O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nuno A.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1555
Resumo: A gestão de uma organização, na actualidade, é por si só um grande desafio. Os sistemas tradicionais de informação para a gestão não permitem responder a esse desafio, dado que apresentam várias debilidades e insuficiências. O Balanced Scorecard poderá então ser um instrumento de gestão estratégica imprescindível. A formulação dos objectivos, das iniciativas estratégicas, das metas e dos indicadores, pelas quatro perspectivas e considerando as relações causa-efeito entre elas, permite uma gestão mais consentânea com a nova realidade. A utilização do Balanced Scorecard é já uma realidade em várias organizações da administração pública de todo o mundo. Algumas, consideram que este instrumento permite melhorar o planeamento estratégico e consequentemente cumprir a missão. As instituições de ensino superior público, que regra geral possuem uma fraca cultura de gestão estratégica, têm também a possibilidade de, através da utilização do Balanced Scorecard, melhorar o seu desempenho. Desta forma, e considerando que, nestas instituições não é normal a sua utilização, verifica-se a necessidade de desenvolver um modelo, com as necessárias adaptações, que permita a comunicação, clarificação e gestão da estratégia. Neste trabalho, após uma revisão de literatura, desenvolveu-se o Balanced Scorecard para a Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, pois verificou-se, através da análise dos resultados do estudo empírico, que existia uma fraca cultura estratégica. Neste sentido, definiram-se os objectivos estratégicos e os indicadores para as diferentes perspectivas (cliente, social, processos internos, aprendizagem e crescimento e responsabilidade financeira e orçamental), considerando as relações de causa-efeito entre elas. Apresentaram-se também as acções estratégicas, que permitirão cumprir a sua missão. O modelo criado, com as cinco perspectivas, centra a gestão estratégica da instituição no aluno (cliente), relega para segundo plano a perspectiva de responsabilidade financeira e orçamental e destaca o seu impacto social. Nowadays managing an organization is a considerable challenge. Traditional management information systems do not provide an appropriate response to such a challenge as they contain numerous weak points and deficiencies. The Balance Scorecard can thus be an indispensable strategic management tool. Identification of objectives, strategic initiatives, goals and indicators, through all four perspectives and taking into account their cause-effect relation, allows for a kind of management that is more in tune with the new reality. Usage of the Balanced Scorecard is already a fact in many Public Administration management organizations all over the world. Some of those organizations believe this tool enables them to improve strategic planning and fulfilment of their mission. State higher education institutions, by norm stage of poor strategic management culture, can now improve their performance by using Balanced Scorecard. Due to the fact that this practice is not common in these institutions, it becomes necessary to design a model that includes the necessary adaptations in order to allow communication, clarification and management of the strategy. In this document, and after a literature revision, a model Balanced Scorecard was developed for the Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, since it was verified that the existing strategic culture was rather poor. With this in mind, strategic objectives and indicators were set out for the different perspectives (client, social, internal processes, learning and growth, and financial and budgetary responsibility), taking into account their cause-effect relation. Strategic actions geared towards mission accomplishment were also presented. The conceived model containing all five perspectives, concentrates the strategic management of the institution on the student (client), and relegates the financial and budgetary perspective to second level while highlighting its social impact.
id RCAP_3e6be975aae9e01ab858c095fb8a48b6
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior públicoBalanced scorecardAdministração públicaEnsino SuperiorA gestão de uma organização, na actualidade, é por si só um grande desafio. Os sistemas tradicionais de informação para a gestão não permitem responder a esse desafio, dado que apresentam várias debilidades e insuficiências. O Balanced Scorecard poderá então ser um instrumento de gestão estratégica imprescindível. A formulação dos objectivos, das iniciativas estratégicas, das metas e dos indicadores, pelas quatro perspectivas e considerando as relações causa-efeito entre elas, permite uma gestão mais consentânea com a nova realidade. A utilização do Balanced Scorecard é já uma realidade em várias organizações da administração pública de todo o mundo. Algumas, consideram que este instrumento permite melhorar o planeamento estratégico e consequentemente cumprir a missão. As instituições de ensino superior público, que regra geral possuem uma fraca cultura de gestão estratégica, têm também a possibilidade de, através da utilização do Balanced Scorecard, melhorar o seu desempenho. Desta forma, e considerando que, nestas instituições não é normal a sua utilização, verifica-se a necessidade de desenvolver um modelo, com as necessárias adaptações, que permita a comunicação, clarificação e gestão da estratégia. Neste trabalho, após uma revisão de literatura, desenvolveu-se o Balanced Scorecard para a Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, pois verificou-se, através da análise dos resultados do estudo empírico, que existia uma fraca cultura estratégica. Neste sentido, definiram-se os objectivos estratégicos e os indicadores para as diferentes perspectivas (cliente, social, processos internos, aprendizagem e crescimento e responsabilidade financeira e orçamental), considerando as relações de causa-efeito entre elas. Apresentaram-se também as acções estratégicas, que permitirão cumprir a sua missão. O modelo criado, com as cinco perspectivas, centra a gestão estratégica da instituição no aluno (cliente), relega para segundo plano a perspectiva de responsabilidade financeira e orçamental e destaca o seu impacto social. Nowadays managing an organization is a considerable challenge. Traditional management information systems do not provide an appropriate response to such a challenge as they contain numerous weak points and deficiencies. The Balance Scorecard can thus be an indispensable strategic management tool. Identification of objectives, strategic initiatives, goals and indicators, through all four perspectives and taking into account their cause-effect relation, allows for a kind of management that is more in tune with the new reality. Usage of the Balanced Scorecard is already a fact in many Public Administration management organizations all over the world. Some of those organizations believe this tool enables them to improve strategic planning and fulfilment of their mission. State higher education institutions, by norm stage of poor strategic management culture, can now improve their performance by using Balanced Scorecard. Due to the fact that this practice is not common in these institutions, it becomes necessary to design a model that includes the necessary adaptations in order to allow communication, clarification and management of the strategy. In this document, and after a literature revision, a model Balanced Scorecard was developed for the Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, since it was verified that the existing strategic culture was rather poor. With this in mind, strategic objectives and indicators were set out for the different perspectives (client, social, internal processes, learning and growth, and financial and budgetary responsibility), taking into account their cause-effect relation. Strategic actions geared towards mission accomplishment were also presented. The conceived model containing all five perspectives, concentrates the strategic management of the institution on the student (client), and relegates the financial and budgetary perspective to second level while highlighting its social impact.Universidade do MinhoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Nuno A.2010-01-27T20:28:28Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1555porRibeiro, Nuno (205) - O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público. Braga: Universidade do Minho. Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Auditoriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:05:40Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:55:06.567490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
spellingShingle O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
Ribeiro, Nuno A.
Balanced scorecard
Administração pública
Ensino Superior
title_short O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_full O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_fullStr O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_full_unstemmed O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_sort O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
author Ribeiro, Nuno A.
author_facet Ribeiro, Nuno A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nuno A.
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced scorecard
Administração pública
Ensino Superior
topic Balanced scorecard
Administração pública
Ensino Superior
description A gestão de uma organização, na actualidade, é por si só um grande desafio. Os sistemas tradicionais de informação para a gestão não permitem responder a esse desafio, dado que apresentam várias debilidades e insuficiências. O Balanced Scorecard poderá então ser um instrumento de gestão estratégica imprescindível. A formulação dos objectivos, das iniciativas estratégicas, das metas e dos indicadores, pelas quatro perspectivas e considerando as relações causa-efeito entre elas, permite uma gestão mais consentânea com a nova realidade. A utilização do Balanced Scorecard é já uma realidade em várias organizações da administração pública de todo o mundo. Algumas, consideram que este instrumento permite melhorar o planeamento estratégico e consequentemente cumprir a missão. As instituições de ensino superior público, que regra geral possuem uma fraca cultura de gestão estratégica, têm também a possibilidade de, através da utilização do Balanced Scorecard, melhorar o seu desempenho. Desta forma, e considerando que, nestas instituições não é normal a sua utilização, verifica-se a necessidade de desenvolver um modelo, com as necessárias adaptações, que permita a comunicação, clarificação e gestão da estratégia. Neste trabalho, após uma revisão de literatura, desenvolveu-se o Balanced Scorecard para a Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, pois verificou-se, através da análise dos resultados do estudo empírico, que existia uma fraca cultura estratégica. Neste sentido, definiram-se os objectivos estratégicos e os indicadores para as diferentes perspectivas (cliente, social, processos internos, aprendizagem e crescimento e responsabilidade financeira e orçamental), considerando as relações de causa-efeito entre elas. Apresentaram-se também as acções estratégicas, que permitirão cumprir a sua missão. O modelo criado, com as cinco perspectivas, centra a gestão estratégica da instituição no aluno (cliente), relega para segundo plano a perspectiva de responsabilidade financeira e orçamental e destaca o seu impacto social. Nowadays managing an organization is a considerable challenge. Traditional management information systems do not provide an appropriate response to such a challenge as they contain numerous weak points and deficiencies. The Balance Scorecard can thus be an indispensable strategic management tool. Identification of objectives, strategic initiatives, goals and indicators, through all four perspectives and taking into account their cause-effect relation, allows for a kind of management that is more in tune with the new reality. Usage of the Balanced Scorecard is already a fact in many Public Administration management organizations all over the world. Some of those organizations believe this tool enables them to improve strategic planning and fulfilment of their mission. State higher education institutions, by norm stage of poor strategic management culture, can now improve their performance by using Balanced Scorecard. Due to the fact that this practice is not common in these institutions, it becomes necessary to design a model that includes the necessary adaptations in order to allow communication, clarification and management of the strategy. In this document, and after a literature revision, a model Balanced Scorecard was developed for the Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, since it was verified that the existing strategic culture was rather poor. With this in mind, strategic objectives and indicators were set out for the different perspectives (client, social, internal processes, learning and growth, and financial and budgetary responsibility), taking into account their cause-effect relation. Strategic actions geared towards mission accomplishment were also presented. The conceived model containing all five perspectives, concentrates the strategic management of the institution on the student (client), and relegates the financial and budgetary perspective to second level while highlighting its social impact.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2010-01-27T20:28:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1555
url http://hdl.handle.net/10198/1555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Nuno (205) - O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público. Braga: Universidade do Minho. Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Auditoria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135152910106624