Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2135
Resumo: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_3e5007804a2101d4292ba4b92a935441
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadaniaEducação para a cidadaniaEducação visualEducação tecnológicaEducação inclusivaCitizenship educationInclusive schoolArt subjectDidactical relationshipDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade AbertaEste trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de unidades de trabalho na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim cujo projeto educativo tem como tema “Unidos na construção de uma escola para todos”. Tem como objetivo principal promover e perceber “Quais os contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania dos alunos”. As principais linhas de força que rasgaram os caminhos desta pesquisa vinculam-se a quatro conceitos que se destacam no seu quadro teórico-conceptual: a escola inclusiva e a educação para a cidadania como prioridades na educação; a disciplina de Educação Visual e Tecnológica como espaço curricular privilegiado no contributo para essa mesma escola inclusiva; a Educação Visual e Tecnológica como impulso globalizador do desenvolvimento do aluno e da sua cidadania. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da disciplina de EVT numa estrutura metodológica baseada na Mandala de Amílcar Martins (2009), “A Magia da Expressão Plástica” e numa metodologia de análise qualitativa tendo como estrutura organizativa o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (1993, 2005). Esta investigação é um Estudo de Caso realizado na Escola Básica do segundo e terceiro ciclos de Fazendas de Almeirim. Quanto ao propósito este estudo é uma investigação-acção. Recorreu-se à observação direta participante em sala de aula através da exploração e desenvolvimento de diversas unidades de trabalho com três turmas do quinto e uma turma do sexto ano. Para a recolha de dados recorremos também à análise documental. Esta investigação foi também construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo, trabalhos dos alunos, imagens videográficas e fotográficas e inquéritos aplicados com o intuito exploratório. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-acção enquanto via promotora e facilitadora da inclusão e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os alunos intervenientes.This research work is based on the development of work units in the Art subject in the second cycle of Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim whose educational project theme is “United in building a school for everyone”. Its main objective is to promote and realize “what are the contributions of the Art subject in citizenship education”. The main lines of force that tore the ways of this this research are linked to four concepts that stand out in its theoretical and conceptual framework: inclusive school and education for citizenship as priorities in education; the Art subject as a privileged curriculum space in contributing to this inclusive school; the Art subject as a globalizing impulse of the student development and citizenship. The empirical work developed around the Art subject in a methodological structure based on Mandala Amílcar Martins (2009), “The Magic of Artistic Expression” and in a technique for qualitative analysis having as a organizational structure the model of Pedagogical Relationship (PR) of Renald Legendre (1993, 2005). This research is a case study conducted at E.B. 2,3 Fazendas de Almeirim. As to the purpose of this study is an action-research. It appealed to a direct observation in the classroom through the exploration and development of several work units with three classes of the fifth grade and one class of the sixth grade. In order to collect data we also resorted to document analysis. This research was built, analyzed and interpreted from logbooks, students work, video and photo images and surveys applied with an exploratory intention. The results are indicative of a high standard of relevance and participation achieved, as well as the transformer impact of this research-action as a way to promote and facilitate inclusion and, therefore educate to sensitivity and consequently to the citizenship of all students involved.Ferreira, Manuela MalheiroMartins, AmílcarRepositório AbertoFrade, Paula Maria Ferreira dos Santos2012-07-20T13:43:26Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2135porFrade, Paula Maria Ferreira dos Santos - Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 299 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:43.831994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
title Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
spellingShingle Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos
Educação para a cidadania
Educação visual
Educação tecnológica
Educação inclusiva
Citizenship education
Inclusive school
Art subject
Didactical relationship
title_short Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
title_full Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
title_fullStr Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
title_full_unstemmed Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
title_sort Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania
author Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos
author_facet Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Manuela Malheiro
Martins, Amílcar
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Educação visual
Educação tecnológica
Educação inclusiva
Citizenship education
Inclusive school
Art subject
Didactical relationship
topic Educação para a cidadania
Educação visual
Educação tecnológica
Educação inclusiva
Citizenship education
Inclusive school
Art subject
Didactical relationship
description Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-07-20T13:43:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2135
url http://hdl.handle.net/10400.2/2135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos - Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 299 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135005612441600