A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dinis Davide Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46078
Resumo: Nos últimos anos, as bicicletas e trotinetas elétricas invadiram literalmente os centros urbanos, passando a interagir no mesmo espaço com os peões e veículos motorizados. Neste contexto, atentos às eventuais repercussões deste fenómeno, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo de verificar se a sinistralidade com velocípedes, e em particular bicicletas e trotinetas elétricas, está a aumentar, caracterizar os intervenientes nos acidentes e verificar a necessidade de introduzir normas mais restritivas no quadro legal de utilização destes veículos, tomando como referência a sinistralidade participada pela Polícia de Segurança Pública, nos anos de 2020 e 2021, no distrito de Lisboa, onde a utilização massiva destes meios de transporte e mobilidade pessoal é uma realidade em crescendo por parte da população, independentemente da idade, o que nos parece preocupante e suscetível de contribuir para um novo espectro da sinistralidade rodoviária, face à falta de maturidade e de experiência de muitos dos utilizadores por contraste com a fragilidade e vulnerabilidade dos condutores mais idosos.
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