A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46078 |
Resumo: | Nos últimos anos, as bicicletas e trotinetas elétricas invadiram literalmente os centros urbanos, passando a interagir no mesmo espaço com os peões e veículos motorizados. Neste contexto, atentos às eventuais repercussões deste fenómeno, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo de verificar se a sinistralidade com velocípedes, e em particular bicicletas e trotinetas elétricas, está a aumentar, caracterizar os intervenientes nos acidentes e verificar a necessidade de introduzir normas mais restritivas no quadro legal de utilização destes veículos, tomando como referência a sinistralidade participada pela Polícia de Segurança Pública, nos anos de 2020 e 2021, no distrito de Lisboa, onde a utilização massiva destes meios de transporte e mobilidade pessoal é uma realidade em crescendo por parte da população, independentemente da idade, o que nos parece preocupante e suscetível de contribuir para um novo espectro da sinistralidade rodoviária, face à falta de maturidade e de experiência de muitos dos utilizadores por contraste com a fragilidade e vulnerabilidade dos condutores mais idosos. |
id |
RCAP_3e59ed5524b054d3694bc7e673df2c28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviáriabicicletas e trotinetas elétricas, distrito de Lisboa, sinistralidade, bicycles and electric scooters, Lisbon district, fatalitiesNos últimos anos, as bicicletas e trotinetas elétricas invadiram literalmente os centros urbanos, passando a interagir no mesmo espaço com os peões e veículos motorizados. Neste contexto, atentos às eventuais repercussões deste fenómeno, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo de verificar se a sinistralidade com velocípedes, e em particular bicicletas e trotinetas elétricas, está a aumentar, caracterizar os intervenientes nos acidentes e verificar a necessidade de introduzir normas mais restritivas no quadro legal de utilização destes veículos, tomando como referência a sinistralidade participada pela Polícia de Segurança Pública, nos anos de 2020 e 2021, no distrito de Lisboa, onde a utilização massiva destes meios de transporte e mobilidade pessoal é uma realidade em crescendo por parte da população, independentemente da idade, o que nos parece preocupante e suscetível de contribuir para um novo espectro da sinistralidade rodoviária, face à falta de maturidade e de experiência de muitos dos utilizadores por contraste com a fragilidade e vulnerabilidade dos condutores mais idosos.In recent years, bicycles and electric scooters have literally invaded urban centers, interacting in the same space with pedestrians and motor vehicles. In this context, aware of the possible repercussions of this phenomenon, we developed this study with the objective of verifying whether the accidents with bicycles, and in particular bicycles and electric scooters, are increasing, to characterize those involved in the accidents and to verify the need to introduce more restrictive rules in the legal framework for the use of these vehicles, taking as reference the accidents reported by the Public Security Police, in the years 2020 and 2021, in the Lisbon district, where the mass usage of this means of transportations and personal mobility is a reality that is growing within the population, regardless of age, which to us seems both worrying and liable to contribute to a new specter of road accidents, given the lack of maturity and experience of many of its users, in contrast with the fragility and vulnerability of elderly drivers.Repositório ComumPereira, Dinis Davide Borges2023-08-03T15:28:10Z2022-07-242022-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-17T11:45:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:35.197654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária |
title |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária |
spellingShingle |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária Pereira, Dinis Davide Borges bicicletas e trotinetas elétricas, distrito de Lisboa, sinistralidade, bicycles and electric scooters, Lisbon district, fatalities |
title_short |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária |
title_full |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária |
title_fullStr |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária |
title_full_unstemmed |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária |
title_sort |
A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviária |
author |
Pereira, Dinis Davide Borges |
author_facet |
Pereira, Dinis Davide Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Dinis Davide Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bicicletas e trotinetas elétricas, distrito de Lisboa, sinistralidade, bicycles and electric scooters, Lisbon district, fatalities |
topic |
bicicletas e trotinetas elétricas, distrito de Lisboa, sinistralidade, bicycles and electric scooters, Lisbon district, fatalities |
description |
Nos últimos anos, as bicicletas e trotinetas elétricas invadiram literalmente os centros urbanos, passando a interagir no mesmo espaço com os peões e veículos motorizados. Neste contexto, atentos às eventuais repercussões deste fenómeno, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo de verificar se a sinistralidade com velocípedes, e em particular bicicletas e trotinetas elétricas, está a aumentar, caracterizar os intervenientes nos acidentes e verificar a necessidade de introduzir normas mais restritivas no quadro legal de utilização destes veículos, tomando como referência a sinistralidade participada pela Polícia de Segurança Pública, nos anos de 2020 e 2021, no distrito de Lisboa, onde a utilização massiva destes meios de transporte e mobilidade pessoal é uma realidade em crescendo por parte da população, independentemente da idade, o que nos parece preocupante e suscetível de contribuir para um novo espectro da sinistralidade rodoviária, face à falta de maturidade e de experiência de muitos dos utilizadores por contraste com a fragilidade e vulnerabilidade dos condutores mais idosos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-24 2022-07-24T00:00:00Z 2023-08-03T15:28:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46078 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133533347774464 |