?rito por question?rio foi validado, apresentando boas qualidades psicom?tricas. Resultados: As hip?teses que sistematizaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis idade, habilita??es acad?micas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas v?rias subal?neas, revelando-se determinantes no modo como os indiv?duos se encontram empenhados organizacionalmente. As hip?teses que orientaram as especifica??es entre as componentes do empenhamento e as vari?veis g?nero e antiguidade n?o foram confirmadas, n?o existindo rela??o entre elas. Conclus?es: Os trabalhadores est?o empenhados com a institui??o, ainda que com n?veis diferentes, os quais s?o ancorados por algumas carater?sticas sociodemogr?ficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as vari?veis sociodemogr?ficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formula??o de estrat?gias de gest?o focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formula??o de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-02T00:00:00Z 2023-05-19T14:34:04Z 2023-05-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 |
url |
https://doi.org/Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Louren?o, A. A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores n?o-docentes: estudo de caso numa institui??o de ensino superior. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(2), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-4938 http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136428651708416 |