Melhoria das Metodologias de Controlo de Qualidade de Cor na TMG Automotive

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Rita Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23604
Resumo: A presente dissertação teve como principal objetivo a melhoria do controlo de cor implementado na TMG Automotive. Numa fase inicial, realizou-se uma série de estudos preliminares, de modo a compreender a metodologia de controlo de cor atualmente implementada no Laboratório de Cores e identificar as suas limitações. Posteriormente, avaliaram-se dois novos métodos para o controlo de cor, medição de cor em húmido e em linha. Os estudos preliminares permitiram concluir que o processo de elaboração de um filme em laboratório apresenta variáveis que podem influenciar as coordenadas de cor, tais como o papel, a repetibilidade entre filmes e as variáveis relacionadas com a utilização do filmógrafo (posição, velocidade e força). A metodologia de medição de cor em húmido seria uma vantagem, pelo facto de se obterem diretamente as coordenadas de cor de uma pasta, sem a necessidade de se elaborar um filme em laboratório. Contundo, os testes desenvolvidos mostraram que o equipamento, que está a ser adaptado ao processo produtivo da TMG Automotive, ainda não atinge os níveis de reprodutibilidade necessários ao controlo da cor impostos pela empresa. A metodologia de medição de cor em linha fornece as coordenadas de cor de um artigo à medida que este é produzido na etapa de recobrimento, uma vez que o equipamento de medição de cor se encontra incorporado na própria linha de produção, permitindo aos Coloristas controlar a cor de forma mais rápida e eficaz. Verificou-se que o dispositivo é capaz de distinguir cores, pois observou-se uma relação com o espetrofotómetro do laboratório. No entanto, os resultados obtidos mostram que, o equipamento ainda não possui as características necessárias para medir de forma reprodutível a cor dos artigos com a exatidão e a precisão exigidas pela empresa para o controlo da cor. O trabalho desenvolvido permitiu verificar que as metodologias de medição de cor em húmido e em linha são promissoras e têm como principais vantagens a minimização do tempo gasto no controlo e no acerto de cor. Sugere-se que no futuro, em parceria com o fornecedor dos equipamentos, se continue a avaliar estas novas metodologias, inovadoras para a TMG Automotive.
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A metodologia de medição de cor em húmido seria uma vantagem, pelo facto de se obterem diretamente as coordenadas de cor de uma pasta, sem a necessidade de se elaborar um filme em laboratório. Contundo, os testes desenvolvidos mostraram que o equipamento, que está a ser adaptado ao processo produtivo da TMG Automotive, ainda não atinge os níveis de reprodutibilidade necessários ao controlo da cor impostos pela empresa. A metodologia de medição de cor em linha fornece as coordenadas de cor de um artigo à medida que este é produzido na etapa de recobrimento, uma vez que o equipamento de medição de cor se encontra incorporado na própria linha de produção, permitindo aos Coloristas controlar a cor de forma mais rápida e eficaz. Verificou-se que o dispositivo é capaz de distinguir cores, pois observou-se uma relação com o espetrofotómetro do laboratório. No entanto, os resultados obtidos mostram que, o equipamento ainda não possui as características necessárias para medir de forma reprodutível a cor dos artigos com a exatidão e a precisão exigidas pela empresa para o controlo da cor. O trabalho desenvolvido permitiu verificar que as metodologias de medição de cor em húmido e em linha são promissoras e têm como principais vantagens a minimização do tempo gasto no controlo e no acerto de cor. Sugere-se que no futuro, em parceria com o fornecedor dos equipamentos, se continue a avaliar estas novas metodologias, inovadoras para a TMG Automotive.The present dissertation has as main goal the improvement of the colour control implemented in TMG Automotive. In an initial phase, preliminary studies carried out to understand the colour control methodology currently implemented in Laboratório de Cores and to identify its limitations. Then, two new methods for colour control were evaluated, wet colour measurement and in-line colour measurement. With the preliminary studies it was conclude that the production of a film in the laboratory presents variables related to the colour control method that can influence the colour coordinates, such as the paper, the repeatability between films and the variables imposed on the use of the filmography (position, velocity, and force). For this reason, the wet colour measurement methodology would be an advantage, because the colour coordinates of a paste can be obtained directly, without need to make a film in the laboratory. However, the tests presented showed that the equipment, which is being adapted to TMG Automotive's production process, still does not reach the reproducibility levels required for colour control imposed by the company. The in-line colour measurement methodology provides the colour coordinates of an article as it is produced in the coating step, as the colour measurement equipment is incorporated into the production line itself, allowing Coloristas to control the colour faster and more effectively. It was verified that the device is capable of distinguishing colours, as a relationship with the spectrophotometer in the laboratory was observed. However, the results obtained show that the equipment does not yet have the necessary characteristics to reproducibly measure the colour of articles with the exactitude and precision required by the company for colour control. This work allowed verifying that wet and in-line colour measurement methodologies are promising and have as their main advantages the minimization of time spent in colour control. It is suggested that in the future, that in partnership with the equipment supplier, these new methodologies, innovative for TMG Automotive, continue to be evaluated.Silva, Paulo Alexandre Pereira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Ana Rita Fernandes20232026-07-27T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23604TID:203356462porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:19.974678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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