Sombra e luz – hesitações homoeróticas em Signo de Toiro, de Celestino Gomes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39045 |
Resumo: | O médico e artista João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo, 1899 – Lisboa, 1960) estreia‑se no romance com Signo de Toiro, em 1939. Com o presente trabalho, destacamos um dos principais eixos temáticos da obra: a homossexualidade feminina. O narrador apresenta a protagonista, Maria Sidónia, em circunstâncias de marcada perturbação emocional, devido à relação afectiva que mantém com Damiana, envolvendo ambas as personagens femininas em ambientes marcados por recorrentes e significativos contrastes de luz e sombra. Maria Sidónia também se debate intimamente com a sua dupla condição de femme‑garçon, sendo a presença do jovem escultor Lúcio Ricardo que vai acabar por conduzir o desfecho da intriga romanesca para o triunfo da relação heterossexual. |
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Sombra e luz – hesitações homoeróticas em Signo de Toiro, de Celestino GomesSidóniaEsculturaToiroSombraFogoFracionamento de personalidadeHomoerotismoO médico e artista João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo, 1899 – Lisboa, 1960) estreia‑se no romance com Signo de Toiro, em 1939. Com o presente trabalho, destacamos um dos principais eixos temáticos da obra: a homossexualidade feminina. O narrador apresenta a protagonista, Maria Sidónia, em circunstâncias de marcada perturbação emocional, devido à relação afectiva que mantém com Damiana, envolvendo ambas as personagens femininas em ambientes marcados por recorrentes e significativos contrastes de luz e sombra. Maria Sidónia também se debate intimamente com a sua dupla condição de femme‑garçon, sendo a presença do jovem escultor Lúcio Ricardo que vai acabar por conduzir o desfecho da intriga romanesca para o triunfo da relação heterossexual.the doctor and artist João Carlos Celestino Gomes (ílhavo, 1899 – Lisboa, 1960) starts publishing novels with Signo de toiro (1939). In this essay, we focus on one of its crucial themes: female homosexuality. the narrator depicts Maria Sidónia, the main character, undergoing significant emotional distress as a result of her relationship with Damiana. these two female characters are hence portrayed against a background of recurring symbolic contrasts of light and shadow. Maria Sidónia also struggles intimately to come to terms with her twofold nature of femme ‑garçon, but the presence of Lúcio Ricardo, a young sculptor, will finally settle the triumph of the heterosexual norm by the end of the narrative.UA Editora2023-07-26T10:07:22Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39045por1645-927X10.34624/fb.v0i7.6562Bagão, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:19Zoai:ria.ua.pt:10773/39045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:20.945648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O médico e artista João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo, 1899 – Lisboa, 1960) estreia‑se no romance com Signo de Toiro, em 1939. Com o presente trabalho, destacamos um dos principais eixos temáticos da obra: a homossexualidade feminina. O narrador apresenta a protagonista, Maria Sidónia, em circunstâncias de marcada perturbação emocional, devido à relação afectiva que mantém com Damiana, envolvendo ambas as personagens femininas em ambientes marcados por recorrentes e significativos contrastes de luz e sombra. Maria Sidónia também se debate intimamente com a sua dupla condição de femme‑garçon, sendo a presença do jovem escultor Lúcio Ricardo que vai acabar por conduzir o desfecho da intriga romanesca para o triunfo da relação heterossexual. |
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