Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fábio dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6077
Resumo: O conhecimento relevante aos negócios nas organizações tem adquirido crescente importância e um maior grau de participação na tomada de decisão, com impacto estratégico. O trabalho em questão tem por objetivo compreender melhor a relação entre o aprendizado dos alunos dos últimos anos do curso de Administração de Empresas de Instituições de Ensino Brasileiras referente ao assunto Gestão do Conhecimento (GC) e como este aprendizado está alinhado com os fatores críticos de sucesso para as empresas. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de objetivo exploratório, com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), através da literatura existente sobre o tema observando um conjunto de definições de vários autores referentes aos principais Fatores Críticos de Sucesso para uma adequada Gestão do Conhecimento. Em paralelo como procedimento foram coletados dados através de questionário a alunos de instituições de ensino Brasileiras, bem como a gestores em funções-chave de empresas brasileiras, de modo a permitir realizar uma interpretação estatística descritiva. Como resultados mais relevantes, surge a importância do tema Gestão do Conhecimento ser melhor compreendido por alunos do ensino superior, bem como nas empresas os gestores avaliarem quais os motivos que impedem este processo de se tornar prática de fato. Este estudo contribui com o desenvolvimento da conscientização de gestores brasileiros sobre a importância da Gestão do Conhecimento para a tomada de decisão e que resulta numa potencial diferenciação para as empresas. Foi pretendido ainda a compreensão de como os alunos que se formam em Administração de Empresas possuem os conhecimentos e as técnicas necessárias para uma implantação de práticas de Gestão do Conhecimento.
id RCAP_3e6cfbac7bd768962980cdd1895169dc
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiroGestão do conhecimentoFatores críticos de sucessoDesenvolvimento estratégicoKnowledge managementCritical success factorsStrategic developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO conhecimento relevante aos negócios nas organizações tem adquirido crescente importância e um maior grau de participação na tomada de decisão, com impacto estratégico. O trabalho em questão tem por objetivo compreender melhor a relação entre o aprendizado dos alunos dos últimos anos do curso de Administração de Empresas de Instituições de Ensino Brasileiras referente ao assunto Gestão do Conhecimento (GC) e como este aprendizado está alinhado com os fatores críticos de sucesso para as empresas. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de objetivo exploratório, com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), através da literatura existente sobre o tema observando um conjunto de definições de vários autores referentes aos principais Fatores Críticos de Sucesso para uma adequada Gestão do Conhecimento. Em paralelo como procedimento foram coletados dados através de questionário a alunos de instituições de ensino Brasileiras, bem como a gestores em funções-chave de empresas brasileiras, de modo a permitir realizar uma interpretação estatística descritiva. Como resultados mais relevantes, surge a importância do tema Gestão do Conhecimento ser melhor compreendido por alunos do ensino superior, bem como nas empresas os gestores avaliarem quais os motivos que impedem este processo de se tornar prática de fato. Este estudo contribui com o desenvolvimento da conscientização de gestores brasileiros sobre a importância da Gestão do Conhecimento para a tomada de decisão e que resulta numa potencial diferenciação para as empresas. Foi pretendido ainda a compreensão de como os alunos que se formam em Administração de Empresas possuem os conhecimentos e as técnicas necessárias para uma implantação de práticas de Gestão do Conhecimento.The relevant knowledge of business in organizations has acquired importance and a greater degree of participation in decision making, with strategic impact. The work in question aims to better the relationship between the learning of students of the last years of Business Administration course of Institutions of Brazilian Teaching Referential to Customer Knowledge Management (KM) and how this learned is aligned with the critical factors of Success for business. A bibliographic search of the exploratory objective was carried out, with a mix approach (both qualitative and quantitative), through the existing literature on the subject, observing a set of results of several authors referring to the main Critical Success Factors for a Knowledge Management measure. In parallel as a procedure with data collected through a Survey with students from Brazilian educational institutions, as well as managers in key functions of Brazilian companies, an end of which the end, one can perform a descriptive statistical interpretation. As more relevant results, the importance of the topic Knowledge Management is better understood by students of higher education, as well as in companies the managers evaluate the reasons that prevent this process from becoming a real practice. This study contributes to the development of the awareness of Brazilian managers about the importance of Knowledge Management for decision making and results in a scale of differentiation for companies. It was also intended an understanding of how students who graduate in Business Administration with the knowledge and techniques necessary for a deployment of Knowledge Management practices.Gouveia, Luis BorgesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos, Fábio dos2017-07-20T10:16:01Z2017-07-19T00:00:00Z2017-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6077202453146pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:28Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:56.217840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
title Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
spellingShingle Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
Santos, Fábio dos
Gestão do conhecimento
Fatores críticos de sucesso
Desenvolvimento estratégico
Knowledge management
Critical success factors
Strategic development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
title_full Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
title_fullStr Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
title_sort Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro
author Santos, Fábio dos
author_facet Santos, Fábio dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Luis Borges
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fábio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Fatores críticos de sucesso
Desenvolvimento estratégico
Knowledge management
Critical success factors
Strategic development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Gestão do conhecimento
Fatores críticos de sucesso
Desenvolvimento estratégico
Knowledge management
Critical success factors
Strategic development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O conhecimento relevante aos negócios nas organizações tem adquirido crescente importância e um maior grau de participação na tomada de decisão, com impacto estratégico. O trabalho em questão tem por objetivo compreender melhor a relação entre o aprendizado dos alunos dos últimos anos do curso de Administração de Empresas de Instituições de Ensino Brasileiras referente ao assunto Gestão do Conhecimento (GC) e como este aprendizado está alinhado com os fatores críticos de sucesso para as empresas. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de objetivo exploratório, com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), através da literatura existente sobre o tema observando um conjunto de definições de vários autores referentes aos principais Fatores Críticos de Sucesso para uma adequada Gestão do Conhecimento. Em paralelo como procedimento foram coletados dados através de questionário a alunos de instituições de ensino Brasileiras, bem como a gestores em funções-chave de empresas brasileiras, de modo a permitir realizar uma interpretação estatística descritiva. Como resultados mais relevantes, surge a importância do tema Gestão do Conhecimento ser melhor compreendido por alunos do ensino superior, bem como nas empresas os gestores avaliarem quais os motivos que impedem este processo de se tornar prática de fato. Este estudo contribui com o desenvolvimento da conscientização de gestores brasileiros sobre a importância da Gestão do Conhecimento para a tomada de decisão e que resulta numa potencial diferenciação para as empresas. Foi pretendido ainda a compreensão de como os alunos que se formam em Administração de Empresas possuem os conhecimentos e as técnicas necessárias para uma implantação de práticas de Gestão do Conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-20T10:16:01Z
2017-07-19T00:00:00Z
2017-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6077
202453146
url http://hdl.handle.net/10284/6077
identifier_str_mv 202453146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130296601280512