O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35624
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_3e6b8079e49cda72e21d27d7ea9f97ae
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º cicloParentalidade percebidaNecessidades psicológicas básicasAutoeficáciaRegulação da decisão vocacionalAjustamento psicossocialDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAs exigências colocadas pelo sistema de ensino português em torno do processo de tomada de decisão em períodos desenvolvimentais precoces tornam necessário dotar os alunos de estratégias e capacidades que lhes permitam tomar decisões vocacionais conscientes e coerentes com os seus interesses e valores. A escolha de um percurso vocacional, nomeadamente, de uma área de estudos no 10º ano de escolaridade envolve diversos processos cognitivo-motivacionais que podem facultar ou dificultar este processo. Contudo, a investigação empírica pouco tem revelado sobre estes processos e sobre o modo como os mesmos podem facilitar, ou por outro lado, dificultar esta escolha. De salientar também, que a pouca investigação realizada neste sentido tem-se focado em períodos desenvolvimentais mais tardios, nomeadamente na transição do ensino secundário para o ensino superior (e.g. Cordeiro, Paixão, Lens, Lacante & Luyckx,2016). Assim sendo, no presente estudo pretendeu-se analisar o impacto das variáveis contextuais (parentalidade percebida) e cognitivo-motivacionais (autoeficácia e necessidades psicológicas básicas) na regulação da decisão vocacional (regulação autónoma e controlada) e no ajustamento psicossocial (bem-estar/mal-estar) em adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, a frequentar os 8º e 9º anos de escolaridade. De uma forma geral, os resultados mostraram que há uma relação direta entre o suporte parental e a vitalidade subjetiva bem como entre a frustração parental e a regulação controlada da decisão vocacional, a ansiedade e a depressão. No entanto, a autoeficácia medeia completamente os efeitos do suporte parental nas variáveis referidas e a perceção de frustração das necessidades psicológicas básicas aparece como um potente preditor da sintomatologia clinica acima referida.The demands put by the Portuguese teaching system on the process of decision-making, during precocious development periods, force the endowment of adolescents with strategies and capacities that would allow them to make conscious and coherent vocational decision within their interests and values. Vocational decision regarding the area of studies in 10th grade consists of several cognitive and motivational steps that either ease or complicate this process. Nevertheless, the empirical investigation has not revealed much about these steps and if these can affect decision-making, either by making it easier or more complicated. It should be also mentioned that the small amount of investigation carried out in this area has been focusing in late development periods, namely, the transition from secondary education to higher education. (e.g. Codeiro, Paixão, Lens, Lacante and Luyckx, 2016). With that said, the present study intends to analyse the impact of the contextual variables (conscious parenthood) and of the cognitive and motivational variables (auto-efficiency and basic psychological needs) on the regulation of vocational decision (autonomous and controlled regulation) and on the psychosocial adjustment (well-being / ill-being) of adolescent students from 8th and 9th grades between the age of 12 and 16. Generally speaking, the results have shown that there is a straight relation between parental support and subjective vitality, as well as between parental frustration and controlled regulation of the vocational decision, anxiety and depression. However, the auto-efficiency that mediates both the effects of parental support, in the abovementioned variables, and the perception of frustration of the basic psychological needs appears as a powerful predictor of the clinical symptomatology mentioned above.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35624http://hdl.handle.net/10316/35624porSilva, Ana Rita Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:57.305435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
title O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
spellingShingle O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
Silva, Ana Rita Fernandes
Parentalidade percebida
Necessidades psicológicas básicas
Autoeficácia
Regulação da decisão vocacional
Ajustamento psicossocial
title_short O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
title_full O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
title_fullStr O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
title_full_unstemmed O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
title_sort O impacto da parentalidade e dos processos cognitivo-motivacionais na tomada de decisão vocacional e ajustamento psicossocial em adolescentes do 3º ciclo
author Silva, Ana Rita Fernandes
author_facet Silva, Ana Rita Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade percebida
Necessidades psicológicas básicas
Autoeficácia
Regulação da decisão vocacional
Ajustamento psicossocial
topic Parentalidade percebida
Necessidades psicológicas básicas
Autoeficácia
Regulação da decisão vocacional
Ajustamento psicossocial
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35624
http://hdl.handle.net/10316/35624
url http://hdl.handle.net/10316/35624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769920151552