Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6019 |
Resumo: | O aumento dos estudos sobre o auto-conceito, nos mais variados domínios da existência, entre eles o desportivo, está relacionado com o seu valor e o seu poder preditivo da realização e do bem-estar psicológico global dos indivíduos. Assim, com o objectivo de contribuir para uma maior clarificação do domínio de investigação e de intervenção no auto-conceito físico, analisam- se e discutem-se os seguintes tópicos: (1) o pro- blema da definição e da delimitação conceptual do auto- conceito; (2) os aspectos desenvolvimentais do auto- -conceito na transição da infância para a adolescência; (3) a definição e o desenvolvimento do auto-conceito físico; (4) os contributos da actividade física para a sua promoção; (5) a construção de teorias pessoais acerca do self físico; e, por fim, (6) são apresentadas propostas de intervenção para a promoção do auto-conceito em crianças e adolescentes, centradas na construção progressiva da autonomia dos indivíduos, logo, do seu bem- -estar físico, psicológico e social. |
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Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentesAuto-conceito físicoTeorias pessoaisInfânciaAdolescênciaPhysical self-conceptPersonal theoriesChildhoodAdolescenceO aumento dos estudos sobre o auto-conceito, nos mais variados domínios da existência, entre eles o desportivo, está relacionado com o seu valor e o seu poder preditivo da realização e do bem-estar psicológico global dos indivíduos. Assim, com o objectivo de contribuir para uma maior clarificação do domínio de investigação e de intervenção no auto-conceito físico, analisam- se e discutem-se os seguintes tópicos: (1) o pro- blema da definição e da delimitação conceptual do auto- conceito; (2) os aspectos desenvolvimentais do auto- -conceito na transição da infância para a adolescência; (3) a definição e o desenvolvimento do auto-conceito físico; (4) os contributos da actividade física para a sua promoção; (5) a construção de teorias pessoais acerca do self físico; e, por fim, (6) são apresentadas propostas de intervenção para a promoção do auto-conceito em crianças e adolescentes, centradas na construção progressiva da autonomia dos indivíduos, logo, do seu bem- -estar físico, psicológico e social.The increasing number of studies on self-concept in several contexts such as the sport one is related to its relevance and predictive power of individuals’ global psychological well-being. Therefore, in this article, with the aim of contributing to a major clarification of the research and of the intervention in the physical self-concept domain, the following topics are analyzed and discussed: (1) the problem of self-concept’s definition and conceptual delimitation; (2) the self-concept developmental aspects during the transition from childhood to adolescence; (3) the definition and development of physical self-concept; (4) the contributions of physical activity to the promotion of self-concept; (5) the construction of personal theories about the physical self; and, finally, (6) the main guidelines for intervention in order to promote children and adolescents self-concept, centered on the progressive construction of individuals’ autonomy, consequently on their physical, psychological and social well-being.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAFaria, Luísa2017-12-20T16:41:57Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6019porAnálise Psicológica, 22(4), 361-371.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:44Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:51.310605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O aumento dos estudos sobre o auto-conceito, nos mais variados domínios da existência, entre eles o desportivo, está relacionado com o seu valor e o seu poder preditivo da realização e do bem-estar psicológico global dos indivíduos. Assim, com o objectivo de contribuir para uma maior clarificação do domínio de investigação e de intervenção no auto-conceito físico, analisam- se e discutem-se os seguintes tópicos: (1) o pro- blema da definição e da delimitação conceptual do auto- conceito; (2) os aspectos desenvolvimentais do auto- -conceito na transição da infância para a adolescência; (3) a definição e o desenvolvimento do auto-conceito físico; (4) os contributos da actividade física para a sua promoção; (5) a construção de teorias pessoais acerca do self físico; e, por fim, (6) são apresentadas propostas de intervenção para a promoção do auto-conceito em crianças e adolescentes, centradas na construção progressiva da autonomia dos indivíduos, logo, do seu bem- -estar físico, psicológico e social. |
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