Freud, Jung e a religião : embates e diálogos entre ciência e religião nos clássicos da psicanálise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5160 |
Resumo: | O artigo analisa o debate ciência e religião no interior da psicanálise, destacando algumas obras de Freud e Jung, grandes clássicos do pensamento psicanalítico. A investigação que deu origem ao texto tinha como objetivo o estudo da história deste debate no início da psicanálise, ponderando sobre as teorias dos dois citados estudiosos. A pesquisa se fundamentou em um levantamento bibliográfico das obras de Freud e Jung, bem como de comentadores, como Peter Gay e Michael Palmer. Destaca-se a relação entre a concepção sobre a religião de cada autor, Freud e Jung, com suas histórias de vida e experiências na comunidade científica anteriores à psicanálise. Freud, apesar de sua família, que cultivava algumas tradições culturais judaicas, trouxe à psicanálise sua formação universitária em tempos de cientificismo avesso à religião. Jung, cujo pai era pastor protestante, foi muito marcado por experiências algo místicas de alguns de seus pacientes. A teoria do Complexo de édipo de Freud explica sua concepção de religião como momento menor da humanização, como expõe em«totem e tabu». Jung constrói sua teoria da individuação e do inconsciente coletivo,considerando a religiosidade e seu simbolismo como possíveis caminhos para a evolução dos sujeitos. |
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Freud, Jung e a religião : embates e diálogos entre ciência e religião nos clássicos da psicanáliseRELIGIÃOFREUD, SIGMUNDJUNG, CARL GUSTAVRELIGIÃOPSICANÁLISECRENÇAS RELIGIOSASRELIGIONPSYCHOANALYSISRELIGIOUS BELIEFSO artigo analisa o debate ciência e religião no interior da psicanálise, destacando algumas obras de Freud e Jung, grandes clássicos do pensamento psicanalítico. A investigação que deu origem ao texto tinha como objetivo o estudo da história deste debate no início da psicanálise, ponderando sobre as teorias dos dois citados estudiosos. A pesquisa se fundamentou em um levantamento bibliográfico das obras de Freud e Jung, bem como de comentadores, como Peter Gay e Michael Palmer. Destaca-se a relação entre a concepção sobre a religião de cada autor, Freud e Jung, com suas histórias de vida e experiências na comunidade científica anteriores à psicanálise. Freud, apesar de sua família, que cultivava algumas tradições culturais judaicas, trouxe à psicanálise sua formação universitária em tempos de cientificismo avesso à religião. Jung, cujo pai era pastor protestante, foi muito marcado por experiências algo místicas de alguns de seus pacientes. A teoria do Complexo de édipo de Freud explica sua concepção de religião como momento menor da humanização, como expõe em«totem e tabu». Jung constrói sua teoria da individuação e do inconsciente coletivo,considerando a religiosidade e seu simbolismo como possíveis caminhos para a evolução dos sujeitos.The articleexaminesthescience and religion debate within Psychoanalysis, highlighting some of Freud’s and Jung’s works – great classics of psychoanalytic thought. The research which led to the text was intended to study the history of this debate in the early days of psychoanalysis, considering theories of both authors. The research was based on a literature review of Freud’s and Jung’s works, as well as commentators such as Peter Gay and michael Palmer. We highlight the relationship between the concept of religion for each author, with their life background and experiences in the scientific community prior to psychoanalysis. Freud, despite his family, who farmed some Jewish cultural traditions, brought to psychoanalysis his university education in times of positive science averse to religion. Jung, whose father was a Protestant pastor, was deeply marked by somewhat mystical experiences of some of his patients. Freud’s theory of the oedipus complex explains his conception of religion as a minor moment of humanization, as exhibited in Totem and Taboo. Jung builds his theory of Individuation and collective unconscious, considering the religiosity and its symbolism as possible paths for the evolution of subjects.Edições Universitárias Lusófonas2014-07-03T15:05:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5160por1646-1630Rodrigues, Marcel HenriqueGroppo, Luís Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:33.605302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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