Relatório de estágio de enfermagem comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria da Graça Teixeira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15982
Resumo: Este relatório tem como finalidade descrever, analisar e reflectir sobre as actividades desenvolvidas no âmbito do Estágio de Intervenção Comunitária Módulo III, do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Comunitária, realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora. A área seleccionada para dinamizarmos neste Estágio, foi a saúde oral, que se insere no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, visto a cárie dentária ser identificada como um problema prioritário a resolver. E tendo em consideração a importância do papel do enfermeiro na educação para saúde para promover e manter a saúde oral das crianças e demais actores da comunidade escolar, na aquisição de conhecimentos sobre saúde oral, sensibilização para o problema e motivação para a aquisição de hábitos saudáveis, implementou-se um projecto de intervenção nesta área, a uma amostra de 160 alunos com uma média de idades de seis anos, a frequentarem o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora. Este projecto teve como objectivo melhorar conhecimentos e comportamentos sobre alimentação e higiene oral na comunidade escolar; diminuir a incidência de cárie dentária; reduzir a prevalência de cárie dentária e promover o encaminhamento das crianças com necessidades de saúde especiais para consulta da especialidade. Após a intervenção podemos constatar que dos 160 alunos avaliados, na classificação do risco de desenvolver cárie dentária, 67% dos alunos apresentam Alto Risco, 62% dos alunos referem elevada ingestão de alimentos cariogénicos e apenas 46% dos alunos realiza escovagem dos dentes duas vezes por dia. Relativamente às metas, foram superadas e até ultrapassadas, assim como os objectivos que tinham sido delineados. Obteve-se uma taxa de adesão ao bochecho fluoretado demonstrado de 100%; a taxa dos alunos com aprendizagem de capacidades sobre técnica da escovagem dos dentes demonstrada foi de 96%; a taxa de crianças avaliadas para risco de cárie dentária e índice de cpod/CPOD foi de 96% e a taxa de crianças encaminhadas para tratamento de cáries foi de 100%, o que traduz adesão do grupo alvo ao projecto, através participação demonstrada pelas crianças durante as sessões, bem como uma participação efectiva por parte dos docentes na disseminação e integração do projecto na componente curricular. A avaliação não se esgota com a nossa participação neste projecto, pois será continuada por uma equipa de saúde escolar, para a longo prazo avaliar ganhos em saúde.
id RCAP_3e374ed299c74a92396587f7ad79dce1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de enfermagem comunitáriaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório tem como finalidade descrever, analisar e reflectir sobre as actividades desenvolvidas no âmbito do Estágio de Intervenção Comunitária Módulo III, do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Comunitária, realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora. A área seleccionada para dinamizarmos neste Estágio, foi a saúde oral, que se insere no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, visto a cárie dentária ser identificada como um problema prioritário a resolver. E tendo em consideração a importância do papel do enfermeiro na educação para saúde para promover e manter a saúde oral das crianças e demais actores da comunidade escolar, na aquisição de conhecimentos sobre saúde oral, sensibilização para o problema e motivação para a aquisição de hábitos saudáveis, implementou-se um projecto de intervenção nesta área, a uma amostra de 160 alunos com uma média de idades de seis anos, a frequentarem o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora. Este projecto teve como objectivo melhorar conhecimentos e comportamentos sobre alimentação e higiene oral na comunidade escolar; diminuir a incidência de cárie dentária; reduzir a prevalência de cárie dentária e promover o encaminhamento das crianças com necessidades de saúde especiais para consulta da especialidade. Após a intervenção podemos constatar que dos 160 alunos avaliados, na classificação do risco de desenvolver cárie dentária, 67% dos alunos apresentam Alto Risco, 62% dos alunos referem elevada ingestão de alimentos cariogénicos e apenas 46% dos alunos realiza escovagem dos dentes duas vezes por dia. Relativamente às metas, foram superadas e até ultrapassadas, assim como os objectivos que tinham sido delineados. Obteve-se uma taxa de adesão ao bochecho fluoretado demonstrado de 100%; a taxa dos alunos com aprendizagem de capacidades sobre técnica da escovagem dos dentes demonstrada foi de 96%; a taxa de crianças avaliadas para risco de cárie dentária e índice de cpod/CPOD foi de 96% e a taxa de crianças encaminhadas para tratamento de cáries foi de 100%, o que traduz adesão do grupo alvo ao projecto, através participação demonstrada pelas crianças durante as sessões, bem como uma participação efectiva por parte dos docentes na disseminação e integração do projecto na componente curricular. A avaliação não se esgota com a nossa participação neste projecto, pois será continuada por uma equipa de saúde escolar, para a longo prazo avaliar ganhos em saúde.This report intends to describe, analyse and reflect about the activities developed in the Community Intervention Training, Module III of the Master’s Course in the area of specialization in Community Nursing that took place in the Community Care Unit of Senhora da Hora. The selected area to dynamize this Training was the area of oral health that is part of the National Program of Oral Health Promotion, since the dental caries was identified as a priority problem to be solved. And having into consideration the importance of the nurse’s role in the education for health in order to promote and maintain children and other school community members’ oral health, in the acquisition of oral health knowledge, awareness for the problem and motivation for the acquisition of healthy habits, an intervention project was implemented to a sample of 160 students with an age range of six years old and attending the 1st grade of the primary school of Senhora da Hora Group of Schools. This project aimed to improve the knowledge and behaviours about eating and oral hygiene in the school community, diminish the incidence of dental caries, reduce its prevalence and promote the guiding of the children with special health needs to the specialty consultation. After the intervention we can conclude that from the 160 evaluated students, in the classification of the risk to develop dental caries, 67% of the students show High Risk, 62% of them refer high ingestion of cariogenic food and only 46% of the students brush their teeth twice a day. The initial goals were overcome. We got an adhesion of 100% to the fluoride mouthwash; the rate of students with learned capacities concerning the technique of tooth brushing was 96%; the rate of evaluated children under the risk of dental caries and cpod/CPOD index was 96% and the rate of children guided to caries treatment was 100%, which shows the adhesion of the target group to the project through the participation of the children during the sessions as well as a true participation of the teachers in the dissemination and integration of the project in the curriculum. The evaluation has not finished with our participation in this project as it will be continued by a school health team so as to evaluate the profits in what concerns health in the long runMagalhães, NormindaMartins, AliceVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonseca, Maria da Graça Teixeira da2014-12-16T14:24:15Z2012-03-1320112012-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:36:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:20.527961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de enfermagem comunitária
title Relatório de estágio de enfermagem comunitária
spellingShingle Relatório de estágio de enfermagem comunitária
Fonseca, Maria da Graça Teixeira da
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório de estágio de enfermagem comunitária
title_full Relatório de estágio de enfermagem comunitária
title_fullStr Relatório de estágio de enfermagem comunitária
title_full_unstemmed Relatório de estágio de enfermagem comunitária
title_sort Relatório de estágio de enfermagem comunitária
author Fonseca, Maria da Graça Teixeira da
author_facet Fonseca, Maria da Graça Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Norminda
Martins, Alice
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria da Graça Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description Este relatório tem como finalidade descrever, analisar e reflectir sobre as actividades desenvolvidas no âmbito do Estágio de Intervenção Comunitária Módulo III, do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Comunitária, realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora. A área seleccionada para dinamizarmos neste Estágio, foi a saúde oral, que se insere no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, visto a cárie dentária ser identificada como um problema prioritário a resolver. E tendo em consideração a importância do papel do enfermeiro na educação para saúde para promover e manter a saúde oral das crianças e demais actores da comunidade escolar, na aquisição de conhecimentos sobre saúde oral, sensibilização para o problema e motivação para a aquisição de hábitos saudáveis, implementou-se um projecto de intervenção nesta área, a uma amostra de 160 alunos com uma média de idades de seis anos, a frequentarem o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora. Este projecto teve como objectivo melhorar conhecimentos e comportamentos sobre alimentação e higiene oral na comunidade escolar; diminuir a incidência de cárie dentária; reduzir a prevalência de cárie dentária e promover o encaminhamento das crianças com necessidades de saúde especiais para consulta da especialidade. Após a intervenção podemos constatar que dos 160 alunos avaliados, na classificação do risco de desenvolver cárie dentária, 67% dos alunos apresentam Alto Risco, 62% dos alunos referem elevada ingestão de alimentos cariogénicos e apenas 46% dos alunos realiza escovagem dos dentes duas vezes por dia. Relativamente às metas, foram superadas e até ultrapassadas, assim como os objectivos que tinham sido delineados. Obteve-se uma taxa de adesão ao bochecho fluoretado demonstrado de 100%; a taxa dos alunos com aprendizagem de capacidades sobre técnica da escovagem dos dentes demonstrada foi de 96%; a taxa de crianças avaliadas para risco de cárie dentária e índice de cpod/CPOD foi de 96% e a taxa de crianças encaminhadas para tratamento de cáries foi de 100%, o que traduz adesão do grupo alvo ao projecto, através participação demonstrada pelas crianças durante as sessões, bem como uma participação efectiva por parte dos docentes na disseminação e integração do projecto na componente curricular. A avaliação não se esgota com a nossa participação neste projecto, pois será continuada por uma equipa de saúde escolar, para a longo prazo avaliar ganhos em saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-03-13
2012-03-13T00:00:00Z
2014-12-16T14:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15982
url http://hdl.handle.net/10400.14/15982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131811897409536