Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Isabel Maria Silvestre
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27111
Resumo: Tendo como ponto de partida a prática de lecionação supervisionada realizada no Colégio Amor de Deus e especificamente a lecionação da Unidade Letiva 2 “Jesus um homem para todos”, inserido no currículo de 6ºano, apresento no seguinte relatório um percurso reflexivo sobre a educação em Portugal, aprofundando a relevância do ensino religioso escolar, em específico no colégio Amor de Deus e culminando na importância pedagógica para o aluno, da UL 2. A UL 2 “Jesus um homem para todos” centraliza o seu grande objetivo no dar a conhecer, ao discente, Jesus como o centro do cristianismo e do catolicismo e para tal é essencial que o docente conheça a sua história, o seu estilo de vida e o tenha como exemplo, logo é igualmente relevante reconhecer a pedagogia de Jesus, que hoje ainda é seguida por muitos. Nesta sequência para a transmissão dos valores cristãos é essencial que os discentes se revejam no exemplo atual e vivo da imagem de Jesus, especificamente o Papa Francisco, sendo assim, igualmente apresentado neste relatório o poder do seu exemplo, no que se refere ao seu impacto na sociedade, a sua visão da pedagogia e o seu paralelismo com Jesus, que foi um marco na história.
id RCAP_3e60084472f9e8182c2b56efe6ce665b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27111
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridadeJesusPapa FranciscoPedagogiaMestreEducaçãoExemploPope FrancisPedagogyMasterEducationExampleDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoTendo como ponto de partida a prática de lecionação supervisionada realizada no Colégio Amor de Deus e especificamente a lecionação da Unidade Letiva 2 “Jesus um homem para todos”, inserido no currículo de 6ºano, apresento no seguinte relatório um percurso reflexivo sobre a educação em Portugal, aprofundando a relevância do ensino religioso escolar, em específico no colégio Amor de Deus e culminando na importância pedagógica para o aluno, da UL 2. A UL 2 “Jesus um homem para todos” centraliza o seu grande objetivo no dar a conhecer, ao discente, Jesus como o centro do cristianismo e do catolicismo e para tal é essencial que o docente conheça a sua história, o seu estilo de vida e o tenha como exemplo, logo é igualmente relevante reconhecer a pedagogia de Jesus, que hoje ainda é seguida por muitos. Nesta sequência para a transmissão dos valores cristãos é essencial que os discentes se revejam no exemplo atual e vivo da imagem de Jesus, especificamente o Papa Francisco, sendo assim, igualmente apresentado neste relatório o poder do seu exemplo, no que se refere ao seu impacto na sociedade, a sua visão da pedagogia e o seu paralelismo com Jesus, que foi um marco na história.Departing from the supervised teaching activities at the “Colégio do Amor de Deus” and specifically the teaching of Teaching Unit (TU) 2 “Jesus um homem para todos” in the sixth grade curriculum, this report presents a speculative journey about education in Portugal, stressing the relevance of religious teaching in schools, particularly at the “Colégio do Amor de Deus” and highlighting its pedagogical importance for the student, of TU 2. TU 2 “Jesus um homem para todos” centralizes its main objective on presenting Jesus to the student as the centre of Christianity and Catholicism and, to that end, it is essential that the teacher knows His history, mode of life and has Him as an example. As such, it is equally relevant to recognize Jesus’s pedagogy, which is still followed today by many. Consequently, it is essential to the transmission of Christian values that the students can relate to the present and living example of Jesus’s image, specifically Pope Francis, highlighting the impact of his pedagogy and parallelisms with Jesus, of great historical importance, on society at large. This example of Pope Francis is also presented in this report.Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáPalma, AlexandreVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVitorino, Isabel Maria Silvestre2019-03-20T15:06:38Z2019-03-1820192019-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27111TID:202199843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:41.957877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
title Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
spellingShingle Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
Vitorino, Isabel Maria Silvestre
Jesus
Papa Francisco
Pedagogia
Mestre
Educação
Exemplo
Pope Francis
Pedagogy
Master
Education
Example
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
title_full Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
title_fullStr Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
title_full_unstemmed Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
title_sort Uma reflexão em torno da unidade letiva, Jesus, um homem para os outros, do 6ºano de escolaridade
author Vitorino, Isabel Maria Silvestre
author_facet Vitorino, Isabel Maria Silvestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
Palma, Alexandre
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Isabel Maria Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Jesus
Papa Francisco
Pedagogia
Mestre
Educação
Exemplo
Pope Francis
Pedagogy
Master
Education
Example
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Jesus
Papa Francisco
Pedagogia
Mestre
Educação
Exemplo
Pope Francis
Pedagogy
Master
Education
Example
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Tendo como ponto de partida a prática de lecionação supervisionada realizada no Colégio Amor de Deus e especificamente a lecionação da Unidade Letiva 2 “Jesus um homem para todos”, inserido no currículo de 6ºano, apresento no seguinte relatório um percurso reflexivo sobre a educação em Portugal, aprofundando a relevância do ensino religioso escolar, em específico no colégio Amor de Deus e culminando na importância pedagógica para o aluno, da UL 2. A UL 2 “Jesus um homem para todos” centraliza o seu grande objetivo no dar a conhecer, ao discente, Jesus como o centro do cristianismo e do catolicismo e para tal é essencial que o docente conheça a sua história, o seu estilo de vida e o tenha como exemplo, logo é igualmente relevante reconhecer a pedagogia de Jesus, que hoje ainda é seguida por muitos. Nesta sequência para a transmissão dos valores cristãos é essencial que os discentes se revejam no exemplo atual e vivo da imagem de Jesus, especificamente o Papa Francisco, sendo assim, igualmente apresentado neste relatório o poder do seu exemplo, no que se refere ao seu impacto na sociedade, a sua visão da pedagogia e o seu paralelismo com Jesus, que foi um marco na história.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-20T15:06:38Z
2019-03-18
2019
2019-03-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27111
TID:202199843
url http://hdl.handle.net/10400.14/27111
identifier_str_mv TID:202199843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131918881521664