De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Sofia Marçal Antunes
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15076
Resumo: Com a intenção de elaborarmos um estudo comparativo entre museus de arte, elegemos quatro museus em Lisboa: o Museu Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna, o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu do Chiado. Em todos eles realizámos inquéritos e a partir dos seus resultados elaboramos uma base de dados com a finalidade de avaliar o grau de satisfação dos visitantes, de conhecer as suas preferências e identificar as necessidades encontradas no decorrer da sua visita, de modo a propor estratégias para fidelizar públicos. Procurou-se saber quais são as razões que levariam os visitantes a regressar ao museu e contribuir, com o diagnóstico correcto, para a sensibilização dos organismos competentes sobre os problemas reais existentes na estrutura de cada museu. Incluímos dois museus estrangeiros, Haus der Kunst e o Museu Thyssen-Bornernisza para servirem de exemplo e de comparação aos quatro museus escolhidos, devido à sua estrutura funcional e às políticas museológicas implementadas com êxito, direccionadas para os seus visitantes. Têm objectivos específicos quanto à sua vocação, motivação e missão, dentro de um contexto museológico mais vasto e levam a cabo uma política de relação entre os museus e públicos que está, a nosso ver, na base do futuro dos museus. /*** Abstract - We selected four museums in Lisbon for the development of this comparative study between art museums: O Museu Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna, o Museu Nacional de Arte Antiga and o Museu do Chiado. Enquiries were held in all there museums and their results were classified in a data base which reflects the level of satisfaction of the visitors, their preferences and the needs identified throughout the visits, with the view of understanding the behaviour and perception of the visitors and proposing strategies to capture and attract audiences. We also tried to understand the motives and factors, which explain the frequent use of the museums by the visitors, in order to, based on a correct and sustainable diagnoses, alert the entities and authorities responsible for this sector to the problems which exist in each museum. The chosen sample of Portuguesa museums was compared to two foreign museums – Haus der Kunst ant Thyssen-Bomemizsa Museum, which were selected as examples to follow in what concerns their layout and organization and their well- succeeded polities in attracting and satisfying visitors. They have clear missions and objectives, within a wider museological context, which allows them to pursue and accomplish a polity of close relationship between museums and users which, to our understanding, is the bases for the future of museums.
id RCAP_3e86c29d1e04f81a55800fc0aadc5d7e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em LisboaMuseu de arteLisboa (Portugal)Aspectos sociaisMuseologiaCom a intenção de elaborarmos um estudo comparativo entre museus de arte, elegemos quatro museus em Lisboa: o Museu Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna, o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu do Chiado. Em todos eles realizámos inquéritos e a partir dos seus resultados elaboramos uma base de dados com a finalidade de avaliar o grau de satisfação dos visitantes, de conhecer as suas preferências e identificar as necessidades encontradas no decorrer da sua visita, de modo a propor estratégias para fidelizar públicos. Procurou-se saber quais são as razões que levariam os visitantes a regressar ao museu e contribuir, com o diagnóstico correcto, para a sensibilização dos organismos competentes sobre os problemas reais existentes na estrutura de cada museu. Incluímos dois museus estrangeiros, Haus der Kunst e o Museu Thyssen-Bornernisza para servirem de exemplo e de comparação aos quatro museus escolhidos, devido à sua estrutura funcional e às políticas museológicas implementadas com êxito, direccionadas para os seus visitantes. Têm objectivos específicos quanto à sua vocação, motivação e missão, dentro de um contexto museológico mais vasto e levam a cabo uma política de relação entre os museus e públicos que está, a nosso ver, na base do futuro dos museus. /*** Abstract - We selected four museums in Lisbon for the development of this comparative study between art museums: O Museu Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna, o Museu Nacional de Arte Antiga and o Museu do Chiado. Enquiries were held in all there museums and their results were classified in a data base which reflects the level of satisfaction of the visitors, their preferences and the needs identified throughout the visits, with the view of understanding the behaviour and perception of the visitors and proposing strategies to capture and attract audiences. We also tried to understand the motives and factors, which explain the frequent use of the museums by the visitors, in order to, based on a correct and sustainable diagnoses, alert the entities and authorities responsible for this sector to the problems which exist in each museum. The chosen sample of Portuguesa museums was compared to two foreign museums – Haus der Kunst ant Thyssen-Bomemizsa Museum, which were selected as examples to follow in what concerns their layout and organization and their well- succeeded polities in attracting and satisfying visitors. They have clear missions and objectives, within a wider museological context, which allows them to pursue and accomplish a polity of close relationship between museums and users which, to our understanding, is the bases for the future of museums.Universidade de Évora2015-09-01T08:45:53Z2015-09-012003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15076http://hdl.handle.net/10174/15076pordep. c.S.teses@bib.uevora.pt711Cabral, Sofia Marçal Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:54.750074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
title De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
spellingShingle De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
Cabral, Sofia Marçal Antunes
Museu de arte
Lisboa (Portugal)
Aspectos sociais
Museologia
title_short De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
title_full De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
title_fullStr De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
title_full_unstemmed De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
title_sort De visitante a frequentador de museus: estudos de públicos de quatro Museus de Arte em Lisboa
author Cabral, Sofia Marçal Antunes
author_facet Cabral, Sofia Marçal Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Sofia Marçal Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de arte
Lisboa (Portugal)
Aspectos sociais
Museologia
topic Museu de arte
Lisboa (Portugal)
Aspectos sociais
Museologia
description Com a intenção de elaborarmos um estudo comparativo entre museus de arte, elegemos quatro museus em Lisboa: o Museu Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna, o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu do Chiado. Em todos eles realizámos inquéritos e a partir dos seus resultados elaboramos uma base de dados com a finalidade de avaliar o grau de satisfação dos visitantes, de conhecer as suas preferências e identificar as necessidades encontradas no decorrer da sua visita, de modo a propor estratégias para fidelizar públicos. Procurou-se saber quais são as razões que levariam os visitantes a regressar ao museu e contribuir, com o diagnóstico correcto, para a sensibilização dos organismos competentes sobre os problemas reais existentes na estrutura de cada museu. Incluímos dois museus estrangeiros, Haus der Kunst e o Museu Thyssen-Bornernisza para servirem de exemplo e de comparação aos quatro museus escolhidos, devido à sua estrutura funcional e às políticas museológicas implementadas com êxito, direccionadas para os seus visitantes. Têm objectivos específicos quanto à sua vocação, motivação e missão, dentro de um contexto museológico mais vasto e levam a cabo uma política de relação entre os museus e públicos que está, a nosso ver, na base do futuro dos museus. /*** Abstract - We selected four museums in Lisbon for the development of this comparative study between art museums: O Museu Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna, o Museu Nacional de Arte Antiga and o Museu do Chiado. Enquiries were held in all there museums and their results were classified in a data base which reflects the level of satisfaction of the visitors, their preferences and the needs identified throughout the visits, with the view of understanding the behaviour and perception of the visitors and proposing strategies to capture and attract audiences. We also tried to understand the motives and factors, which explain the frequent use of the museums by the visitors, in order to, based on a correct and sustainable diagnoses, alert the entities and authorities responsible for this sector to the problems which exist in each museum. The chosen sample of Portuguesa museums was compared to two foreign museums – Haus der Kunst ant Thyssen-Bomemizsa Museum, which were selected as examples to follow in what concerns their layout and organization and their well- succeeded polities in attracting and satisfying visitors. They have clear missions and objectives, within a wider museological context, which allows them to pursue and accomplish a polity of close relationship between museums and users which, to our understanding, is the bases for the future of museums.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T08:45:53Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15076
http://hdl.handle.net/10174/15076
url http://hdl.handle.net/10174/15076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. c.S.
teses@bib.uevora.pt
711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563091734528