O processo de aquisição/aprendizagem da competência metafórica pelos falantes de Português Língua Não-Materna em Lisboa e Cracóvia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nuno David Borges Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9855
Resumo: O presente estudo foi idealizado e desenvolvido no contexto do ensino de Português Língua Não-Materna (PLNM), no ano letivo 2018/2019, em Cracóvia na Polónia. Uma vez que nos encontrávamos numa posição privilegiada para efetuar uma comparação entre os falantes adultos polacos em Cracóvia e os falantes adultos polacos em Lisboa, fazia todo o sentido aproveitar a oportunidade para orientar o estudo no sentido de desenvolver uma temática que se revelava problemática para os aprendentes, a compreensão de linguagem figurada. Assim, dentro do enquadramento teórico da Aquisição da Linguagem e da Linguística Cognitiva, decidimos estudar o processo de aquisição/aprendizagem da competência metafórica — a capacidade de compreender e produzir expressões metafóricas presentes ubiquamente na linguagem do quotidiano (cf. Danesi, 1993; Batoréo, 2015) — dos referidos falantes. Escolhemos 14 expressões idiomáticas metafóricas baseadas no verbo ‘dar’ e em partes do corpo humano e desenhámos um teste linguístico de compreensão que foi então aplicado a falantes de PLNM em Cracóvia e em Lisboa. Por outro lado, elaborámos uma ficha sociolinguística com o objetivo de descrever o contexto em que os falantes se inserem, bem como, identificar outros potenciais fatores que, para além do meio linguístico e cultural, influenciam a competência metafórica. Os resultados dos testes não revelaram diferenças significativas ao nível da competência metafórica demonstrada pelos falantes dos dois grupos, mas uma análise ao nível do falante individual, utilizando também os dados dos perfis sociolinguísticos, revelou que a quantidade/qualidade do input, a motivação e o afeto pela língua, o tempo de estudo da língua e o tempo de permanência em ambiente de imersão também são fatores importantes.
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spelling O processo de aquisição/aprendizagem da competência metafórica pelos falantes de Português Língua Não-Materna em Lisboa e CracóviaCompetência metafóricaPortuguês língua não maternaAquisição da linguagemAprendizagemLinguística cognitivaLíngua portuguesaLíngua polacaMetaphorical competencePortuguese as a non native languageLinguistic and cultural environmentODS::04:Educação de QualidadeO presente estudo foi idealizado e desenvolvido no contexto do ensino de Português Língua Não-Materna (PLNM), no ano letivo 2018/2019, em Cracóvia na Polónia. Uma vez que nos encontrávamos numa posição privilegiada para efetuar uma comparação entre os falantes adultos polacos em Cracóvia e os falantes adultos polacos em Lisboa, fazia todo o sentido aproveitar a oportunidade para orientar o estudo no sentido de desenvolver uma temática que se revelava problemática para os aprendentes, a compreensão de linguagem figurada. Assim, dentro do enquadramento teórico da Aquisição da Linguagem e da Linguística Cognitiva, decidimos estudar o processo de aquisição/aprendizagem da competência metafórica — a capacidade de compreender e produzir expressões metafóricas presentes ubiquamente na linguagem do quotidiano (cf. Danesi, 1993; Batoréo, 2015) — dos referidos falantes. Escolhemos 14 expressões idiomáticas metafóricas baseadas no verbo ‘dar’ e em partes do corpo humano e desenhámos um teste linguístico de compreensão que foi então aplicado a falantes de PLNM em Cracóvia e em Lisboa. Por outro lado, elaborámos uma ficha sociolinguística com o objetivo de descrever o contexto em que os falantes se inserem, bem como, identificar outros potenciais fatores que, para além do meio linguístico e cultural, influenciam a competência metafórica. Os resultados dos testes não revelaram diferenças significativas ao nível da competência metafórica demonstrada pelos falantes dos dois grupos, mas uma análise ao nível do falante individual, utilizando também os dados dos perfis sociolinguísticos, revelou que a quantidade/qualidade do input, a motivação e o afeto pela língua, o tempo de estudo da língua e o tempo de permanência em ambiente de imersão também são fatores importantes.The present study was idealized and developed in the context of Portuguese as a Non- Native Language teaching during the school year of 2018/2019 in Krakow, Poland. During this period, we found ourselves in a privileged position to stage a comparison between adult Polish speakers in Krakow and adult Polish speakers in Lisbon. We seized the opportunity and oriented the study in the direction of a theme that revealed itself problematic for the learners, understanding figurative language. Therefore, within the theoretical background of Second Language Acquisition and Cognitive Linguistics we decided to study the process of acquisition/learning of the metaphorical competence — the hability of understanding and producing metaphorical expressions ubiquitously present in everyday life (cf. Danesi, 1993; Batoréo, 2015) — of the mentioned speakers. We chose 14 metaphorical idiomatic expressions based on the verb ‘dar’ and in parts of the human body and we designed a linguistic comprehension test that was solved by speakers both in Krakow and in Lisbon. In addition, we elaborated an inquiry with the purpose of describing the social and linguistic context in which the speakers were living but also to identify other potential factors, apart from the linguistic and cultural milieu, that have influence over the metaphorical competence. The groups’ test results did not reveal any significant differences between the level of metaphorical competence displayed by the speakers in Krakow and the speakers in Lisbon, but an analysis performed on the individual speaker level, supported also by the information obtained in the social inquiries, revealed that the quantity/quality of input, the motivation and affection felt towards the language, the years of study dedicated and the time spent in an environment of linguistic and cultural immersion may also play an important role.Batoréo, HannaRepositório AbertoPereira, Nuno David Borges Nunes2020-07-15T12:51:54Z2020-06-032020-07-152020-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9855TID:202501620porPereira, Nuno David Borges Nunes - O processo de aquisição/aprendizagem da competência metafórica pelos falantes de Português Língua Não-Materna em Lisboa e Cracóvia [Em linha]. 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